Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Thermas de Epitácio – realidade turística desde 1988


Nelson Roberto
Presidente Epitácio sempre foi conhecida como a jóia ribeirinha do rio Paraná e sempre atraiu visitantes pelas opções de entretenimento que esse grande rio proporciona como parques à sua margem, natureza, passeios à barco e também pela pesca. É um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Epitácio, em 20 de julho de 1990, pela Lei nº 6.956, é elevada à condição de Estância Turística. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais. Possui o 3º maior Carnaval do Estado de São Paulo, com desfile de escolas de sambas e carros alegóricos, tendo em dias variados blocos carnavalescos, o evento é realizado no Sambódromo Fluvial de Presidente Epitácio. A festa traz a cidade aproximadamente 50.000 turistas, tal como seu outro evento marcante, Réveillon e EpiFolia , com a tradicional queima de fogos na virada do ano, e carnaval fora de época, a media de turistas e habitantes da cidade chega em torno de 93.000 pessoas.
Tudo isso teve inicio nos anos 80 quando Roberto Bergamo era prefeito de Presidente Epitácio e deu importância total ao turismo fomentando o carnaval de rua, criando o Festival Nacional de Pesca, dando ênfase ao Desfile de Nossa Senhora dos Navegantes e outros eventos turísticos. Isso sem esquecer-se do roteiro turístico natural que o município oferece como Igreja de São Estevan (Colonia Arpad), Ponte Mauricio Joppert da Silva (à época a 2ª maior do Brasil), Cais do Porto (também o 2º maior do Brasil, na época), Lagoa São Paulo e outros.
Agora um dos maiores pontos turísticos e que ajudaram o município a elevação à Estância Turística foi, sem duvida, a construção e criação do Thermas de Epitácio.
A reportagem (Nelson Roberto) procurou o ex-prefeito Roberto Bergamo que contou em detalhes a história do Thermas. Quando ainda era prefeito Roberto foi até o Rio de Janeiro (Petrobras) onde ficou conhecendo todos os detalhes do poço perfurado em Epitácio e chegou aos seguintes detalhes: o poço foi abandonado em 02/11/1957 com 2.950 por problemas em equipamentos. Teve reinicio em 11/06/1958 e depois novamente abandonado definitivamente em 21/03/59 com 3.953 metros de profundidade. Segundo a Petrobrás havia uma broca quebrada no meio do caminho e uma camada de concreto entre 1.352 e 1.635 metros.
“Conseguimos a autorização da Petrobras para usá-lo e fomos procurar o Edson Jacomossi em Paraguassu Paulista onde tinha outro thermas”, disse Bergamo.
Em 1988 a Prefeitura fez então um convenio com o Thermas de Epitácio, devido ao capital de risco que teria que ser gasto e não poderia ser pela Prefeitura e o Jacomossi assumiu o risco e reiniciou a perfuração do poço onde havia entre os metros 1.623 a 1.947 uma lama e água. “Quando saiu o primeiro filete de água (grossura de um dedo) houve uma grande expectativa que foi acompanhada pela TV Globo (repórter Eli Frank) e com grande emoção a água quente jorrou forte a 71º centigrados.
Aí foi montado todo um processo para elevação a Estância Turística que na época foi rejeitada e no Governo do Antonio Quirino da Costa em 20 de julho de 1990, pela Lei nº 6.956, é elevada à condição de Estância Turística de Presidente Epitácio, ainda com o mesmo processo elaborado no governo Bergamo.
Roberto finalizou a entrevista dizendo que foi enfático em discordar do Grupo Jacomissi em vender títulos sem manutenção mensal o que fatalmente iria contribuir com a derrocada do clube que hoje está fechado. (NR)

BOMBEIRO DO MÊS


Por ter, no dia 18 de junho, por volta das vinte e uma horas e treze minutos, junto a guarnição de resgate da UR-14203 ter demonstrado profissionalismo, dedicação e empenho no atendimento da ocorrência de acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta na estrada que liga Presidente Epitácio a cidade de Caiuá, onde a vitima encontrava-se a mais ou menos duas horas sem atendimento, e provavelmente apresentava fratura de coluna vertebral pois não movimentava os membros inferiores, o Sd Pm Bonifácio rapidamente agilizou o processo para a imobilização da vitima que foi socorrida imediatamente ao PS Santa Casa onde foi deixado aos cuidados do médico plantonista Miguel, CRM 134616.
O Sd Pm Bonifácio é profissional que está constantemente na busca de informações e atualizações profissionais o que o caracteriza como amplamente conhecedor e divulgador de conhecimentos ligados a nossa fundamental função de socorro e auxilio as vitimas, sempre pronto e disposto a desempenhar suas funções com simpatia e companheirismo.
02 de Julho - Dia do Bombeiro Brasileiro
Dedicação. Esta é a palavra mais apropriada para definir a profissão “bombeiro”. Eles que são treinados para salvar vidas, considerados por muitos como verdadeiros “anjos-da-guarda”, hoje o dia é totalmente dedicado a eles, é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro.
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II, assinava o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, era o badalar dos sinos, que alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas, provando que realmente a União faz a Força.
Para oficializar a importância do bombeiro, pelo Decreto Federal n° 35.309, de 2 de Abril de 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear a esses profissionais. Nada mais justo que eles tenham um dia comemorativo à profissão que escolheram, sendo que estão inteiramente engajados no desejo de servir bem à comunidade.
O que faz o bombeiro? - Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes, palestras em escolas, entre outros. Também fornecem treinamento para formação de brigada de incêndio, cursos internos, externos e palestras. São essenciais nas praias; como guarda-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. E ainda, realizam busca e salvamento em matas e florestas. Auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais! Uma profissão de muitas atribuições. Cotidianamente, os bombeiros arriscam suas vidas pela proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio.

Secretária de saúde envia médico ao Centro Social

150 crianças incluídas nos projetos sociais do Centro Social São Pedro – CSSP -, foram examinadas, dia 28, pelo médico Ricardo Alves Marcelino, a pedido da secretária municipal de Saúde, Fabiana Guimaro Paulo. O município atendeu solicitação (ofício 056/2013), do presidente do Centro Social São Pedro, Orlando Fontolan Júnior, justificando a necessidade dos procedimentos, tendo em vista que aquelas crianças estariam incluídas no Programa Atleta do Futuro – PAF -, do Serviço Social da Industria – Sesi -, de Presidente Epitácio. A exigência para que as crianças participem do PAF, no que diz respeito os exames médicos, são avaliações clínicas, dermatológicas, cardíacas e de visuais, no que foram atendidas.

Prefeitura contrata médica para o Campinal

Visando atender a demanda da população do Campinal, o prefeito Sidnei Junqueira - Picucha (PSB), através da Secretaria de Saúde (SMS), contratou a médica Vanessa Menezes Mota, para preencher o quadro clínico da Unidade de Saúde do distrito. Nas quartas-feiras, pela manhã, a médica atenderá no Postinho da Agrovila V. Além do atendimento ambulatorial, ela realizará visitas domiciliares, atividades coletivas e individuais na prevenção de doenças, enfermidades e patologias em geral.
A unidade estava há quase dois meses sem médico de referência. A Administração Municipal não mediu esforços para a contratação de um novo profissional, muitos foram os médicos entrevistados, mas desistiam da vaga, quando informados que seria para o Campinal e área rural. Nota-se que Epitácio vivencia uma realidade nacional, na qual pequenos municípios enfrentam a dificuldade de contratação e fixação de médicos.
Nesses quase dois meses, a unidade recebeu apoio do medico Antonio Rogério Pichioni, para o atendimento dos pacientes, principalmente os casos mais emergentes. Para que os moradores do Campinal não ficassem desassistidos, sem médico, a Secretaria Municipal de Saúde, remanejou o médico. A nova médica do Campinal começou atender na ultima segunda-feira (24-06), já trabalhou em outras unidades de Saúde e plantão hospitalar, experiência que agregará muito na qualidade do atendimento.

Secretária da Agricultura confirma ao deputado Ed Thomas visita à região e atende pedidos de Prudente



Durante audiência na tarde desta terça-feira, 2/7, em São Paulo, com a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, o Deputado Estadual Ed Thomas (PSB) ao lado do secretário municipal do Desenvolvimento (SEDEPP), Aristeu Penalva, confirmou a presença da titular da pasta nesta quarta e quinta-feira (3 e 4 de julho) na região de Presidente Prudente para entrega de 44,11 quilômetros de estradas rurais recuperadas pelo programa Melhor Caminho, da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). Para esta quarta pela manhã estão previstas inaugurações das obras nas cidades de Alfredo Marcondes (6,46 km), Anhumas (6,90 km) e Narandiba (15,75 km). Já na quinta-feira será a vez do município de Mirante do Paranapanema receber 15 km de estradas rurais. “Queremos agradecer mais uma vez a secretária Mônika, por atender pedidos dos prefeitos destas cidades, através do Melhor Caminho, que além de atender a necessidade dos produtores para o escoamento da produção agrícola, a recuperação dos trechos facilitará o acesso de veículos de passeio e transporte escolar, melhorando a qualidade de vida de moradores de bairros rurais e assentamentos”, destacou o parlamentar, que acompanhou o secretário municipal Penalva na entrega de ofícios com pedidos de melhorias para diversas estradas rurais de Prudente, entre elas, dos bairros Timburi, Geraldim, Toshio, Km 14, Bambusinho, antiga estrada de Montalvão e além da Santa Tereza, em Caiabú e reiterado pedido para a estrada do bairro 1º de Maio. Todas estas reivindicações para a área rural de Prudente, oficializadas pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, através do titular da SEDEPP.

Foto – Secretária Mônika, deputado Ed Thomas e secretário Penalva

Tedesco quer imóveis do CDHU somente para mutuários de baixa renda



Quando da audiência pública promovida na Câmara Municipal para debater a questão dos programas de habitação popular no município, a diretora de habitação Viviane Costa informou que o programa do CDHU a ser implantado na cidade é aberto a qualquer pessoa com renda de até 10 salários mínimos, o que causou estranheza aos vereadores, que desconheciam o fato, e causou indignação nas pessoas presentes à sessão, já que no município pessoas que recebem 10 salários mínimos podem ser consideradas elite e não precisam, no entendimento de muitos, de financiamento por parte do CDHU.
Por entender dessa maneira, o vereador Alemão Tedesco requereu que se oficiasse o CDHU para, primeiro, confirmar se essa informação é verdadeira, ou seja, se pessoas que ganham 10 salários mínimos podem, atualmente, se inscrever em qualquer programa de habitação popular promovido pelo CDHU e, caso a resposta seja positiva, então Tedesco requer alteração da regra para que no programa de habitação que virá a ser implantado no município, o limite da renda familiar seja de, no máximo, até 3 ou 5 salários mínimos, o que seria uma adaptação das regras à realidade local, permitindo maior chance de acesso a uma moradia àquelas pessoas efetivamente menos favorecidas.





Projeto de lei pretende reduzir valor de multa do ISS
Projeto de lei de autoria do vereador Alemão Tedesco que dispõe sobre a redução de multa do ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza) foi apresentado e deliberado na sessão de ordinária do último dia 28.
No projeto Tedesco propõe alterar a Lei Municipal n° 1886/2003 para reduzir a multa pelo atraso no pagamento do ISSQN, de 20% para 2% ou no máximo 5%. Segundo o vereador, a multa de 20% em razão do atraso de tributos afronta o princípio da razoabilidade e contribui para inadimplência do contribuinte, afetando a arrecadação municipal, pois quem está com dificuldade para recolher o principal, evidentemente que não terá condições de fazê-lo acrescido de uma multa tão elevada.
“Não se trata de beneficiar aquele que não cumpre suas obrigações, até porque a multa continuará existindo mas, se aprovado o projeto, a multa ficará num patamar que não torne o imposto um verdadeiro confisco”, finaliza Tedesco.

“Usina Decasa se especializou em dar calote e humilhar trabalhadores”, afirma sindicalista


O pior dos cenários para os quase 1,2 mil ex-trabalhadores da destilaria Decasa Açúcar e Álcool S/A, instalada em Marabá Paulista, na região do Pontal do Paranapanema, se tornou realidade em mais um lamentável episódio. Agendado previamente para o domingo passado, o pagamento da 1ª parcela do acordo com os trabalhadores que aderiram ao programa de demissão voluntária, firmado em janeiro deste ano, acabou não sendo efetuado.

Conforme adiantaram na semana passada os representantes da Decasa em reunião com sindicalistas, não há dinheiro em caixa e a parcela que seria paga no dia 30 de junho foi prorrogada para o dia 25 desse mês. O anuncio levou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Venceslau e Marabá Paulista (STR-PVMP) a convocar na tarde de sábado, 29, uma assembleia em sua sede para discutir o assunto e traçar estratégias de atuação frente ao novo impasse.

No encontro, coordenado pelo sindicalista e presidente do STR-PVMP, Rubens Germano, foram atualizadas informações e explicado em detalhes os procedimentos jurídicos que podem ser adotados com vistas a receber os direitos trabalhistas. “Muitos deles [trabalhadores] demonstram grande insatisfação e revolta com mais esse ato da direção da Decasa. Todos aqui já são ‘gatos escaldados’ pela usina. Temem mais uma vez ficarem sem o dinheiro prometido, como ocorreu há poucos meses”, explica Germano, que afirma: “A usina Decasa se especializou em dar calote e humilhar os trabalhadores”.

Conforme o sindicalista, quando a destilaria apresentou em janeiro a proposta de acordo demissionário para os funcionários (leia detalhes abaixo), o STR-PVMP se posicionou contrário. “Apesar de outros sindicatos ligados aos trabalhadores da usina nos setores de transporte e parque industrial concordarem com aquilo que foi oferecido, nós do setor de corte de cana sempre nos posicionamos contrários, propondo desde o princípio ações de rescisão indireta. Alertamos os interessados em aderirem ao acordo do patrão para o que poderia vir a ocorrer, no entanto, respeitamos o direito de cada um em aceita-lo ou não”, relata Germano. “No desespero de momento, por estarem sem trabalho e necessitando buscar nova ocupação, muitos aderiram a proposta da Decasa. Infelizmente, o que temíamos e, de certa forma, prevíamos, está acontecendo agora”, completa.

Em pouco mais de uma hora de assembleia, Germano esclareceu duvidas e ouviu os ex-funcionários da usina. “Tivemos uma conversa bastante franca e direta. Fizemos uma análise da atual conjuntura. A maioria dos presentes ainda acredita que a usina possa rever seu posicionamento e depositar o montante devido a qualquer momento. Por isso, o Sindicato acata a decisão dos trabalhadores e aguarda os desdobramentos do caso”, explica Germano.

O adiamento no pagamento da parcela, segundo o sindicalista, pode vir acompanhado de nova frustração, uma vez que a empresa já sinalizou que está sem dinheiro e que depende de acordo comercial com outra indústria do ramo, que está adquirindo sua produção de campo, para então quitar suas dívidas. “Se a Decasa não conseguir o dinheiro que pretende, automaticamente os pagamentos das parcelas, tanto do dia 25, quanto do dia 30 de julho, estarão comprometidos”, antecipa o líder sindical.

O STR-PVMP está à disposição dos trabalhadores que assinaram o acordo com a usina e daqueles que ainda mantem contrato de trabalho com a destilaria para suprir qualquer dúvida. O Sindicato está localizado nos altos da Avenida Jorge Tibiriça, 1266, em Presidente Venceslau.

Entenda o caso

Na primeira semana de dezembro de 2012, os trabalhadores dos setores de corte de cana, transporte e do parque industrial foram surpreendidos com uma licença imposta pela indústria. Desde então, não receberam o salário de dezembro, o 13º salário referente ao ano base de 2012, as cestas básicas referentes a dezembro e janeiro, bem como o adiantamento salarial (popularmente conhecido por “vale”) pago no decorrer do mês de janeiro. Mesmo com os esforços do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Venceslau e Marabá Paulista, a indústria não saldou com seus compromissos, deixando seu quadro de trabalhadores passando necessidades de toda ordem.

Após rodadas de negociações envolvendo sindicalistas e representantes da usina na busca de solução para o caso, a Decasa apresentou uma proposta de demissão voluntária aos trabalhadores, os quais receberiam os direitos trabalhistas, inclusive FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em atraso, FGTS da rescisão, FGTS da multa de 40%, aviso prévio indenizado e cestas básicas, desde que efetuada a formalização da rescisão com a emissão dos documentos legais em 20 de janeiro de 2013. Além disso, a Decasa garantia não descontar o período não trabalhado entre 03 de dezembro de 2012 e 20 de janeiro de 2013, sendo tal considerado como “licença remunerada”.

Aos que aderiram a proposta, a usina confessava em documento de que é devedora dos valores referentes aos direitos trabalhistas e estabelecia um calendário bastante peculiar para o pagamento dos valores reconhecidos como devidos: duas parcelas anuais, sendo cada uma, subdividida em seis mensais, ou seja, as primeiras seis parcelas seriam efetuadas nos dias 30/06/2013, 30/07/2013, 30/08/2013, 30/09/2013, 30/10/2013 e 30/11/2013 e as seis parcelas restantes agendadas para os dias 30/06/2014, 30/07/2014, 30/08/2014, 30/09/2014, 30/10/2014 e 30/11/2014.

Desemprego e fome

A paralisação das atividades da usina e a demissão em massa de seus funcionários nas primeiras semanas do ano provocou impacto imediato na economia do pequeno município de Marabá Paulista. Situação semelhante, resguardada suas proporções, também foram verificadas em cidades vizinhas como Presidente Venceslau, Caiuá, Piquerobi e Mirante do Paranapanema.

A vida de cada um dos trabalhadores e de suas famílias foi severamente afetada. O grande volume de mão de obra acabou não sendo absorvido em sua totalidade por outras destilarias da região. Trabalhadores enfrentaram dificuldades para honrarem com seus compromissos no que tange a despesas domésticas com pagamentos de aluguel, energia elétrica, água, farmácia e mercado. Muitos passaram fome, sendo socorridos por parentes, amigos ou pelo serviço social de seus municípios.

Passados seis meses, centenas de trabalhadores ainda tentam encontrar um rumo profissional na tentativa de voltarem a ocupar vagas fixas no mercado de trabalho.



Vereador Marlan quer saber o que a CART fará no trecho de Epitácio


O vereador Marlan de Melo do PDT está solicitando ao senhor RICARDO SCHITTINI, diretor da Concessionária Auto Raposo Tavares para que o mesmo envie para a Câmara Municipal de Presidente Epitácio, cópia do contrato de concessão da Rodovia Raposo Tavares, onde contenha as obrigações assumidas pela CART para realização de obras no trecho do município da Estância Turística de Presidente Epitácio.
De acordo com o vereador esse pedido: “Visa o presente requerimento dar conhecimento aos vereadores da atual legislatura, sobre as clausulas do contrato firmado entre a CART e o Estado, em especial para obterem informações sobre quais as obrigações assumidas, prazos dessas obrigações, enfim tudo o que o contrato tiver em seu bojo”. “Tal informação é de extrema importância, eis que a população de nossa cidade sempre vem questionando os edis sobre as obras compensatórias que vão ser feitas pela concessionária”, diz ele.

Picucha é 2º secretário do CISOP.

Em reunião ocorrida dia 24, em Regente Feijó, o prefeito Sidnei Caio S. Junqueira, “Picucha” (PSB), foi escolhido para ocupar o cargo de 2º secretário do Cisop - Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste Paulista. No encontro, organizado pelo presidente da Unipontal e prefeito de Regente Feijó, Marco Rocha, o prefeito epitaciano estava acompanhado pela secretária municipal de Saúde, Fabiana Guimaro Paulo. O encontro teve como objetivo discutir a criação do Consórcio Intermunicipal Regional de Saúde, visando equaciona problemas da Saúde, reduzir a burocracia, melhorar a aplicação dos recursos e aprimorar procedimentos exigidos pela população.
Consórcios Públicos são instrumentos que contribuem para ampliação da qualidade da gestão de serviços públicos em suas áreas de atuação e fortalecimento da gestão pública municipal e da gestão de políticas públicas na escala regional. De caráter voluntário, eles são constituídos através de parcerias entre dois ou mais municípios sempre com objetivos definidos.
Estavam presentes prefeitos dos 45 municípios que compõem a Diretoria Regional de Saúde - DRS-11 -, que tem sede em Presidente Prudente e integra 33 municípios da Unipontal – União dosMunicípios do Pontal do Paranapanema e 12 da Amnap - Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista.
Diretoria do Cisop
Presidente: José Antonio Pedretti, prefeito de Dracena
1º Vice: Dra. Sandra Kasai, prefeita de Rosana.
2º Vice: Hélio Furini, prefeito de Junqueirópolis.
1º Secretário: Jorge Duran, prefeito de Presidente Venceslau
2º Secretário: Sidnei Caio S. Junqueira “Picucha”, prefeito de Presidente Epitácio.
1º Tesoureiro: Enio Magro, prefeito de Narandiba.
2º Tesoureiro: Cesar Herling., prefeito de Teodoro Sampaio.
Foram eleitos conselheiros, cinco prefeitos da região. São eles: Osvaldo Benetti, de Tupi Paulista; Alaor Bernal, de Santo Anastácio; Camila Teodoro Nicácio de Lima, de Euclides da Cunha; Orlando Padovan, de Pirapozinho; e Celso Pirani, de Alfredo Marcondes.

Acessa SP e Sebrae-SP beneficiam paulistas com cursos de empreendedorismo a distância

Finanças, Marketing e Administração são algumas das áreas de conhecimento abordadas nos cursos gratuitos e disponíveis para pessoas físicas e jurídicas
O Acessa SP e o Sebrae-SP assinaram Termo de Cooperação Técnica em Empreendedorismo. Pelo acordo, celebrado com a Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo – responsável pelo programa Acessa SP – serão capacitados, nos 704 pontos de atendimento do programa distribuídos pelo Estado, cerca de 2,6 milhões de usuários do sistema Acessa SP com conteúdos específicos de empreendedorismo.
Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP, destaca que a parceria é um importante passo para a inserção da população no empreendedorismo e, por extensão, na formalidade. “Os cursos ajudarão tanto as pessoas que têm interesse em empreender como aquelas que já são donas do próprio negócio, mas querem melhorar a gestão da sua empresa. Ao não se profissionalizar, o empresário perde espaço no mercado. Hoje temos muitas empresas disputando a mesma clientela e é preciso ter um diferencial e saber oferecer as melhores opções.”
Serão oferecidos 41 cursos a distância, sendo 30 para pessoa jurídica e 11 para pessoa física, envolvendo diversas áreas de conhecimento, como finanças, marketing, administração e inovação, entre outros. O conteúdo estará disponível nos sites do Sebrae-SP e do Acessa SP. Também serão ofertadas mais de 100 cartilhas ensinando como montar um negócio.
O secretário de gestão Pública, Davi Zaia, explicou durante o evento que a assinatura do Termo de Cooperação engloba o processo de ampliação do Acessa SP. “Queremos oferecer um conjunto de serviços à população. Para isso, estamos fazendo importantes parcerias, como essa realizada com o Sebrae-SP.”
A importância da parceria firmada também foi destacada pelo gerente do programa Acessa SP, Emilio Bizon Neto. Ele ressaltou que “a troca de informações entre Acessa SP e Sebrae-SP objetiva fortalecer a qualificação dos monitores e levar conhecimentos para futuros microempreendedores individuais e donos de microemprempresas.”
O Programa Acessa SP contabiliza 704 postos distribuídos em 565 municípios paulistas. São cerca de 1,1 mil monitores treinados e capacitados para orientar a população acerca dos diversos serviços oferecidos.
Treinamento - Além dos cursos a distância e de todo o material de apoio sobre empreendedorismo, o Sebrae-SP ainda atuará nas capacitações dos monitores do Acessa SP, facilitando o uso dos novos recursos. “Vamos treiná-los para que auxiliem as pessoas que buscam informações e dicas sobre abertura de empresa, formalização e cursos de capacitação a distância”, afirmou Bruno Caetano.

Atendente da Sabesp descobre paradeiro de família de cliente


Solidariedade. Este é o sentimento que levou Simone Viana Avelar de Souza, funcionária da Agência de Atendimento da Sabesp em Presidente Prudente, a tentar descobrir o paradeiro da família de uma cliente, Maria das Graças Rodrigues, sem contato com os parentes há 41 anos.
Tudo começou na agência de atendimento, durante o cadastramento na tarifa social da Sabesp, quando a cliente Maria das Graças comentou com a funcionária Simone sobre seu sonho de reencontrar a família, da qual não tinha notícias desde que saiu de Minas Gerais, em 1972, em busca de uma vida melhor. Além de não ter conseguido atingir seus objetivos, Maria das Graças sofreu com o abandono e com a violência de São Paulo, e não teve como voltar à terra natal.
“Maria tinha 16 anos na época, queria ajudar a família, mas as coisas não deram certo. Passou por muitas dificuldades e não tinha como voltar para casa. Nesse tempo, a família se mudou e ela perdeu o contato”, diz a atendente da Sabesp.
Simone conta que se sensibilizou com a história de vida difícil de Maria das Graças e, por meio da internet e listas telefônicas, se empenhou para achar os seus familiares.
E conseguiu. Três dias após a conversa na Sabesp, ela entrou em contato com a cliente, avisando que havia encontrado seus parentes em Almenara, cidade no interior de Minas Gerais: “Foi muito emocionante. A irmã de Maria, que atendeu ao meu telefonema, achava que ela tivesse morrido, pois foram 41 anos sem notícias. Além disso, a mãe delas recebeu a notícia do paradeiro da filha na semana do seu aniversário de 80 anos”.
Mais ajuda - A partir da divulgação da história na Sabesp, funcionários se mobilizaram em uma campanha para levantar recursos para a viagem da cliente até a cidade em que a família reside, no norte de Minas Gerais.



Legenda: Simone de Souza (na foto, de vestido colorido) com a cliente Maria das Graças

Epitacianos fazem reivindicações na Câmara Municipal

+Epitacianos+fazem+reivindica%C3%A7%C3%B5es+na+C%C3%A2mara+Municipal5.JPG" imageanchor="1" style="clear: left; float: left; margin-bottom: 1em; margin-right: 1em;">
Manifestantes epitacianos estiveram na Câmara Municipal de Presidente Epitácio, graças a uma abertura do presidente desta Casa de Lei, Acir Murad e tiveram oportunidade de cobrar e apresentar uma série de reivindicações, cobranças e até alguns protestos contra a chamada “classe política e administradores públicos a nível federal, estadual e Municipal”.
O movimento intitulado “Vem para a rua, reage Epitácio” formado por cerca de 150 pessoas na sua maioria jovens empunhava cartazes e faixas protestando contra algumas situações que eles consideram irregulares e injustas.
Vários fizeram uso da palavra e foram ouvidos atentamente pelos vereadores presentes e ao final eles apresentaram um documento contendo as principais reivindicações da população epitaciana.
Diz o documento: “A comunidade que vocês representam está cansada, desacreditada daqueles que foram eleitos para decidir os rumos da Estância Turística de Epitácio. Nossa carta de direitos, a Constituição Federal em seu artigo 1º, parágrafo único nos ensina: “ Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos direta ou indiretamente, nos termos desta constituição... Hoje nós povo epitaciano, tomamos as ruas, para reivindicar este direito, e cobrar do Prefeito, Vereadores e demais representantes da Administração Pública Direta e Indireta as respostas para as seguintes questões:
1 - O que há com a nossa Santa Casa? Por que tanto descaso? Onde estão os nossos médicos?
2 - Onde está a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que nos foi prometida?
3 - O que houve com nossos Conselhos Municipais?
4 - Cadê a atuação da Nossa Secretaria Municipal de Turismo?
5 - Para onde se destina a verba que recebemos por sermos uma Estância Turística?
6 - Quem fomenta nosso comércio?
7 - Quem auxilia nossos artistas?
8 - Para onde foram as empresas que nos foram prometidas em campanhas?
9 - Queremos prestações de contas! Queremos fiscalização! Atuação e éticas! E acima de tudo: respeito e Transparência. Caso contrário o poder retornará a quem legitimamente pertence, ou seja, ao povo.
10 - Esta comunidade que hoje se ergue contra seus opressores é apartidária, pacífica e consciente. Demanda apenas os preceitos fundamentais da cidadania, o básico que um país que é a 6ª economia do mundo deve oferecer. Exerceremos nosso direito de iniciativa popular e referendo diante das questões que queremos e não forem atendidas, e se mesmo assim nosso clamor não for atendido, reclamaremos por um plebiscito e a justa reforma política. (a) População Epitaciana.

Hevair pede agente de saúde para o ESF da Vila Bordon


O vereador Hevair Luiz Rodrigues da Silva do PSB está solicitando ao Prefeito Picucha a designação de um agente comunitário de saúde para o ESF da Vila Bordon, com o objetivo de atender melhor os moradores do Jardim Renascer. Outra reivindicação do vereador do PSB é para que seja designado também um técnico de enfermagem para o ESF da Vila Bordon.
De acordo com o vereador a designação destes técnicos é necessária e urgente, considerando a insuficiência de profissionais lotados naquela unidade de saúde, que são responsáveis diretos pela diminuição de casos como mortalidade infantil e doenças que atingem principalmente as crianças, bem como o controle da hipertensão arterial e diabetes em idosos, o que não vem sendo feito por falta de profissionais habilitados para isto.
Outra reivindicação feita pelo vereador Hevair é que a Prefeitura faça a remoção de galhadas e folhagens que se encontram depositadas na área entre o Jardim Renascer e o Jardim das Paineiras.
Juntamente com o vereador Marcírio Agustinho Vera Rolim o vereador Hevair Luiz Rodrigues da Silva pede também a implantação de um ponto de ônibus coberto no Jardim dos Pioneiros, o que é uma reivindicação dos moradores daquele bairro.

Juninho do Rap pede mais ambulância para a Saúde


O Vereador Luiz Tiago da Silva Júnior o Juninho do Rap (PMDB) está solicitando da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) para que a mesma destine uma verba no sentido de que seja adquirida uma ambulância para a Saúde Municipal. Juninho argumenta que um dos grandes problemas da saúde municipal é a falta de ambulâncias para transportar doentes que necessitam de tratamento mais especializado em outros centros médicos da região.
O vereador pede também ao Prefeito Picucha, para que faça a destinação de 5% das casas populares a serem construídas no município, para portadores de deficiência. Outra reivindicação de Juninho do Rap é para que o Prefeito Picucha transforme a diretoria de Cultura em Secretaria Municipal, argumentando que com recursos e uma secretaria independente da do Turismo, a Cultura poderá desenvolver um trabalho mais amplo e atender entidades culturais como banda marcial, escola de música, assim como incentivar mais eventos culturais em nosso município através de convênios, acordos, ajustes, com entidades privadas sem fins lucrativos.

Mael quer implantação de bicicletários em ruas paralelas à avenida


O vereador Josimael Barbosa Interaminense do PSDC está solicitando do Prefeito Picucha, para que em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio - Acipe, faça a instalação de bicicletários em ruas paralelas à avenida Presidente Vargas.
Diz o vereador: Tendo o município a obrigação de desenvolver política pública voltada ao uso do transporte individual e não poluente e principalmente a ampliação do sistema cicloviário, integrando-os aos demais modais de transporte é necessária a implantação de novos estacionamentos de bicicletas, disciplinando a ocupação de logradouros públicos, sem causar prejuízo ao trânsito de pedestres e veículos.
O vereador Mael solicita também ao Superintendente Regional da Vivo S/A a instalação de um telefone público no centro da cidade, adaptado para portadores de deficiência auditiva, com teclado alfanumérico adaptado para comunicação.

Secretaria de Obras adquire equipamentos

Com objetivo de melhorar a manutenção e a construção de pavimento asfáltico do município, a Prefeitura, pela Secretária Municipal de Obras, adquiriu equipamentos novos que atendem aquelas necessidades.
Segundo o secretário da Pasta, Isael Cruz Castro, foram adquiridos dois compactadores de solo, uma máquina cortadora de piso e uma placa vibratória. Castro diz que o investimento na aquisição dos equipamentos são importantes para uma boa qualidade nos serviços de pavimentação realizados pela secretaria de obras.

Rubinho pede Ginástica Laboral para funcionários municipais


O vereador Rubens Cestari Campos do PP está solicitando ao Prefeito Picucha no sentido de que o chefe do Executivo determine a implantação do exercício diário de Ginástica Laboral aos funcionários públicos municipais.
Diz o vereador que atualmente muito se fala em atividades físicas e mentias para a boa produção no trabalho e a implantação da Ginástica laboral por cerca de 15 minutos antes de cada expediente iria motivar a disposição dos funcionários o que sem dúvida poderá melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, consequentemente contribuindo para um melhor rendimento do serviço público municipal e principalmente para a saúde do trabalhador.

Rubinho pede Ginástica Laboral para funcionários municipais


O vereador Rubens Cestari Campos do PP está solicitando ao Prefeito Picucha no sentido de que o chefe do Executivo determine a implantação do exercício diário de Ginástica Laboral aos funcionários públicos municipais.
Diz o vereador que atualmente muito se fala em atividades físicas e mentias para a boa produção no trabalho e a implantação da Ginástica laboral por cerca de 15 minutos antes de cada expediente iria motivar a disposição dos funcionários o que sem dúvida poderá melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, consequentemente contribuindo para um melhor rendimento do serviço público municipal e principalmente para a saúde do trabalhador.

Rubinho pede Ginástica Laboral para funcionários municipais


O vereador Rubens Cestari Campos do PP está solicitando ao Prefeito Picucha no sentido de que o chefe do Executivo determine a implantação do exercício diário de Ginástica Laboral aos funcionários públicos municipais.
Diz o vereador que atualmente muito se fala em atividades físicas e mentias para a boa produção no trabalho e a implantação da Ginástica laboral por cerca de 15 minutos antes de cada expediente iria motivar a disposição dos funcionários o que sem dúvida poderá melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, consequentemente contribuindo para um melhor rendimento do serviço público municipal e principalmente para a saúde do trabalhador.

Rubinho pede Ginástica Laboral para funcionários municipais


O vereador Rubens Cestari Campos do PP está solicitando ao Prefeito Picucha no sentido de que o chefe do Executivo determine a implantação do exercício diário de Ginástica Laboral aos funcionários públicos municipais.
Diz o vereador que atualmente muito se fala em atividades físicas e mentias para a boa produção no trabalho e a implantação da Ginástica laboral por cerca de 15 minutos antes de cada expediente iria motivar a disposição dos funcionários o que sem dúvida poderá melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, consequentemente contribuindo para um melhor rendimento do serviço público municipal e principalmente para a saúde do trabalhador.

Rubinho pede Ginástica Laboral para funcionários municipais


O vereador Rubens Cestari Campos do PP está solicitando ao Prefeito Picucha no sentido de que o chefe do Executivo determine a implantação do exercício diário de Ginástica Laboral aos funcionários públicos municipais.
Diz o vereador que atualmente muito se fala em atividades físicas e mentias para a boa produção no trabalho e a implantação da Ginástica laboral por cerca de 15 minutos antes de cada expediente iria motivar a disposição dos funcionários o que sem dúvida poderá melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, consequentemente contribuindo para um melhor rendimento do serviço público municipal e principalmente para a saúde do trabalhador.

Professoras de Presidentes Bernardes são capacitadas

Estudantes do primeiro ao quinto ano de uma escola particular de Presidente Bernardes receberão em breve aulas de empreendedorismo. Professores do colégio participam de curso ministrado por Juliana Vioto, do Escritório Regional do Sebrae em Presidente Prudente. A turma é composta com 17 professores. O curso tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora para instituições formais de ensino fundamental e médio. É para despertar e fortalecer o espírito empreendedor nas crianças. A metodologia é composta por jogos, dinâmicas de grupo, exercícios e pesquisa intra e extraclasse, com temas adequados para cada faixa etária.
“Achei o curso maravilhoso, pois podemos rever e alinhar novos conceitos na teoria e na prática”, diz a professora Denise Puglia, do terceiro ano do ensino fundamental. Para a docente, o empreendedorismo ensinado ainda cedo auxilia no comportamento dentro da sala de aula, mostrando aos alunos alguns conceitos, como do planejamento.
Outra participante é Roberta Calderoni, professora do ensino fundamental II. Ela afirma que o aprendizado de empreendedorismo é um diferencial, pois essa matéria não está incluída na grade curricular.
Para a diretora do colégio, Regina Célia de Oliveira Henrique, o ensino empreendedor é muito interessante, pois estimula a criatividade e o pensamento crítico. Nesta unidade, inicialmente 70 alunos receberão os ensinamentos empreendedores.
O gerente regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente, Eduardo Viana, comenta que o que está por trás dessa nova tendência de empreendedorismo jovem é o trabalho recente das escolas, desde o ensino fundamental até as universidades.
“Algumas escolas introduziram o tema do empreendedorismo em seus cursos e isso tem repercutido rapidamente na mudança de hábitos e no interesse dos novos profissionais”, frisa.
Serviço – As instituições de ensinos da região de Presidente Prudente interessadas em receber o curso Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP) podem entrar em contato com o Escritório Regional de Presidente Prudente pelo telefone (18) 3222-6891.

Vereador Hevair pede novo prédio do ESF da Vila Palmira

Uma reivindicação importante do vereador Hevair Luiz é endereçada a deputada federal Luiza Erundina no sentido de que ela destine uma verba de R$ 200 mil para a construção de um novo prédio do ESF na Vila Palmira.
De acordo com o vereador ele tem sido procurado por vários moradores daquele bairro, solicitando a construção do novo prédio, como já aconteceu no Jardim Real, Vila Bordon e Vila Esperança.
“Com isso, melhora o atendimento a todos que procuram o Posto de Saúde da Vila Palmira”.

Vereador quer saber para quem estão sendo doados os pescados apreendidos em Epitácio

O vereador Paulo Fernando Cavalcanti do PSD está reiterando seu pedido ao Sargento da Polícia Ambiental da Base Operacional de Presidente Epitácio, José Paulo Sorje, no sentido de que o mesmo esclareça através de relatório detalhado, a quem foram doados os pescados apreendidos no período de 1º de janeiro de 2012 a 28 de julho de 2013.
O vereador epitaciano solicita este relatório que contenha os nomes das entidades que receberam a doação, o total em quilogramas, as espécies de peixes em separado por entidade beneficiada.
Segundo Paulinho “vários pescadores e moradores de Presidente Epitácio o procuraram e estão questionando para quem foram doados os peixes apreendidos, o que justifica seu pedido, para que seja dada ciência a eles e até mesmo publicada em meios de comunicação, para ciência dos pescadores que tiveram produtos apreendidos”.

Paulinho quer indicação da Cesp sobre rampas do reservatório de Primavera
O vereador Paulo Fernando Cavalcanti do PSD está solicitando do gerente de Divisão do Programa Socioeconômico da Cesp, Engenheiro Caludio Luiz Peretti, reiterando a solicitação de informação sobre os pontos de embarque e desembarque (denominado popularmente como rampas) construídos pela empresa por ocasião da formação do lago da UHW de Porto Primavera, assim como o relatório fotográfico dos pontos (rampas) que ficam no território de Presidente Epitácio, cópia do Mapa API_GL_CAD-10.160 que constam todos os pontos existentes em Presidente Epitácio.

Diz o vereador em seu pedido que: “ Vários pescadores de Epitácio o têm porcurado e questionado, sobre os pontos de embarque e desembarque (rampas) no grande lago e ainda se a CESP tema responsabilidade de construir mais alguns e fazer manutenção dos existentes.