Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Apoena propõe medidas de conservação para o Oeste paulista
Foto: Djalma Weffort e Peter Mix (Apoena), Nelson Bugalho, Maria Fernanda Garcia, Renata Mendonça e Ana Cristina Costa (Cetesb), Claudette Hahn e Luiz Sertório Teixeira (Fundação Florestal), Paul Dale (Instituto Florestal), Rodrigo Freire e Dagoberto Meneghini, da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), Marco Pilla, Letícia Ramos e Luiz Fernando Marinho (ITESP) e Claudio Pádua (Ipê), além do secretário adjunto de meio ambiente, Rubens Rizek Ampliação do Morro do Diabo e criação da unidade de conservação Maturi poderão ser anunciados no Dia Internacional do Meio Ambiente Em reunião, em 17 de maio último, na sede da Cetesb, em São Paulo, o jornalista e ambientalista Djalma Weffort, da Apoena, apresentou as propostas da ONG para a proteção dos remanescentes florestais e ecossistemas associados a Mata Atlântica e Cerrado do Oeste paulista. Entre os itens propostos, o ambientalista ressaltou a importância da ampliação dos parques estaduais do Aguapeí e rio do Peixe, a transformação da Mata Maturi em unidade de conservação e a criação de unidade de conservação das corredeiras do rio Aguapeí, em Salmourão. O ambientalista propõe ainda a instituição da RPPN na foz do rio do Peixe, em atendimento a deliberação do Consema (Del. 14/90) que obriga a Cesp - Companhia Energética de São Paulo a implantar unidade de conversação nas várzeas do rio, em compensação a formação do lago da usina hidrelétrica Três Irmãos. A apresentação foi feita durante a realização da primeira reunião do grupo de trabalho instituído por resolução da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, para apresentar alternativas de conservação no Oeste paulista. O encontro foi aberto pelo diretor vice-presidente da Cetesb, Nelson Bugalho, presidente do GT, que ressaltou a importância das unidades de conservação, corredores ecológicos e reservas legais para a conservação da biodiversidade no Oeste paulista. Presentes na reunião, o secretário adjunto de meio ambiente, Rubens Rizek e o diretor-executivo do Itesp, Marco Pilla, disseram que o governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, poderá anunciar, em 5 de junho (Dia Internacional do Meio Ambiente), a ampliação do Morro do Diabo e a criação da unidade de conservação da Maturi, “dependendo dos resultados dos estudos de levantamento das áreas e consultorias nas áreas jurídicas do Governo”.

80 alunos recebem curso de canalização de água da Tigre

80 alunos epitacianos, pessoas ligadas à construção e reforma de toda a parte hidráulica residencial, industrial e predial participaram de um curso de capacitação e especialização oferecido pela Tigre do Brasil. O curso foi realizado no Anfiteatro João Brilhante Junior, sendo ministrado pelo técnico em hidráulica e professor Nelson Gomes Soares Junior. Segundo o vereador Rosmen dos Santos Lopes (PSDB), o curso teve duração de três noites sendo, na primeira noite – sobre agua fria, na segunda noite – sobre agua quente e na terceira noite sobre esgoto. Lopes disse que o prefeito José Antonio Furlan (PR) e o vice Manoel da Silva (PMDB) estiveram na abertura do evento e elogiaram a iniciativa do vereador e da Tigre em oferecer o curso tão importante para a cidade. Ao repórter Nelson Roberto o vereador Lopes disse que estava em Prudente quando viu a carreta da Tigre com cursos de capacitação e então pesquisou na internet até encontrar, em Santa Catarina, o local certo para ligar e pedir a carreta para Epitácio. “Não havia disponibilidade de a carreta vir para Epitácio, pois a mesma tem uma programação antecipada em um ano”, disse. Mesmo assim o vereador insistiu e o representante da Tigre ofereceu um curso onde Lopes deveria oferecer apenas uma sala de aula. “Havíamos conseguido uma sala na Escola Waldir Romeo, mas devido ao grande número de inscrições (cerca de 80), não foi possível no Waldir e fomos então para o anfiteatro”. Lopes disse ainda que não desistiu da carreta e vai continuar pedindo.

Na Episat tudo é 100

O empresário Fábio Martelli já está com a nova promoção – 100 – o Fogueirão já começou. Sem entrada, cem dias para começara a paga e sem nada juros. E tem mais – ganhe R$ 100,00 de desconto na compra de uma parabólica – “só não compra quem não quer – corra e faça um bom negocio”, disse Fabio.

Pessin pede controle populacional de cães e gatos de rua

Por meio da indicação nº. 090/2012, o vereador Francisco Alberto Pessin (PR) está solicitando, junto ao prefeito José Antonio Furlan (PR) a realização de uma campanha de controle populacional de cães e gatos de rua, pelo método de castração, em parceria com a Associação de dos Defensores de Animais de Presidente Epitácio - ADAPE, bem como o cadastramento, a divulgação e a orientação sobre a responsabilidade que os donos devem possuir com seus animais, devido o crescimento desordenado em nosso município. Pessin justifica, explicando que o controle populacional de cães e gatos, pelo método de castração, é um assunto que está em alta nos dias de hoje. Veículos de mídia, médicos-veterinários e o Terceiro Setor, quase sem exceções, recomendam essa cirurgia sem reservas, listando uma infinidade de vantagens. Com a realização da campanha há uma justificativa real: a superlotação de cães e gatos sem dono em Epitácio. Logo, não devemos fechar os olhos para essa realidade, pois vários cães e gatos abandonados, famintos e doentes perambulam pelas ruas de Presidente Epitácio - SP, frutos de acasalamentos indiscriminados, sendo que a grande maioria desses animais não consegue ser adotada e acaba à própria sorte. Assim, evitaremos o crescimento desordenado de cães e gatos, e principalmente o controle de zoonoses transmissíveis para a população humana, como é o caso da leishmaniose.

Alemão Tedesco pede mais eficiência na manutenção da iluminação pública

Por meio do requerimento n° 014/2012, o vereador José Carlos Botelho Tedesco – Alemão Tedesco (PV) requer, junto ao prefeito José Antonio Furlan (PR) uma maior eficiência da Empresa contratada pelo Executivo Municipal para manutenção da iluminação pública em Epitácio. Em sua justificativa, o vereador explica que o Executivo Municipal contratou uma Empresa para manter em funcionamento a iluminação pública em nossa cidade, haja vista que tal atribuição não é mais da Empresa Caiuá fornecedora de energia elétrica, entretanto, a despeito da Empresa contratada já estar operando a mais de 3 (três) meses, ainda não houve avanços significativos, tanto é verdade, que ainda existe regiões às escuras em razão de lâmpadas inoperantes, queimadas ou por mau contato, colocando em risco a segurança de moradores, e ou de seus bens, uma vez que a falta de iluminação, gera maior frequência dos crimes contra o patrimônio.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto de Epitácio se classifica no 16º Enac

No sábado, o Projeto Fábulas, que funciona na Escola Jacinto de Oliveira Campos, em Presidente Epitácio, se classificou para a próxima etapa do 16º Encontro das Artes do Corpo (Enac), realizado no Teatro Municipal Procópio Ferreira, em Presidente Prudente. O projeto, que tem como professoras voluntárias Suzana Martins e Lidiane Arakaki, levou um total de sete coreografias, e conseguiu passar na pré-seletiva com duas: “A Lavadeira”, que tem como coreógrafa a professora Suzana Martins; e a coreografia “Loka”, com a professora Lidiane Arakaki. Ambas foram interpretadas pelas bailarinas Maria Alice, Maria Antonia, Luara Cristina, Ana Beatriz, Gicelayne Lima, Barbara Cristina, Natália Regina, Débora Jacob e Ketlin Lorraine. O projeto ainda foi classificado, para a mostra alternativa do Enac, com a coreografia “Gatinhas” da professora Suzana Martins e interpretada pelas bailarinas: Stella Maria, Isabella Maria, Natália dos Santos, Bianca Letícia, Giovana Luisa, Mariana Winter, Yaritsa Heloísa.

CANDIDATOS AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, FAÇAM O ENEM 2012!

O curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), no Instituto Federal São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio, possui duração de três anos e capacita o profissional para trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Aqueles que têm interesse em fazer este curso deverão realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), bem como se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificado) e acompanhar a classificação e a seleção. A entrada em cursos superiores do Instituto Federal tem por base a inscrição no Sisu, que utilizará a nota do Enem no processo seletivo. As inscrições para o Enem estarão abertas do dia 28 de maio à 15 de junho. O custo da inscrição para realização do exame é de R$ 35,00 e deverão ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada. Estão isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem vulnerabilidade socioeconômica (membros de família com baixa renda). O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

JBS reativará unidade em Epitácio. Governador anuncia a reabertura na quinta feira. Vitória da comunidade Epitaciana

Após oito meses de negociações entre dirigentes do Grupo JBS, sindicatos da categoria, do Prefeito José Antônio Furlan, do vice-prefeito Mané da Brahma e representantes do Ministério Público, o frigorífico em Presidente Epitácio será reativado. Inicialmente, serão reabertos cerca de 650 postos de trabalho. O governador Geraldo Alckmin estará no município na próxima quinta-feira (31) para uma solenidade no gabinete do prefeito José Antônio Furlan, às 9.00 horas e as 10h estará no anfiteatro João Brilhante Júnior na orla fluvial, onde anunciará a reativação do JBS Friboi. Graças a um trabalho incansável do Prefeito Furlan, do vice-prefeito Manoel da Silva ( Mané da Brahma), da Câmara Municipal de Presidente Epitácio, dos sindicatos, a reativação do frigorífico acontece após cobrança direta de Alckmin aos diretores da indústria de carnes. Em dezembro, foi aprovado um decreto, de autoria do Estado, que aumenta de 3% para 4% a devolução de créditos de ICMS do valor de produtos do setor oriundos de outros Estados. O decreto foi uma resposta às reivindicações dos frigoríficos em relação a incentivos fiscais para o setor. No ano passado, quando anunciou o fechamento da unidade em Epitácio, o JBS alegou "ineficiência fiscal" de São Paulo para tomar a decisão. "É uma grande conquista. Essa conversa vem de longa data. Eles [JBS] sempre evitaram entrar nas negociações. Não foi nada fácil", diz o deputado estadual, Mauro Bragato (PSDB), um dos interlocutores e baluartes desta empreitada, durante as negociações entre Estado e JBS. .O presidente do Sindicato da Alimentação de Presidente Prudente e Região, Carlúcio Gomes da Rocha, cita a interação entre os setores como fator para a reabertura da unidade. "É fruto de um trabalho em conjunto que envolveu não só o sindicato, como também os trabalhadores, o governador Geraldo Alckmin, o Ministério Público do Trabalho, o Prefeito José Antônio Furlan, o vice-prefeito Manoel da Silva, a Câmara Municipal e a comunidade de Presidente Epitácio, entre outros setores. “A reabertura do JBS é uma vitória para os trabalhadores e suas famílias; um avanço em benefício da produção e geração de emprego, fatores que realmente promovem o desenvolvimento do nosso município e região", comemora o vice-prefeito Mané da Brahma. O Prefeito Municipal José Antônio Furlan, o vice-prefeito Manoel da Silva ( Mané da Brahma) e o Sindicato da Alimentação mobilizam os trabalhadores demitidos da unidade para uma concentração na quinta feira, (31) as 10 horas, em frente do anfiteatro João Brilhante Junior, na Orla Fluvial, para receber o Governador Geraldo Alckmin. "A luta foi árdua, demorada, cheia de reviravoltas, com uma luta incansável e acirrada, por posições divergentes tanto do ponto de vista do Governo do Estado, como do sindicato e dos proprietários do JBS, porém, prevaleceram as posições que promovem o trabalho e a produção, em detrimento do ganho apenas do capital", pontua Carlucio Rocha. O Prefeito Furlan diz que :- Em relação à demora para a reativação do frigorífico. "Estava demorando em reabrir. No fim do ano passado o Estado cumpriu sua parte com o decreto e o governador cobrou a reativação.Fomos várias vezes a São Paulo , Brasília e lutamos com todas as nossas forças.Agradeço os parceiros nesta luta, como o Tuta( que representou os funcionários demitidos), deputados estaduais,vereadores, sindicatos( carlúcio Rocha), enfim todos que nos auxiliaram nesta conquista. A informação oficial que recebi é de que de início reativarão 650 empregos diretos. Isso representa muito em matéria de emprego. As coisas estão caminhando", diz Furlan. “ Finalmente conseguimos vencer esta batalha e a diretoria do JBS Friboi usando de bom senso resolveu reabrir o frigorifico em nossa cidade, anuncio que será feito oficialmente quinta feira, pelo Governador Geraldo Alckmin”, diz o prefeito José Antônio Furlan.