Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Gripe Suína em Presidente Epitácio?!

Embora as notícias recentes tenham dado conta de que, em Presidente Epitácio, não há casos constatados da gripe suína, correm notícias oficiosamente, em cima da hora, de que há pelos menos um caso confirmado na Fazenda Lagoinha e mais um caso, no mínimo suspeito, aqui mesmo na cidade. Bem...
Escolas das redes municipais e estaduais de São Paulo decidiram adiar a volta às aulas para o dia 17 de agosto em mais uma medida de combate à disseminação da gripe suína. Cerca de 6,7 milhões de alunos ficarão mais duas semanas em casa para diminuir o risco de contágio.
A USP, Unesp e Unicamp decidem adiar início as aulas por causa da gripe.
E tem mais: O governo gaúcho decidiu nesta quarta-feira (29) adiar o reinício das aulas da rede estadual de ensino por duas semanas. O calendário escolar, que previa o retorno na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, foi adiado para o dia 17. A rede estadual gaúcha abriga cerca de 2,5 milhões de estudantes, dos quais 1,6 milhão estão na faixa dos 6 aos 14 anos de idade.
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro determinou que as aulas na rede estadual fossem adiadas por uma semana e tenham início somente no dia 10 de agosto.
O que nos está causando surpresa é que por aqui as escolas ameaçam voltar às aulas, na próxima segunda feira, dia 3 de agosto, sob alegação de que não há risco iminente de contágio e de disseminação da H1N1 pela cidade.
Bem. Acreditamos que, se o governo já decretou que as aulas só vão voltar no dia 17 de agosto, não há como correr o risco por parte do município.
Suponhamos que as aulas comecem no dia 3 de agosto e, de repente, um surto invada as escolas. Neste caso que iria assumir a responsabilidade?
Consideramos que seria melhor dar um tempo, pois existe aquela máxima que diz: “prevenir é mais sensato do que remediar”.
E em se tratando de ameaça de uma epidemia, todo cuidado é pouco!
Também ficamos perplexos ao assistir na televisão que um responsável pela Educação do Estado de São Paulo, teria dito: “adiar as aulas por que, se não somos da Saúde? Somos da Educação”!

Morador de rua é totalmente recuperado


Nelson Roberto

O ex-morador de rua José Aristides de Souza Filho é um dos filhos (morador) da Casa Santa Marta há cinco anos. Ele conta que mudou para Presidente Epitácio e morou com uma irmã na Vila Porto Tibiriçá e trabalhava no frigorífico, “mesmo nessa época eu já havia começado a beber e fiquei dependente alcoólico”, falou. Quando percebeu já estava desempregado, sem família e morando na Praça da Matriz, bebia cachaça o dia todo e vivia mendigando pela cidade. “Fui convidado pela minha irmã que também morou na Casa Santa Marta e aqui estou desde então, onde fui reintegrado na sociedade, parei de beber e fumar, trabalhei nessa e estou trabalhando na construção da nova casa para meninas com risco perto do Casquinha”. “O mais importante para mim é que estou com grandes perspectivas de vida”, finalizou Aristides.

Casa Santa Marta inaugura modernas instalações


Casa Santa Marta inaugura modernas instalações
Nelson Roberto
Foram inauguradas nesta semana as novas instalações da Casa Santa Marta de Presidente Epitácio. Segundo o formador espiritual da entidade José Leandro Gomes, as novas instalações vão dar maior agilidade no trabalho e mais conforto aos moradores e pessoas que passam pelo local. “Antes tínhamos apenas uma pequena casa de madeira e agora contamos com oito novos quartos, escritório, suíte, rouparia, cozinha, sala de TV e consultório médico/psicológico”, disse Gomes.
O novo prédio poderá abrigar 40 pessoas, antes apenas 12. “Hoje contamos com nove moradores que recebem alimentação com café da manhã, almoço jantar, banho, corte de cabelo e barba, roupas, além de poder receber todos os andantes/mendigos da cidade que queiram ir até a Casa Santa Marta e receber todo o atendimento, alguns até procuram, recebem toda a assistência e ainda ganham passagens de ônibus para suas origens”, explicou.
Leandro Gomes falou ainda que a entidade é mantida, principalmente, pelos sócios honorários que contribuem, por meio de um carnê com qualquer quantia. “A média é de R$ 10,00 por carnê”.
Para a construção do novo prédio a Casa Santa Marta contou com o apoio do prefeito José Antonio Furlan (PR), do vice-prefeito Manoel da Silva (Mané da Conti) (PR), dos deputados Reinaldo Alguz (PV) e Orlando Morando (PSDB).
A entidade tem como presidente Lucio Roberto da Costa Oliveira, coordenadora Maria das Graças da Silva Araujo e o formador espiritual José Leandro.
O vice-prefeito Mané da Conti disse a reportagem que o lado humanitário da Casa Santa Marta deve ser muito valorizado, pois tira das ruas pessoas marginalizadas e dá oportunidade a elas. “Aqui só encontramos pessoas de bom coração e onde os marginalizados acabam chegando sem perspectiva de vida e encontram auto-estima, religiosidade e valor”, disse Mané. O vice-prefeito explicou ainda que tanto ele como o prefeito Furlan reconhecem e parabenizam a Igreja Católica pela iniciativa da Casa Santa Marta, “é um belíssimo trabalho que desenvolvem com essa casa de passagem”, concluiu Mané.