Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Insalubridade volta ao normal no Campinal

nelson roberto
O Sindiserpe – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Epitácio, por meio do presidente Claudio Pereira dos Santos conseguiu reverter uma situação em que foi diminuído o adicional de insalubridade de sete servidores municipais do Distrito do Campinal (de 40% de adicional para 20%).
Claudio explicou que tão logo soube do caso procurou o secretário municipal de Obras, José Francisco dos Santos – Zé Cabeludo e expos o problema dizendo que todos os servidores que trabalham com lixo ou asfalta tem o direito de receber 40% e os sete do Campinal executam esse serviço de coleta de lixo, de cachorro morto e outros serviços insalubres, por isso a necessidade de reverter à situação. “Eles fazem lá o mesmo que muitos da cidade sede também fazem e não é justo que recebem a metade da insalubridade”, disse Claudio.
O secretário Zé Cabeludo explicou que seguiu o laudo da empresa contratada (Unimed) para avaliar a insalubridade dos funcionários da Prefeitura e que todos do Campinal recebem 20% de insalubridade. Mas, solicitou do responsável pelos servidores do distrito que enviasse um relatório explicando que existe serviço de coleta de lixo, varrição, coleta de animais mortos e outros serviços insalubres e a relação de todos os servidores que executam esse serviço, com isso, vai reverter à situação dos sete e ainda dar direito a todos que trabalham com resíduos insalubres.
Após a reunião com o secretário o presidente do Sindiserpe foi até o Campinal e explicou ao subprefeito Antonio Moraes sobre os detalhes do relatório e a relação dos servidores.
Insalubridade em termos laborais significa "o ambiente de trabalho hostil à saúde, pela presença de agente agressivos ao organismo do trabalhador, acima dos limites de tolerância permitidos pelas normas técnicas”.
O adicional de insalubridade é um direito concedido a trabalhadores que são expostos a agentes nocivos à saúde. Há três graus: mínimo, que dá adicional de 10%, médio (20%) e máximo (40%).
Não há entendimento jurídico, no entanto, sobre a base de cálculo a ser usada para o adicional: se sobre o salário mínimo, sobre o salário-base, sobre o piso da categoria ou sobre a remuneração total. O caso está em discussão na Justiça.
EPIs – Mesmo com a cobrança de vários equipamentos de segurança para servidores do Campinal como luvas, óculos e botinas a Prefeitura entregou somente as botinas a quase todos os servidores, faltaram os calçados para três funcionários, dois compraram e um recebeu o equipamento em doação do Sindiserpe, através do presidente Claudio Pereira dos Santos.
Agentes de Saúde – o presidente do Sindiserpe requereu, através do oficio 034/2011, de 5 de janeiro de 2012, esclarecimentos por escrito a respeito do não repasse da verba de incentivo para agentes de saúde, no ano de 2011. Claudio explica que a referida verba é destinada aos agentes e que não ocorreu. Em outro oficio (035/2011) o sindicalista solicita uma data para reunião com o prefeito e a empresa Visão para esclarecimentos com relação à tabela que estipula os recebimentos das classes e o nível para cada funcionário e demais assuntos pendentes.

Furlan fala sobre perspectivas 2012

nelson roberto
O prefeito José Antonio Furlan (PR) falou aos ouvintes da Rádio Novo Milênio – 104,9 FM (repórter Nelson Roberto) sobre suas metas e perspectivas para 2012. Explicou que uma de suas preocupações é a infraestrutura e mesmo que muitas ruas foram asfaltas outras com asfalto antigo estão com necessidade de recapeamento. “Estivemos em São Paulo juntamente com o vice-prefeito Manoel da Silva, o presidente da Câmara José Carlos Botelho Tedesco e o secretário de Planejamento em busca de recursos para tentar fazer um recapeamento geral em todas as quadras necessitadas da cidade”.
Pedimos também recursos para o asfalto do Jardim Real, onde já conta com duas frentes sendo executadas, no entorno das escolas Marina e Chuba Guimaro e na escola Mércia. Outro projeto é a drenagem que vai do piscinão até a rua Alziro Baltazar e outra próximo ao completo esportivo e outras obras de pavimentação do Jardim Real. “Nosso cuidado e além de conseguir novas obras dar continuidade as obras em andamento, como as obras de drenagem de pavimentação no Boiadeira, próximo ao Pirangueiro, novo Posto de Saúde da Vila Esperança e outras”.
O prefeito está visitando todos os bairros da cidade e vendo onde está mais crítica a sujeira e verificou que os moradores reclamam, mas estão deixando as calçadas muito sujas com entulhos, materiais de construção, materiais inservíveis e outras sujeiras. “Contratamos pessoas desempregadas que estão limpando a cidade, mas limpam hoje e vem um morador amanha e joga lixo em qualquer lugar deixando a sujeira para a prefeitura limpar”, disse o prefeito.

Diretoria de trânsito faz campanha educativa no Renascer

nelson roberto
Devido a uma série de reclamações de moradores, inclusive com um capotamento no local, a Diretoria de Trânsito de Presidente Epitácio realizou uma campanha educativa com moradores do Conjunto Habitacional Jardim Renascer, recém entregue à população. Para o diretor Aparecido Bizarro é importante a participação dos moradores e já está providenciando alguns obstáculos para conter a velocidade dos mais afoitos motoristas que transitam pelo local. “No acesso entre o Jardim das Paineiras e o Jardim Renascer já existem canaletas para a diminuição da velocidade, mas mesmo assim estamos estudando a possibilidade de outros meios de conter os mais apressados”, disse Bizarro.