Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Prefeitura de Epitácio investe alto na educação

Nelson Roberto
A Prefeitura de Epitácio, por meio da Secretaria de Educação adquiriu, recentemente, 31 computadores e 12 Notebooks através dos recursos do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - que serão entregues às escolas municipais.
Segundo o secretário Oswaldo Garcia além dos computadores a Prefeitura adquiriu também, 12 TVs LCD 42’, 12 DVDs, 12 telas de projeção, 12 projetores, 15 impressoras, 180 carteiras para educação infantil, 200 conjunto de carteiras para adultos (mesa e cadeira). “Adquirimos ainda equipamentos periféricos para informática, armários, mesas para computadores, mesa para professores, ar condicionado, ventiladores e máquina fotográfica”, disse Garcia.
Os novos equipamentos serão distribuídos nas escolas municipais, Semente do Amanhã, Doce Saber, Waldyr Romeo da Silveira, Armênio Macário Ribeiro, Mario Bonifácio - Agrovila I, Distrito do Campinal, Creches, José Vicente Junior, Dona Venturosa D’Arcádia Rocha, Ação Criança, José Francisco Pereira, Primeiros Passos, EMEJA – Prof. Gerson Constante de Oliveira e nas salas de atendimentos psicológicos e fonoaudiológicos.
”A aquisição desses equipamentos irá proporcionar aos gestores escolares e professores, melhores condições de trabalho, visando resultados mais rápidos e com mais qualidade na aprendizagem de cerca de 2.500 alunos da Rede Municipal de Ensino”, pontuou o secretário.
Garcia disse ainda que a frota municipal de transporte escolar recebeu um novo micro ônibus para 31 passageiros, doado pelo Governo do Estado, e adquiriu, com recursos próprios mais dois ônibus com capacidade para 57 passageiros cada um. “Nós aproveitamos a licitação do Governo Federal e devemos receber esses dois ônibus totalmente equipados para o transporte escolar, com portas largas, diferencial bloqueado, próprio para estradas rurais e deverão entrar em operação no dia 18 de fevereiro”, explicou Oswaldo Garcia. Hoje o transporte escolar epitaciana conta com 52 linhas e os veículos percorrem mais de quatro mil quilômetros diariamente.
A Secretaria de Educação firmou uma parceria com o Sesi e a Rousselot (Gelatina) para implantação do PAF – Projeto Atleta do Futuro em todas as escolas municipais de ensino fundamental do 2º ao 5º ano. “São várias modalidades esportivas onde o aluno receberá todas as orientações técnicas”.
“Todo o ensino fundamental deverá receber aulas de empreendorismo para que as crianças saibam desde cedo como ser um futuro empreendedor e não apenas o empregado como é até hoje, é uma parceria com o SEBRAE”.
Outra parceria com o Estado de São Paulo é para a utilização das apostilas Ler e Escrever (já utilizadas nas escolas estaduais) e os alunos do 2º ao 5º ano poderão obter melhores resultados”, falou Garcia.
Com relação a obras o secretário Oswaldo Garcia disse que já estão sendo construídas seis novas salas de aula na Escola Waldyr Romeo da Silveira, ampliação da cozinha e ligação do pátio aos novos blocos, além da construção da creche do Jardim das Paineiras, prevista para finalizar ainda esse ano e a parceria com o Estado para a construção de mais quatro salas de aula da Escola estadual Marina Amarante.

Policia Militar intensifica fiscalização de transito em Epitácio


Nelson Roberto
Policiais militares da 2ª Companhia do 42º Batalhão de Policia Militar do Interior, sediados em Presidente Epitácio intensificaram a fiscalização do transito com vistas a diminuição de acidentes e o trafego de veículos sem a devida documentação, ou mesmo, os condutores os procedimentos obrigatórios. Segundo o comandante da 2ª Cia, capitão Marcio Agamenon Góes de Souza, quando de sua chegada a Epitácio, em junho de 2009, foi verificado que condutores de motocicletas trafegavam sem o capacete, ou mesmo com as viseiras erguidas, alguns de chinelos e até mesmo transportando crianças com menos de 10 anos na garupa da moto.
“A Policia Militar é a responsável pela fiscalização, prevenção e repressão no transito e determinei que se fiscalizasse o maior numero de veículos possíveis”, disse o capitão Marcio.
Ele explicou que já se tornou ‘tolerância zero’ a falta de capacete, de viseira, crianças com menos de 10 anos em motos ou no banco dianteiro de veículos, uso do cinto de segurança e chinelos em motos. “Isso é o que conseguimos ver e todos são autuados, agora naqueles que são fiscalizados ainda aparecem veículos sem a documentação necessária, falta de pagamento de licenciamento, falta de CNH do condutor, menores de idade, uso de bebidas alcoólicas, uso de celulares ao volante e outras infrações”.
O comandante afirmou que após o inicio desta fiscalização mais intensa houve uma diminuição sensível no trafego de veículos ou condutores irregulares e de acidentes de transito. “Estamos conseguindo melhorar a conduta de motoristas e motociclistas e, principalmente tirando de circulação aqueles que não estão de acordo com a Lei”.

Policiamento ostensivo em Epitácio é levado a serio
Nelson Roberto
O capitão Marcio Agamenon Góes de Souza assumiu a 2ª Cia da Policia Militar, em junho de 2009, depois de ter ficado por alguns anos como tenente do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente. Capitão Márcio disse ao repórter Nelson Roberto que veio para Epitácio devido a sua promoção e desde então vem procurando estimular os policiais da Companhia que são ótimos profissionais e estão trabalhando a contento da corporação. Ele explicou que o policiamento comunitário e o Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência são as meninas dos olhos da instituição e vem dando resultados muito positivos à comunidade. “Todas as quartas séries das escolas municipais, estaduais e particulares recebem o instrutor do Proerd que orienta com muita propriedade as crianças, futuras cidadãs”, disse.
O capitão comanda as cidades de Caiuá e Presidente Epitácio. “Em Caiuá o índice de criminalidade é baixo, mas o Cia é quem faz toda a escolta de presos do CDP – Centro de Detenção Provisória para Fóruns, Delegacias, Prontos Socorros e Hospitais.
Já em Presidente Epitácio a população é maior que da própria sede do Batalhão (42º BPM/I) e ainda conta com uma população flutuante em fins de semanas e eventos importantes. “Por isso a Força Tática está sendo mais frequente em Epitácio que nas outras cidades de abrangência do batalhão”.
Uma das maiores preocupações da Policia Militar é o numero excessivo de pequenos furtos, principalmente o furto de bicicletas. “O comandante sugere as autoridades municipais que deveria voltar o registro de bicicletas (plaquetas) visando à diminuição destes furtos”, disse.
Outra preocupação importante é o comportamento das vitimas de furtos e roubos, especialmente as mulheres, que contribuem decisivamente com os crimes. “Deixam bolsas no banco dianteiro dos veículos e se ausentam deixando a porta aberta dando a oportunidade aos ladrões.
O comandante da PM de Epitácio, capitão Marcio pretendo realizar palestras sobre comportamento em todos os segmentos da sociedade para que todos possam adotar medidas de segurança.
“Hoje já nos preocupamos com a abertura e fechamento do comercio onde viaturas passam com suas luzes acesas e policiais sempre atentos. Com isso damos visibilidade de nossa presença aos criminosos e principalmente aos incautos e desatentos comerciantes”, explicou.
O policiamento também já está presente em todos os eventos como missas, cultos, onde se concentram grande número de veículos.
Os comerciantes deverão ser convidados para importantes reuniões sobre como usar devidamente o 190.

Natal Bispo e equipe preparam decoração do carnaval

Nelson Roberto
A decoração do sambódromo, do palco do Parque Figueiral e Terminal Rodoviário de Presidente Epitácio está a cargo do funcionário da Secretaria de Turismo e Cultura Natal José Bispo que conta com o apoio de toda a equipe comporta por Dilma Favaretto, Michele Oliveira Santos, Bruno Oliveira Santos e Franciele Soares dos Santos. “Estamos nos dedicando com muito afinco a fim de deixar todos os locais muito alegres e coloridos com a decoração baseada em carnavais antigos com mascaras e muitas flores”.
Natal Bispo é ainda professor de dança, coreografo e responsável pelo Projeto Movimento que atrai mais de quatro mil pessoas, às terças, quintas e sextas-feiras, no Parque da Orla.

Epitaciano Tita Leitão é Conselheiro Estadual do Crea


Nelson Roberto
O engenheiro mecânico Carlos Roberto de Carvalho Leitão (Tita Leitão) foi empossado, no ultimo dia 21 de janeiro, como conselheiro estadual do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo e terá direito ao exercício de suas funções por três anos. Segundo Tita, ele é representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Presidente Epitácio.
“Nesta sexta-feira estarei em reuniões de julgamento durante todo o dia em São Paulo, fazendo parte da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia”, disse.