Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011



Aniversário do Thyagão Roberto, dia 1º, com boate e muito som eletronico com dancer free stepp

Comentário do Dia


Comtur
Na segunda-feira, dia 7, será ralizada uma importante reunião, em Prudente, com a participação de todos os conselhos municipais de turismo. O evento será das 14:30 às 16:30 horas. Ocasião onde o Conselho Estadual de Turismo estará informando sobre a nova secretaria, só de turismo, bem como orientando sobre as reestruturações dos conselhos municipais e, ainda, qual os procedimentos daqui para frente. Foi convidada a nova agência do governo do estado para o turismo, a Tur.Sp, para também estar presente para transmitir as suas próximas providências no sentido de melhorar a divulgação das cidades.

Colégio Uniesp/Objetivo iniciou as aulas dia primeiro
As aulas do Colégio Uniesp/Objetivo iniciaram no dia 1º de fevereiro. Segundo a diretora Sonia Maluly, o Colégio atende alunos de educação infantil, do ensino fundamental (1º ao 5º ano), alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio. O Colégio Uniesp/Objetivo conta com os melhores professores da cidade, além de oferecer um dos melhores espaços físicos e um dos melhores ambientes para o aluno. “Oferecemos ainda aulas de canto e formação de um maravilhoso coral, regido pela professora Aline Pretti, aulas de dança com a professora Flor Guacira e aulas de natação em períodos de calor”, disse Sonia.

Musica e informação
Todos os sábados estamos com o Programa Musica e Informação, das 12:00 horas às 15:00 horas, Rádio Novo Milênio – 104.9 FM. Ligue 3281 7224, participe e concorra a vários brindes, inclusive ingresso do cine Company de Epitácio, troca de óleo da Motocar, brinde da Episat e outros, vale a pena conferir.
Bar do Cavalcanti
O Bar do Cavalcanti, na Praça do Redondo, em todos os dias você pode degustar um delicioso mocotó, além de tomar uma deliciosa cerveja geladinha. Aos domingos os violeiros se reúnem para uma roda de viola a partir das 12 horas. Além de uma caixa de correio a sua disposição.

Epitaciana
Sábado, dia 29, às 22:30, O Grupo "Boa Convivência", 3.ª idade de Presidente Epitácio, promove o sensacional baile, (para todas as idades) que será animado pelo "Grupo Sarj"! local : Clube da Epitaciana, rua Porto Alegre N.º 04-79, Centro, Presidente Epitácio - ingressos = R$7,00.

Power Gyn
A nova academia Power Gyn está com muitas novidades, vale a pena conferir: box, pilates, novas danças e muito mais. A nova Power Fyn está na quadra cinco da rua Antonio Venâncio Lopes.

Leite Joia
O Laticínio Leite Joia continua com o melhor leite de saquinho de toda a cidade e região, além do melhor queijo tipo mussarela... Tenho certeza que você vai gostar.

Jamballay OpenBar
No dia 12, sábado, no Barco Itamarati XII, o Jamballay OpenBar. A partir da meia noite e até às 5 da manha, com a Banda Jamballay na pista 1 e o DJ JP (Eletro House) na pista 2. Convites na Star Moda Fashion, Casa do Ronnie e promoters. Informações 9753 3490.

Baile da Cerveja
O tradicional Baile da Cerveja, um dos mais badalados e tradicionais eventos epitacianos, será realizado, no dia 30 de abril, no Tribo Show House, com animação da famosa banda Fonte Luminosa. O Baile é organizado pelos membros do Lions Clube de Presidente Epitácio.

Bicicletaria Líder


ZBM Modas
A Loja ZBM Modas, da rua Alvaro Coelho, 13-84, com o telefone 18 – 3281 6110 está com uma mega promoção, todo o estoque de roupas com 20% de desconto nas compras a prazo e 30% nas compras a vista. ZBM oferece roupas masculinas, femininas, infantil, acessórios e perfumaria... Vale a pena conferir

Supervisor do Sesi de Araçatuba visita Projeto Navega de Epitácio

Acompanhado pelo diretor do Sesi de Epitácio Sidnei Caio da Silva Junqueira – Picuxa e pela supervisora de esportes e lazer do Sesi Maria do Carmo Lima Verduro, o supervisor regional de esportes e lazer do Sesi de Araçatuba Omar Augusto Miquinioty Júnior visitou o Projeto Navega São Paulo, na patrimonoria da Marinha do Brasil, no Córrego Caiuazinho. Segundo o coordenador do projeto Adenir Marcos de Melo – Tico, o Omar veio conhecer as instalações para levar tudo fotografado e filmado às autoridades de Araçatuba, para uma possível instalação naquela cidade.
Após visitar todas as instalações – barracão, sala de aula teórica, embarcações, materiais, uniformes e ainda percorreu por barco todos os locais por onde são efetuadas as aulas do projeto que consiste em remo, vela e canoagem. “O projeto é ótimo para a pratica esportiva”, disse Omar.
Adenir explicou ainda ao Jornal Orinho.Com que as aulas já iniciaram, mas todos os alunos devem estar nas aulas juntamente com o inicio das aulas estaduais, no dia 10 de fevereiro. “Já selecionamos 165 alunos, mas poderemos chegar aos 200, portanto ainda existem vagas para o Navega São Paulo”.

Escolas municipais voltam às aulas dia sete


nelson
Todas as crianças de Presidente Epitácio, de 4 a 6 anos de idade, devem estar obrigatoriamente e devidamente matriculadas nas escolas municipais. Segundo o secretário de educação do município Osvaldo Garcia, a emenda constitucional 59 alterou a obrigatoriedade da educação básica dos 4 as 17 anos, alterando a redação do artigo 208.
‘Artigo 208 – O dever do Estado com a educação será efetivado mediante garantia de: I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita a todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria’.
“É importante destacar que a partir de agora existem datas limites para matriculas de alunos nas escolas, ou seja, para educação infantil (0 a 3 anos – creche), o pré 1 – (4 anos completos até 31 de março, pré 2 - (5 anos completos até 31 de março), 1º anos – (6 anos completos até 31 de março em diante). A regra geral é que esta idade deve ser observada quando iniciam as aulas. Assim, a normalidade da questão apresenta o mês de março como limite para se observar a idade de 6 anos. Em outras palavras: o ensino fundamental deve ser garantido a crianças que tenham 6 anos completos até o dia 31 de março”, disse Garcia.
Em Presidente Epitácio as escolas municipais são as seguintes: Escola de Educação Infantil do Distrito do Campinal – (pré 1 – pré 2 e 1º ano); Creche Primeiros Passos (Campinal) – (0 a 3 anos); Emefei – Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Mário Bonifácio - (pré 1 – pré 2 – fundamental do 1º ao 5º ano); Emefei Sementes do Amanhã - (pré 1 – pré 2 e 1º ano); Emef – Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Waldir Romeo da Silveira - (2º ao 5º ano); Emefei Doce Saber – (pré 1 – pré 2 e 1º ano) com salas nas escolas estaduais Mércia Maria Prates e Adelino Chuba Guimaro – além do Emeja – Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (desde a alfabetização até o 3º ano do ensino médio – colegial); Emefei Armenio Macario Ribeiro – (pré 1 – pré 2 e fundamental do 1ºao 5º ano) com uma sala de extensão na Escola Joaquim Rodrigues – Vila Esperança. Estarão voltando ainda às aulas municipais de várias creches, Conservatório Municipal e esportes, por meio da Derepe.

Porque faltam vagas nas creches

A reportagem do Jornal Orinho.Com (Nelson Roberto) foi até a Secretaria Municipal de Educação para pesquisar os motivos da falta de vagas em creches. Em entrevista o secretário Osvaldo Garcia foi enfático em afirmar que uma das prioridades do governo municipal é o de aumentar o número de vagas para ensino infantil, principalmente berçário e maternal – (crianças de seis meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias). “Hoje oferecemos 350 vagas em cinco creches sendo 100 no Jardim Real, 70 na Vila Esperança, 70 na Vila Geronimo, 70 na Vila Palmira e 40 no Campinal”, disse.
Garcia explicou também que ainda nesse semestre entra em operação a Creche e Escola de Educação Infantil do Jardim das Paineiras, mas ainda não tem os números, pois estão sendo definidas quantas salas para creche e quantas para a educação infantil.
O secretário falou sobre as metas para a educação e a primeira meta é justamente atender, até 2010, 50% das crianças até 3 anos. “O que existe de fato é a falta de recursos de todas as esferas governamentais, para a manutenção de creches, para atender 10 crianças são necessários 3 funcionários, além de moveis, espaço físico, alimentação, lazer, entretenimento e tudo o mais adequadamente às normas vigentes”.
“Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental. Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária”.

Confira as 20 metas que compõem o Plano Nacional de Educação 2011-2020

O projeto de lei que institui o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deverá vigorar nos próximos dez anos, foi entregue pelo ministro da Educação, a Presidência da Republica. O documento estabelece 20 metas a serem alcançadas pelo país até 2020. O texto também detalha as estratégias necessárias para alcançar os objetivos delimitados.
Conheça as metas que compõem o Plano Nacional de Educação 2011-2020: Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental. Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária. Meta 4: Universalizar, para a população de 4 a 17 anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino. Meta 5: Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade. Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica. Meta 7: Atingir as médias nacionais para o Ideb já previstas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Meta 8: Elevar a escolaridade média da população de 18 a 24 anos de modo a alcançar mínimo de 12 anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos 25% mais pobres, bem como igualar a escolaridade média entre negros e não negros, com vistas à redução da desigualdade educacional. Meta 9: Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar, até 2020, o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional. Meta 10: Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de educação de jovens e adultos na forma integrada à educação profissional nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta. Meta 12: Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta. Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. Sete estratégias. Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Nove estratégias. Meta 15: Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, que todos os professores da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação. Meta 17: Valorizar o magistério público da educação básica a fim de aproximar o rendimento médio do profissional do magistério com mais de onze anos de escolaridade do rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente. Meta 18: Assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino. Meta 19: Garantir, mediante lei específica aprovada no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a nomeação comissionada de diretores de escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade escolar. Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Avô e neto de Piquerobi morrem afogados em pesqueiro

nelson roberto
Um homem de 66 anos e o neto, de 7 anos, morreram afogados nesse domingo (30) em um pesqueiro de Bataguassu (MS). Eles eram da cidade de Piquerobi, interior de São Paulo, e estavam passando o fim de semana na companhia de familiares no distrito de Nova Porto XV.
João Victor Alves Luchetta, de 7 anos, e o avô Benedito Luchetta, de 66 anos, estavam no pesqueiro Toca do Peixe, que também funciona como balneário, com a família.
Ele e o neto foram pescar e a família só deu por falta dos dois quando se preparava para ir embora. O cabo Paulo Cesar e o sargento Alfonso foram acionados e após sete minutos de buscas avô e neto foram encontrados afogados. (As informações são do Correio do Estado)

Alto do Mirante ganha Centro de Inclusão Digital


Na segunda-feira (31), por volta das 19:30 horas, foi inaugurado no Alto do Mirante 1, um Centro de Inclusão Digital, equipado com dez microcomputadores de ultima geração. Estiveram presentes à solenidade o vice-prefeito de Presidente Epitácio, Manoel da Silva, que representou o Prefeito, José Antônio Furlan, o Presidente da Câmara Municipal, José Carlos Botelho Tedesco, a Superintendente da Pesca do Estado de São Paulo, Leinad Ayres de Oliveira, o presidente da Comissão de Moradores e Mutuários do Alto do Mirante, José Albertino dos Santos (Zé Bolacha), além de outros integrantes de uma comissão que deverá coordenar aquele centro de inclusão digital.
Este beneficio que vai dar oportunidade de inclusão digital para centenas de filhos de pescadores e moradores daquele bairro, foi instalado, graças a uma parceria entre o Ministério da Pesca e a Prefeitura Municipal de Presidente
Epitácio. O Secretário Municipal de Agricultura, Ailton Nonato, agradeceu o empenho e a dedicação, da Superintendente da Pesca em São Paulo, Leinad Oliveira, no sentido de suprir este bairro, com este centro, que vai dar oportunidade para centenas de filhos de pescadores e moradores daquele bairro de terem acesso à inclusão digital e internet.
O Vice-Prefeito, Manoel da Silva, que no ato representou o Prefeito, José
Antônio Furlan, lembrou que a administração municipal tem feito um esforço grande para atender as reivindicações daquele populoso bairro, elogiou a luta e o esforço do presidente da Associação de Moradores, José Albertino, mais conhecido como Zé Bolacha, e agradeceu o apoio que vem recebendo do Governo Federal, através do Ministério da Pesca, lembrando também a instalação do Instituto Federal, através do Ministério das Cidades.