Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Prefeitura realiza III Sipat de 23 a 27 de maio de 2011

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio vai promover de 23 a 27 de maio de 2011, das 9.00 às 11.00 horas, no anfiteatro João Brilhante Júnior, na Orla Fluvial, a III SIPAT- Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
De acordo com o presidente da Cipa, Luiz Carlos Lemes, o evento terá início no dia 23 de maio, com a abertura às 9 horas e logo após palestra sobre “aspectos jurídicos do acidente de trabalho”, proferida pelo advogado, Marco Antônio Madrid, que é especialista em Direito Processual do Trabalho e professor da Uniesp.
No dia 24 de maio, será proferida palestra com o tema, “alcoolismo, sua incidência e os transtornos nas relações do trabalho e social” proferida por Agnaldo Wilson de Souza Cruz, enfermeiro padrão.
No dia 25 de maio, o tema da palestra será DST/AIDS e suas conseqüências com a enfermeira Layla Tauly de Mello.
No dia 26 de maio, palestra sobre “coluna vertebral-aspectos clínicos e profissionais, proferida pelo médico ortopedista e sanitarista, pós graduado em medicina ocupacional e hiperbárica, Aroldo Ferreira da Silva.
Finalmente no dia 27 de maio, palestra sobre “acidentes do trabalho, prevenção, causas e efeitos” que será proferida por Marcos Bocchi Quiles, que é técnico em segurança do trabalho e instrutor do Senai em Presidente Prudente.

62 toneladas de feijão são distribuídas em Epitácio



A Prefeitura de Presidente Epitácio, por meio do Fundo Social de Solidariedade Municipal e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias está distribuindo 62 toneladas de feijão doados pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, as famílias carentes de todo o município. Em entrevista ao repórter Nelson Roberto do Jornal Orinho.com, o prefeito José Antonio Furlan (PR) informou que ele e o vice Manoel da Silva (PR) já iniciaram a distribuição nas Vilas Martins, Palmira e do Pescador.
“Fizemos o pedido a Conab, através do Programa Fome Zero e recebemos em doação as 62 toneladas de feijão”, disse Furlan.

Furlan pede mais uma creche e uma escola para Epitácio

O prefeito José Antônio Furlan (PR) esteve em São Paulo a trabalho visitando secretarias do Governo Estadual e fazendo reivindicações para a Estância Turística de Presidente Epitácio. Furlan estava acompanhado do vereador do PSDB, Rosmen dos Santos Lopes e do deputado estadual pelo PSDB, Mauro Bragato. Na Secretaria Estadual de Educação o prefeito epitaciano entregou um ofício endereçado ao secretário estadual de Educação, Herman Jacobus Cornélis Voorwald, solicitando a construção e instalação de mais uma escola e uma creche no município.
Em outra audiência, na Secretaria Estadual da Habitação, o prefeito Furlan, também acompanhado do vereador Lopes e de Mauro Bragato, reivindicaram a construção de mais 300 casas populares na cidade e 30 no Distrito do Campinal, assim como solicitaram da secretaria estadual, agilização na conclusão das casas do conjunto habitacional Renascer.
O secretário estadual Silvio Aleixo informou que as casas do conjunto Habitacional Renascer serão entregues em agosto e ficou de estudar o projeto para a construção de mais casas populares no município epitaciano.

Governo vai reajustar professores em 42,2% até 2014

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, beneficiando ativos e aposentados e começa a valer em julho deste ano com 13,8%; governador anunciou também a criação de 10 mil cargos de agentes de organização escolar

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta quarta-feira, uma das propostas mais importantes dos últimos anos para a valorização profissional dos professores do Estado de São Paulo: a política salarial para a educação. Começa com o aumento para 374 mil profissionais ativos e aposentados da rede já em julho deste ano, com índices de 13,8% em média sobre o salário-base e chegará em 2014 com ganhos de 42,2%.
Além disso, no mesmo projeto de lei complementar, enviado à Assembléia Legislativa, serão criados 10 mil cargos para a área de organização escolar. A meta do governador com a criação dos cargos é liberar os diretores para as questões pedagógicas. Serão criadas 5.260 novas funções de gerente escolar (um para cada escola do Estado). Assim que o projeto for aprovado na Assembleia Legislativa, será aberto concurso público.
O deputado Mauro Bragato, um ferrenho defensor do professorado no Estado, também elogiou outra iniciativa do Governo ao lançar este pacote: a incorporação das gratificações. Os percentuais de reajuste incluem a incorporação da Gratificação Geral (GG) e da Gratificação por Atividade de Magistério (GAM), ação que sempre foi defendida pelo parlamentar.
O objetivo principal do Governo é assegurar condições não só para a permanência em salas de aula dos profissionais da rede estadual, mas também para tornar o Magistério uma carreira capaz de atrair os jovens que tenham vocação para o ensino.
“Estamos fazendo o primeiro movimento de valorização e qualidade da escola pública do Estado de São Paulo. Começamos pelo professor. Mantemos o bônus por desempenho e a valorização pelo mérito”, afirmou o governador Alckmin. A proposta foi elaborada pelas equipes técnicas das secretarias da Educação e da Gestão Pública.
Aumentos anuais
Veja abaixo, tabela com os índices de reajuste para os próximos anos:
Professor de Educação Básica
(Jornada de 40 horas semanais) 


Salário-base (R$) * Aumento
atual 1.665,05 –
julho/2011 1.894,12 13,8%
julho/2012 2.088,27 10,2%
julho/2013 2.213,56 6,0%
julho/2014 2.368,51 7,0%
42,2% (acumulado)
*Não inclui adicionais (vale também para aposentados).

Prefeitura implanta lombadas no centro da cidade



Estão sendo implantadas nas principais vias do centro da cidade de Presidente Epitácio, através da Secretaria da Administração, Patrimônio e Trânsito, lombadas em diversos pontos da cidade.
Esta semana a Prefeitura iniciou a instalação destas lombadas na avenida Presidente Vargas, quadra 1, próximo do cruzamento entre a avenida e a rua São Paulo, nas proximidades do Centro de Saúde II e Fórum.
As lombadas que estão sendo construídas nas principais vias da cidade são de 1,50 metros de comprimento e 8 centímetros de altura, sendo que as mesmas são sinalizadas com placas “A-19 lombada”, com setas indicativas e atendendo a sua colocação na via pública, placas “R-19”, com velocidade máxima permitida de 20km/h.
De acordo com o diretor de trânsito de Presidente Epitácio, Capitão PM Aparecido Bizarro Filho, todas lombadas obedecem a resolução n.º 39/1998 do Conselho Nacional de Trânsito o CONTRAN. Ele justifica também que “após estudos feitos pelo Departamento Municipal de Trânsito foi constatado que apenas a sinalização com placas de redução de velocidade não foram suficientes para a redução da velocidade e na prevenção de acidentes em vias de grande circulação de veículos e pedestres, ciclistas e motociclistas, daí a necessidade de se implantar as lombadas”.
Já foram implantadas pela Prefeitura lombadas nas quadras 20 e 22 da rua Rio Branco, quadras 4 e 8 da rua Antônio Venâncio Lopes e quadras 4 e 15 da rua Juca Pita, atendendo à reivindicações do Conselho Municipal de Segurança”.

MINHA CIDADE MAIS LIMPA

A Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio, com a finalidade de melhorar a qualidade ambiental de toda a população epitaciana, iniciou o programa “Minha cidade mais limpa”. O programa consiste em organizar a disposição de resíduos de poda e corte de arvores nos canteiros centrais e passeios públicos. O programa dividiu a cidade em quatro setores identificados pelas cores laranja, azul, verde e vermelho. O setor Laranja contempla a Vila Centenário, Vila Presidente Vargas, Vila Esperança, Jardim Campo Grande, Vila Cruzeiro do Sul, Vila Santa Rosa e Pátio da Fepasa. O setor Azul contempla as Chácaras Helvécio, Jardim das Paineiras, Conjunto Habitacional Renascer, Vila Bordon, Vila Tibiriçá e Residencial Portal do Lago. O setor Verde contempla a Vila Maria, Vila Palmira, Vila Martins, Village Lagoinha e Vila Monte Castelo. O setor Vermelho contempla o Jardim Real I, Vila Progresso, Jardim Real II, Jardim dos Pioneiros, Alto do Mirante I, Alto do Mirante II e Jardim Tropical.
O setor Laranja poderá realizar corte e poda de árvores do dia 01 ao dia 07 do mês, o setor Azul do dia 08 ao dia 14 do mês, o setor Verde do dia 15 ao dia 21 do mês e o setor Vermelho do dia 22 ao dia 28 do mês.
Vale lembrar que para podar ou cortar qualquer espécime arbóreo é necessário a autorização do Departamento de Meio Ambiente.
Para solicitar autorização para poda ou corte de árvores o munícipe deverá comparecer ao Departamento Municipal de Meio Ambiente, localizado na Rua Álvaro Coelho nº 28-26, Orla Fluvial, munido de seus documentos pessoais e fazer a solicitação, posteriormente um técnico vai ao local para verificar a necessidade ou não da execução, posterior a vistoria o técnico emite ou não uma autorização.
O corte ou poda de árvores sem a devida autorização sujeitará ao infrator as sanções previstas em lei, além de prejudicar a qualidade de vida dos moradores do seu bairro.
O programa “Minha cidade mais limpa” será executado em duas fases. A primeira na orientação e distribuição de panfletos nas residências para informar ao cidadão em qual setor esta localizado a sua casa que inicia dia 14 deste mês e vai até o dia 31 de maio.
A segunda fase que inicia no dia 01 de junho consiste na fiscalização para não permitir fora do período previsto à execução de poda e corte de árvores em setores proibidos. Para aqueles que executarem a poda e corte de árvores sem autorização ou em período proibido serão aplicadas multas e as sanções previstas no Código de Posturas Municipal e na Lei de Crimes Ambientais.
Vale lembrar que com a colaboração de todos a qualidade de vida de nossa população será ainda melhor.
Qualquer dúvida quanto à localização do setor em que sua casa esta localizada, dúvidas ou sugestões poderão ser feitas pelo telefone (18) 3281 4660 ou pessoalmente no Departamento de Meio Ambiente.

Mega-sena acumulada pode pagar r$ 9 milhões

Há apenas dois concursos sem ganhador, a Mega-Sena já pode pagar um prêmio de R$ 9 milhões no concurso 1.284, que será sorteado nesta quarta-feira (18), no Caminhão da Sorte da CAIXA estacionado, esta semana, em Vitória da Conquista, no estado da Bahia.
Caso um apostador acerte, sozinho, as seis dezenas, ele poderá comprar, com o prêmio, uma frota de 360 carros populares ou cerca de 1.800 motos 125cc. No ramo imobiliário, a fortuna pode comprar um prédio inteiro de nove andares, com cinco apartamentos por pavimento, no valor de R$ 200 mil cada unidade. Aplicado na Poupança da CAIXA, o prêmio renderia aproximadamente R$ 50 mil por mês.
As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19 horas (horário de Brasília), do dia do sorteio, em qualquer uma das 10,8 mil lotéricas da CAIXA, espalhadas pelo país. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 2.
Prêmio sem dono - O prêmio do concurso 1.281 da Mega Sena, que teve um vencedor na faixa principal, continua sem dono. O ganhador do concurso, sorteado no dia 7 de maio, ainda não se apresentou a uma agência da CAIXA, para a retirada dos R$ 34,9 milhões. A única aposta contemplada foi registrada na cidade do Rio de Janeiro. O prazo para retirada do prêmio é de 90 dias a partir da data do sorteio. Após esse prazo, o prêmio prescreve e o valor é integralmente repassado ao Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Comunidade da Agrovila 1 promove Festa de Santo Antônio

No próximo dia 12 de junho de 2011 a comunidade católica da Agrovila 1, em Presidente Epitácio vai promover no centro comunitário ao lado da Escola Mário Bonifácio, a tradicional Festa de Santo Antônio.
Segundo as coordenadoras do evento (foto) que estiveram esta semana com o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Lourival Mendes Magalhães, a Festa começa às 10 horas, com a realização de uma missa na Capela de Santo Antônio e participação da orquestra de violeiros e depois às 12 horas, será realizado um almoço com churrasco, frango, leitoa assada e a realização do bingo de uma novilha, com a presença do leiloeiro Gaúcho.
A Festa de Santo Antônio na Agrovila 1 é uma festa que se realiza há vários anos, sendo um evento tradicional das festas juninas atraindo um grande público das fazendas, agrovilas, sítios das imediações e principalmente do Distrito do Campinal e da cidade de Presidente Epitácio.
De acordo com o secretário,Lourival Magalhães, de Turismo e Cultura, a Prefeitura Municipal oferece apoio logístico ao evento, pois o mesmo faz parte de uma tradição religiosa na comunidade da Agrovila 1.
“Temos que incentivar e apoiar cada vez mais estes eventos que resgatam a nossa cultura e religiosidade da população, inserindo-os no calendário turístico do município”, diz o secretário .

Câmara outorga medalhas de honra ao mérito

Por meio dos Decretos Legislativos 003/2011 de 2 de maio de 2011 e 004/2011 de 11 de maio de 2011 a Câmara Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio decidiu conceder medalhas de honra ao mérito ‘Joia Ribeirinha’ aos ilustres senhores Donato Farias de Oliveira e Sérgio Mauricio Xavier.
A medalha ao delegado Donato foi fruto do requerimento n° 030/2011, do vereador José Carlos Botelho Tedesco – Alemão e assinado por todos os outros vereadores. Alemão explica que como é do conhecimento de todos o delegado Donato Farias de Oliveira, sem ofuscar o brilho dos demais que por aqui passaram, como Delegado Titular do Município, tem se destacado na condução das investigações afetas à policia judiciária, tanto na elucidação dos crimes aqui perpetrados, a exemplo do recente roubo na loteria “Beira Rio”, como no desbaratamento de quadrilhas de traficantes e a prisão de seus membros. “Esse profícuo trabalho do Doutor Donato, tem reduzido sensivelmente o índice de crime em nossa cidade, gerando, por consequência, uma maior sensação de segurança à nossa população”.
O Doutor Donato além de Delegado Titular do Município, acumula as funções de Diretor do CIRETRAN e Delegado Titular do 1° Distrito Policial do Campinal, entretanto, a despeitos de todas essas atribuições, o mesmo dispensa atenção a todos que o procuram, o que o levou a conquistar o respeito, a admiração e a confiança da população, o que o torna merecedor da honraria ora proposta nos termos do inciso XVI do artigo 33 da nossa Lei Orgânica, com edição oportuna do Decreto Legislativo próprio, ao qual será anexado o currículo do homenageado.
A medalha ao senhor Sérgio Mauricio Xavier – Felão partiu de um requerimento (033/2011) proposto pelo vereador Agnaldo Souza Cruz e assinado por todos os vereadores da casa. Agnaldo explica que Felão é uns dos fundadores da ONG Ambiental APA-RECA, situada na cidade e comarca de Bataguassu sendo uma organização não governamental com a missão de incentivar a harmonia entre a sociedade e o seu ambiente. Músico de profissão, também idealizou o lançamento da revista Saúde Regional e lançada para as pessoas portadoras de doenças renais, que lutam diariamente contra a dor física e espiritual no tratamento desse mal, através da hemodiálise. Portador de doença renal, em razão dos rins deixarem de funcionar, aborda a sua saúde na cidade de Presidente Prudente – SP. “Solidário com a causa, o Senhor Sérgio Mauricio Xavier, com o objetivo de minimizar a sua dor e das pessoas que também possuem doenças renais, em viagens para a cidade de Presidente Prudente – SP, o que acaba agravando ainda mais o quadro de saúde, fundaram a Associação dos Pacientes Renais de Presidente Epitácio e região”.
A referida associação pautada no bem estar de seus coligados, sempre lutou em defesa da construção de um centro de tratamento de hemodiálise em nossa cidade. Batalha incansável foi vencida em reunião realizada na cidade de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, entre representantes de órgãos do Poder Executivo Municipal, Estadual e membros do Ministério Público Federal e Estadual, autorizaram a aludida construção, com a liberação de verba, o que justifica a presente honraria, ao Senhor Sérgio Mauricio Xavier.
A data da entrega da outorga será definida com os homenageados.

Churrasco das Faquinhas tornou-se tradição em Epitácio

Com o único objetivo de arrecadar recursos para manter a entidade filantrópica Recanto do Vovô que abriga idosos em Presidente Epitácio, a Loja Maçônica São João da Escócia IV realiza periodicamente o Churrasco das Faquinhas. O evento atrai epitacianos e turistas de toda a região para um dos melhores churrascos servidos na cidade.

Cassia Furlan almoça com Lú Alckmin

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Municipal de Presidente Epitácio Cassia Regina Zaffani Furlan foi recebida ontem, em São Paulo, pela primeira dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Lucia Ribeiro Alckmin – Lú Alckmin.
O encontro serviu para que a primeira dama do Estado anunciasse o organograma de trabalho para 2011 e que todas as primeiras damas municipais se apresentassem. Foi oferecido um almoço pela primeira dama do Estado Lu Alckmin.

Caiuá: Assistência Social atuante e competente

No município de Caiuá como em vários outros do Brasil, as diferenças sociais são muitas e constantes, e uma das formas de diminuir a carência e corrigir desigualdades sociais, que o prefeito Cícero encontrou, foi através de Assistência Social do município. Para tanto o prefeito Cícero, juntamente com o vice-prefeito Cido Braz, e toda equipe, planejou um bem elaborado e ousado plano de trabalho, que visa além de corrigir e socorrer as dificuldades do momento, que às vezes são urgentes, um crescimento sócio-econômico de cada família.
Hoje são desenvolvidos vários projetos e programas tais como:
- Programa Renda Cidadã - Atende a 426 famílias, onde cada uma recebe uma ajuda financeira de R$ 80,00 por mês, e participam de reuniões mensais na cidade, Agrovila III, Agrovila IV e Assentamento Maturi. - Programa Ação Jovem - Atende 209 jovens de 15 a 24 anos que estejam cursando a rede pública de ensino, ou cursos profissionalizantes. Eles participam de reuniões mensais e atividades complementares na Agrovila III e cidade, cada um recebe uma ajuda financeira de R$ 80,00. - Bolsa Família – Atende 370 famílias com uma ajuda financeira, que vai de R$ 22,00 a R$ 200,00. Essas famílias participam de reuniões, tem que ter os filhos matriculados na escola, e fazem o acompanhamento da pesagem dos membros da família. - Projeto Amor – Atende 230 mulheres de 22 a 29 anos, com ações sócio-educativas e lazer na cidade. - CCI (Centro de Convivência do Idoso) – Atende 40 pessoas na cidade, Agrovila III, Agrovila IV e Assentamento Maturi, com ações sócio-educativas, atividades físicas e lazer. Além de um acompanhamento médico e psicológico, quando necessário. - Plantão Social – Atende as famílias carentes em suas diversas dificuldades, como doações de cestas de alimentos, passagens, roupas, calçados, encaminhamentos e orientações diversas.
A frente deste belo e importante trabalho que da criança á 3ª Idade esta o secretário municipal de Assistência Social, Sr. Lucas Mickael, muito bem auxiliado pela competente assistente social Monica Regina Lopes, que atendem diariamente junto com uma equipe dedicada e eficiente, a partir das 8:00 horas, na sede da secretaria, antigo “Procap”.
O vice-prefeito Cido Braz elogiou e agradeceu o empenho e eficiência de toda a equipe da secretaria municipal de Assistência social, que juntamente com o fundo municipal de solidariedade, vem desenvolvendo um importante trabalho no município. “É a nossa mão amiga, sempre pronta para ajudar, orientar e socorrer a quem precisa. É uma equipe eficiente e dedicada, que trabalha com amor, e cumpre todas as determinações do prefeito Cícero, para o bem de nossa gente”, disse Cido Braz.
O prefeito Cícero falou que é a forma prática e rápida de promover a justiça social e fazer o bem a quem precisa. “Hoje temos um departamento de assistência social competente, que atende a nossa gente. Mas eu quero mais, por isso estamos investindo pesado em saúde pública, mas principalmente em educação, para preparar e capacitar os futuros cidadãos de Caiuá”, disse o prefeito Cícero.
O prefeito Cícero também lembrou que o Fundo de Solidariedade esta iniciando a campanha do agasalho de 2011, e que todos como bons Cristãos devem participar e colaborar.
O fone é 3278 1229.



Legenda foto: Assistente Social Monica Regina (agachada) e o Sr. Lucas, conversando/atendendo algumas mães, na sede da secretaria.

Caiuá: Crianças da Pré-escola comemoram aniversário

Aconteceu no último dia 29 de abril, o Aniversário Coletivo dos alunos da Pré-escola de Caiuá, que completam ano nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. Foram duas festas, uma no período da manhã e outra a tarde.
Foi um evento marcante muito bonito, e emocionante, com tudo o que têm uma bela festa de aniversário. Os pais e responsáveis dos aniversariantes foram convidados. Algumas autoridades estiveram presentes, o vice-prefeito Cido Braz acompanhou e se emocionou com a alegria das crianças.
O prefeito Cícero, também esteve presente, e elogiou a festa. “É gostoso de ver, as crianças alegres, a confraternização, os pais felizes e as escolas cumprindo seu dever. Acredito que estamos corrigindo desigualdades sociais, e trazendo algo importante e marcante na vida dessas crianças”, disse o prefeito Cícero.
Este aniversário coletivo faz farte do projeto de Inclusão Social “Aniversariante do Mês”, desenvolvido pela prefeitura de Caiuá.
O projeto visa desenvolver o senso de igualdade e cidadania nos alunos. Aumentar e solidificar a auto-estima, além de mostrar que ela é importante para a escola. E também trazer os pais e responsáveis para o ambiente escolar, promovendo uma salutar interação família e escola.
Além de criar um vinculo positivo ainda maior entre a instituição escolar e o aluno e suas famílias.
Segundo os organizadores, muitas crianças nunca tiveram um aniversário positivamente. Segundo o vice-prefeito Cido Braz, festas e eventos semelhantes aconteceram nas demais escolas municipais da cidade e Agrovilas, dentro do projeto de Inclusão Social “Aniversariante do Mês”




Legenda da foto: Crianças aniversariantes no momento do parabéns

Parceria garante benefícios ao meio ambiente de Bataguassu




Uma parceria entre a Prefeitura de Bataguassu e empresas privadas está garantindo mudanças culturais, principalmente quando o alvo é a educação para o meio ambiente. Quatro lixeiras de coleta seletiva artesanal foram instaladas em pontos estratégicos da cidade: Santa Casa, Centro de Especialidades, Prefeitura Municipal e Academia ao Ar Livre (Praça Manoel Cecílio de Lima).
Flávio Alves dos Santos, responsável pelo núcleo de Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador e um dos idealizadores da parceria, frisou que a idéia é retirar do meio ambiente materiais que demoram anos para sua decomposição, além de educar a população para a reciclagem e explicou: “Para se proceder à Coleta Seletiva, é essencial que o material seja separado e acondicionado. Os vasilhames (vidro, lata e plástico) devem ser enxaguados após o uso. Assim, evita-se o surgimento de cheiro e o aparecimento de animais, aumentando o valor de revenda. Os papéis deverão estar secos e de preferência não amassados, pois ocupam menos espaço e têm mais valor. As latas, além de limpas, deverão ter as tampas pressionadas para dentro e os materiais cortantes, como vidro quebrado e outros, devem ser embalados em papéis grossos (jornais, por exemplo) para evitar acidentes”.
A PARCERIA
Todo o material usado para a montagem para as lixeiras foram doações recebidas pelas empresas, Tonel Tambores e Madeireira Instância. Semana passada a empresa Refricon participou da instalação de lixeiras. A empresa cedeu homens e maquinários para a instalação das lixeiras.
Flavio informou ainda que a Refricon irá dar treinamento para o coletores de lixo que trabalhão no ‘lixão’.

Para se proceder à Coleta Seletiva, é essencial que o material seja separado e acondicionado. Os vasilhames (vidro, lata e plástico) devem ser enxaguados após o uso. Assim, evita-se o surgimento de cheiro e o aparecimento de animais, aumentando o valor de revenda. Os papéis deverão estar secos e de preferência não amassados, pois ocupam menos espaço e têm mais valor. As latas, além de limpas, deverão ter as tampas pressionadas para dentro e os materiais cortantes, como vidro quebrado e outros, devem ser embalados em papéis grossos (jornais, por exemplo) para evitar acidentes.

Presidente da Aprecesp, Colucci se reúne com Alckmin e consegue liberação de verbas do Dade

O prefeito de Ilhabela e presidente da Aprecesp (Associação das Prefeituras de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo), Toninho Colucci (PPS), esteve reunido com o governador Geraldo Alckmin, na tarde da última quarta-feira (11/5), no Palácio dos Bandeirantes, para cobrar a liberação de verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão ligado à Secretaria Estadual de Turismo. Também participaram do encontro os secretários estaduais Márcio França (Turismo) e Sidney Beraldo (Casa Civil), além dos prefeitos Ana Lucia Bilard (São Luiz do Paraitinga), Rogério Barcheti (Avaré), Mariza de Souza (Socorro), Antônio Márcio (Aparecida), Eduardo César (Ubatuba), Antonio Carlos Favaleça (Santa Fé do Sul), Paulo Wiazowski (Mongaguá), Agenor Mauro Zorzi (Santa Rita do Passa Quatro) e Francisco Rodrigues (Piraju).
Alckmin garantiu a liberação de recursos às cidades estâncias referentes aos convênios deste ano e também verbas de projetos apresentados no ano passado. “Vamos dar um reforço para acelerar a liberação dos convênios. Serão liberados R$ 220 milhões às cidades estâncias. Não existe contingenciamento, basta apresentar os projetos e os convênios serão liberados”, afirmou o governador. “Precisamos desta agilidade, pois nós prefeitos temos a população nos cobrando. O prefeito está no balcão da frente e para vários municípios o recurso do Dade representa o investimento em novas obras”, enfatizou o presidente da Aprecesp, Toninho Colucci.
Ele ainda salientou que São Paulo é o maior mercado consumidor do setor turístico brasileiro, de maneira que o investimento nas estâncias é fundamental para que os paulistas conheçam seu estado. A entidade reúne 67 cidades estâncias, como balneárias, turísticas, climáticas, hidrominerais, entre outras.
Para o governador Geraldo Alckmin, o investimento em infraestrutura turística é fundamental, bem como nas propagandas das cidades. “Podemos aproveitar nossas peças publicitárias para a divulgação das estâncias paulistas”, sugeriu Alckmin. Neste contexto, Colucci informou que a Aprecesp irá mudar seu slogan de apresentação de “Estâncias Paulistas” para “Turismo Paulista”.
Antes de encerrar a reunião, Alckmin disse que pretende visitar as 67 cidades estâncias e acompanhar os investimentos.

FOTO: Gustave Gama/PMI


Legenda 1: O prefeito de Ilhabela e presidente da Aprecesp, Toninho Colucci, acompanhado de prefeitos de cidades estâncias, na reunião com o governador Geraldo Alckmin


Legenda 2: O prefeito Toninho Colucci, o chefe da Casa Civil, Sidney Beraldo, e o governador Geraldo Alckmin, durante reunião no Palácio dos Bandeirantes


Legenda 3: O governador Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Turismo Márcio França e o chefe da Casa Civil Sidney Beraldo, com os prefeitos da Aprecesp

Orinho.com - três anos

Empresário e diretor da Ateppe
Adenir Marcos de Melo – Tico
"Tenho notado no Jornal Orinho.com um ótimo crescimento e que vem melhorando a cada dia o nível de informações, colunas sociais, entretenimentos e a divulgação de eventos da cidade e região. Outro fator de elogios é o de que a ilustração com as fotos estão com ótima qualidade e ainda vimos que existe uma preocupação em ajudar na divulgação de todos os eventos filantrópicos da cidade. Parabéns pelos três anos”.

Empresário – Episat Móveis e Eletronica
Fábio Martelli
“Quero parabenizar o Jornal Orinho.com pela boa divulgação das coisas da Joia Ribeirinha, um jornal gostoso de ler com uma mescla de noticias importantes e colunas sociais com fotos interessantes. Quem não quer ser destacado hoje no Jornal Orinho.com. Vejo que a cada dia melhora ainda mais nas informações, entretenimentos e percebo que às quintas-feiras todos aguardam para ver as fotos e as noticias deste importante jornal. Parabéns.

Agricultura recebe 20 balanças e 20 barracas para produtores rurais

A pedido da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias de Presidente Epitácio o MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário enviou 20 balanças de alta precisão e 20 barracas 4 x 3 metros (feirante) para serem distribuídas entre os produtores rurais que comercializam seus produtos no Centro de Comercialização de Hortifrutigranjeiros de Epitácio.
Segundo o secretário Ailton Nonato toda a produção de assentamentos do município são adquiridos pela Conab – Companhia Nacional de Abastecimento ou comercializados no Centro de Hortifrutigranjeiros todos os dias e as balanças servirão para ajudar na pesagem dos produtos.
O município de Presidente Epitácio recebeu ainda um caminhão que está sendo usado no transporte de produtos diretamente dos assentamentos e propriedades rurais para a cidade. “Em todos os pedidos, o Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária participou ativamente e colaborou muito para que os pedidos fossem atendidos”, disse Nonato.

Deputado Ed Thomas disponibiliza recursos do Governo do Estado para saúde e assistência

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Saúde autorizou um repasse extra de R$ 13,2 milhões para auxiliar Santas Casas, Hospitais filantrópicos e APAEs paulistas. Segundo informações do deputado Ed Thomas, que na 10ª Região Administrativa serão contempladas 29 entidades de 19 municípios, com investimentos de R$ 733.263,00, conforme segue abaixo.

Município Entidade Valor
Adamantina APAE R$ 20.000,00
Adamantina Clínica de Repouso Nosso Lar R$ 44.918,00
Álvares Machado Centro Clínico Educacional Bem-Me-Quer R$ 20.000,00
Álvares Machado Hospital e Santa Casa de Misericórdia R$ 20.000,00
Dracena APAE R$ 20.000,00
Dracena Santa Casa de Misericórdia e Maternidade R$ 99.854,00
Flórida Paulista Santa Casa de Misericórdia e Maternidade R$ 20.000,00
Martinópolis APAE R$ 20.000,00
Osvaldo cruz APAE R$ 20.000,00
Pacaembu Santa Casa R$ 20.000,00
Panorama APAE R$ 20.000,00
Panorama Santa Casa e Maternidade R$ 20.000,00
Pirapozinho APAE R$ 20.000,00
Presidente Bernardes APAE R$ 20.000,00
Presidente Bernardes Sociedade Beneficente R$ 20.000,00
Presidente Epitácio APAE R$ 20.000,00
Presidente Prudente APAE R$ 20.000,00
Presidente Prudente Associação Adolpho Bezerra de Menezes R$ 62.270,00
Presidente Prudente Associação Desenv. De Crianças Ltda. Lumen Et Fides R$ 20.000,00
Presidente Prudente Associação Regional Espírita R$ 24.757,00
Presidente Venceslau APAE R$ 20.000,00
Rancharia APAE R$ 20.000,00
Regente Feijó APAE R$ 20.000,00
Regente Feijó Hospital e Maternidade Regional R$ 20.000,00
Rosana APAE R$ 20.000,00
Santo Anastácio APAE R$ 20.000,00
Santo Anastácio Irmandade do Hospital de Caridade Anita Costa R$ 21.464,00
Teodoro Sampaio APAE R$ 20.000,00
Tupi Paulista APAE R$ 20.000,00
TOTAL R$ 733.263,00


“Com os recursos, que deverão ser pagos até o próximo mês, os hospitais poderão pagar fornecedores, adquirir materiais ou realizar pequenas reformas. Divididos conforme o volume de atendimento das entidades pelo SUS, os recursos extras visam auxiliar no equilíbrio financeiro das Santas Casas e hospitais filantrópicos que, em sua grande maioria, apresentam problemas de caixa em razão da defasagem da tabela de procedimentos do SUS paga pelo Ministério da Saúde”, conclui o deputado.

comentário do dia

Festa do vinho
No sábado, dia 11 de junho, no Clube Kabana, uma das mais tradicionais festas de Presidente Epitácio. A Festa do Vinho, promovida e organizada (muito bem organizada) pelo Rotary Clube de Presidente Epitácio. Você não pode perder...

Epitaciana
Sábado, dia 21, com início às 23:00, sensacional baile para todas as idades, animado por "Orlandinho do Acordeon", de Presidente Prudente: Promoção: Grupo "Boa Convivência" - 3.ª Idade de Presidente Epitácio/SP - Local: Clube da Epitaciana, Rua Porto Alegre n.º 04-79, Centro - Presidente Epitácio Ingresso - R$7,00 - Domingo, dia 22/05/2011, Participação na missa que será celebrada pelo Pe. Robson (Missionário da Igreja "Divino Pai Eterno"), às 17 :30 no Parque do Povo. Saída, em frente à Epitaciana, às 15:00 horas - Interessados, fazer reserva até 6.ª feira, fone- (18) 9797 – 4174. – Izabel – Presidente -- Lucia - Secretária -- Edecir - Diretor de eventos

La Femme
Presidente Epitácio já conta com uma local para a mulher se tornar ainda mais bonita, o Centro de Estética La Femme. Localizado na avenida Tibiriçá, 15-54, ao lado do Supermercado Central, telefone 18 – 3281 3208 e oferece - esteticista e fisioterapeuta Thaise - Salão de beleza com a cabeleireira Adriana e a depiladora e podóloga Inês. Além de manicure e pedicure.

Musica e informação
Todos os sábados estamos com o Programa Musica e Informação, das 12:00 horas às 15:00 horas, Rádio Novo Milênio – 104.9 FM. Ligue 3281 7224, participe e concorra a vários brindes.

Bar do Cavalcanti
O Bar do Cavalcanti, na Praça do Redondo, em todos os dias você pode degustar um delicioso mocotó e sarapatel, além de tomar uma deliciosa cerveja geladinha. Aos sábados os violeiros se reúnem para uma roda de viola. Além de uma caixa de correio a sua disposição. Após um ano na Praça do Redondo o Cavalcante conseguiu abrir os sanitários públicos da praça. O local fica aberto das 9 as 21 horas todos os dias.

Viagem a Aparecida
Viagem a Aparecida ‘do Norte’ com saída no dia 10 de outubro e retorno no dia 12 é com o Miguel. Ônibus confortáveis da Empresa Andorinha. Vamos todos juntos a Aparecida... ligue 18 - 3281 7116 ou 9724 5453 e fale com o Miguel.