Total de visualizações de página

sábado, 20 de outubro de 2012

Bataguassu: Vereadores realizam a primeira sessão depois das eleições



Dos nove atuais vereadores, apenas seis vereadores marcaram presença na primeira sessão da Câmara Municipal de Bataguassu depois das eleições municipais. Além do Presidente da Câmara Mauricio do XV, estiveram presentes os vereadores, Neto do Jô, Edson do PT e as vereadores Meire Bonfim, Regina Dovale e Preta Kotai.

Apenas a vereadora Regina Dovale, Meire Bonfim, Preta Kotai e o vereador Edson do PT usaram a palavra livre.

A sessão aconteceu na ultima segunda-feira (15), e não foi apresentado nenhum trabalho pelos vereadores na ordem do dia.

Programa Aprendiz Legal emprega 55 jovens em Epitácio





AI ACIPE / Dayane Santos

A boa receptividade do Programa Aprendiz Legal, implantado em junho deste ano em Presidente Epitácio pelo CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, já conta com a adesão de 24 empresas e a contratação de 55 jovens. Estes 55 jovens contratados estão atuando tanto no comércio quanto na indústria epitaciana.

O Aprendiz Legal promove a formação de jovens para o mercado de trabalho, cumprindo a Lei 10.097, conhecida como a Lei da Aprendizagem. Pela Lei, empresas que não integram o Simples devem destinar entre 5% a 15% de seu quadro para a contratação de aprendizes, cuja idade é de 14 a 24 anos, sem experiência profissional. O programa do CIEE é desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Uma das principais vantagens para as empresas, além de ficar em sintonia com a legislação, é a oportunidade de formar profissionais afinados com a cultura e os princípios da corporação e a possibilidade de aproveitamento desses talentos. Para os jovens o Aprendiz Legal representa a oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Claudinei Ramos Neves, 16 anos, contratado pela Rede Big Frama comemora o primeiro emprego com carteira assinada. De acordo com ele, ser contratado sem experiência é uma grande oportunidade, já que a maior parte das empresas priorizam contratar funcionários com experiência. Para o jovem o aprendizado recebido durante o período de trabalho tem trazido grande experiência para sua vida profissional. “Tenho aprendido muito nesses meses que estou aqui. Tenho me empenhado muito e espero ser contratado após os dois anos de estágio”, comenta o funcionário.

Para o gerente administrativo da Big Farma Rodrigo Koyama, contratar jovens aprendizes traz grandes benefícios para a empresa. “Notamos que é mais fácil trabalhar com jovens sem experiência, eles aprendem com facilidade, e assim conseguimos moldá-los de acordo com o perfil da empresa. Eles vêem sem vícios. Além do benefício maior que é contribuir para um projeto social”, explica o gerente. Koyama disse ainda que pretende contratar no final do contrato os jovens aprendizes que se destacarem durante o programa de aprendizagem.

O Programa Aprendiz Legal tem apoio da ACIPE – Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio, que auxilia o CIEE e as empresas no cadastro e seleção dos currículos.

As empresas interessadas em contratar aprendizes podem procurar a ACIPE ou o CIEE para mais informações. Os jovens interessados em participarem do programa devem fazer seu cadastro no site www.ciee.org.br ou preencher a

ficha de inscrição na ACIPE. Para o preenchimento da ficha os jovens devem trazer os documentos pessoais (RG, CPF, e uma foto 3x4).

Serviço

A ACIPE está localizada à rua Paraná, nº 2-62, telefone (18) 3281-1710. O CIEE Associação em Presidente Prudente está localizado à rua Joaquim Nabuco, nº 849 e atende no telefone (18) 3222-9733.

42º BPM/I REALIZA SOLENIDADE DE VALORIZAÇÃO POLICIAL MILITAR




Na manhã de 19 de outubro, o 42º Batalhão de Polícia Militar do Interior realizou uma solenidade de Valorização Policial Militar. O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e foi realizado na sede do Batalhão, em Presidente Venceslau/SP.

Dentre os convidados, estavam presentes dois membros do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Santo Anastácio, a Senhora Sônia Maria da Silva Stelato (Presidente) e o Senhor José Aparecido Rosa (1º Secretário).

Também estavam presentes o Tenente Coronel PM Donizete Martins dos Reis, Comandante do 42º BPM/I, Oficiais, Praças da Unidade e alguns familiares dos homenageados.

Na oportunidade, houve a entrega de certificados aos Policiais Militares do serviço operacional eleitos nos meses de julho, agosto e setembro. O Cabo PM Sidnei Aparecido Teixeira e o Soldado PM Sérgio Ferreira Neves foram homenageados referente ao mês de julho. O 2º Sargento PM Marcos Antonio Travain, os Soldados PM Diego Takaki Ricardo de Jesus e Danilo Martins Pesente, referente ao mês de agosto. Referente ao mês setembro foi homenageado o Soldado PM Fabrício Pedranzini dos Santos.

O Policial Militar Administrativo eleito no primeiro quadrimestre de 2012 também foi homenageado. Trata-se do 3º Sargento PM Raimundo de Souza Ferreira, que presta serviços no Setor de Comunicação Social do 42º BPM/I, em Presidente Venceslau/SP.

Os Policiais Militares eleitos nos meses de julho e setembro pertencem ao efetivo do 4º Pelotão PM da 1ª Companhia PM, sediado no município de Santo Anastácio/SP. Já os PM eleitos no mês de agosto prestam serviços na Companhia de Força Tática do Batalhão.

O evento comemorativo foi encerrado às 11h00min e todos os presentes tiveram a oportunidade de cumprimentar os Policiais Militares homenageados.

POLÍCIA MILITAR RECUPERA MOTOCICLETA FURTADA EM TEODORO SAMPAIO



Na madrugada do dia 19 de outubro (sexta feira), Policiais Militares da 3ª Companhia PM do 42º BPM/I recuperaram uma motocicleta que havia sido subtraída por um adolescente, em Teodoro Sampaio/SP.

Os policiais militares estavam em patrulhamento, quando por volta de 01h50min receberam a informação a respeito do furto e imediatamente iniciaram as diligências visando a localização do veículo

A motocicleta foi localizada momentos após, porém estava abandonada na área central da cidade. Os patrulheiros intensificaram as diligências pelas imediações e abordaram um adolescente que estava em atitude suspeita. Com ele estavam as chaves utilizadas para subtrair a motocicleta.

Indagado sobre o fato o adolescente revelou que trocaria a motocicleta e outros objetos furtados por entorpecente, haja vista ser usuário de drogas.

Diante dos fatos o adolescente e os objetos apreendidos foram encaminhados ao Plantão de Polícia Judiciária para adoção das medidas cabíveis. A motocicleta e uma bicicleta foram restituídas aos proprietários. O Conselho Tutelar local assistiu aos trâmites legais, para garantir os direitos do adolescente.

CART apoia movimento Outubro Rosa




Em parceria com o Grupo Amigas do Peito, Concessionária integra a campanha pelo segundo ano para conscientizar seus colaboradores



Até o dia 31 de outubro, a CART – Concessionária Raposo Tavares, em parceria com o Grupo Amigas do Peito de Bauru, participa da Campanha Outubro Rosa, movimento de luta contra o câncer de mama, que estimula a adesão da população, empresas e entidades. Para conscientizar seus colaboradores, a Concessionária está divulgando a campanha na intranet com dicas de prevenção do câncer de mama, além de disponibilizar materiais impressos e fitas de pulso alusivas ao tema. A CART também instalou uma iluminação rosa na fachada do prédio do escritório administrativo em Bauru.

Este é o segundo ano que a Concessionária participa da campanha. Em 2011, distribuiu folhetos informativos sobre a prevenção do câncer de mama aos seus colaboradores. “Iluminar monumentos e prédios com a cor rosa é uma forma prática de expandir essa iniciativa e abranger um número maior de pessoas, bastando apenas adequar a iluminação já existente”, ressalta o Gerente de Pessoas e Gestão da CART, Denilson Brum.

O Gerente frisa ainda que o objetivo da participação na campanha é voltar a atenção para um movimento tão conhecido e comemorado internacionalmente. “A popularidade do Outubro Rosa vem alcançando o mundo de forma bonita, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre. Isso faz com que a iluminação em rosa assuma um papel importante, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo”.

Em Bauru, diversas ações estão sendo realizadas ao longo deste mês, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, o melhor caminho para a cura.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

sempre uma noticia aqui pra você... acompanhe

Escola Técnica Estadual abre inscrições para técnico de comércio em Epitácio


A Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza está com inscrições eletrônicas abertas para 40 vagas no curso de técnico em comércio que será ministrado em Presidente Epitácio. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de outubro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.
De acordo com o diretor Silvio Cardoso dos Santos a Escola Técnica professor Milton Gazzetti de Presidente Venceslau, que faz parte das escolas técnicas do Estado de São Paulo, vai abrir uma sala com 40 vagas, na EMEF Waldyr Romeu da Silveira, na rua Florianópolis 17-58 em Presidente Epitácio. Para se inscrever o interessado deverá estar matriculado na 2ª série do ensino médio ou ter concluído o curso. As aulas são presenciais.
O curso é do Centro Paula Souza através da Escola Técnica Estadual de São Paulo e será ministrado por professores da ETC Milton Gazzetti. No dia 26 de novembro de 2012 serão divulgados pela Internet os locais das provas e o exame será no dia 2/12/2012 com início às 13.30 horas. No dia 9/1/2013 será divulgada a lista de convocação dos candidatos aprovados para realização de prova de aptidão, no dia 16/01/2013 será divulgada a lista de classificação geral e de 21 a 22 de janeiro de 2013 será feita a convocação e matrícula dos aprovados. A inscrição para o vestibular custa R$ 25.,00 e os interessados devem acessar o site www.vestibulinhoetec.com.br.
O curso de técnico de comércio tem por objetivo proporcionar uma habilitação profissional aos alunos concluintes em administração e técnico de comércio

“Desperte seu potencial” é o tema da oficina promovida pelo SEBRAE


Estão abertas as inscrições para uma oficina gratuita promovida pelo SEBRAE-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo em Presidente Epitácio, destinada a empresários de micro e pequenas empresas e candidatos a empreendedores.
Com o tema “Desperte seu potencial”, a oficina tem por objetivo estimular a adoção de comportamentos que contribuam para a sobrevivência das empresas, tais como administração correta do tempo, negociação, comunicação, organização, planejamento e desenvolvimento do pessoal e ainda sensibilizar os empresários e futuros empreendedores a identificar as principais habilidades na gestão de uma empresa, com exposição de vídeos, atividades individuais e dinâmicas de grupo. A palestra será ministrada pelo consultor especialista do SEBRAE-SP Paulo Alexandre Mungo Balbo
As vagas são limitadas e a oficina será realizada no dia 18 de outubro (quinta-feira), a partir das 19 horas na sala de reuniões da ACIPE - Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio.
As inscrições devem ser realizadas no Posto do SEBRAE-SP, localizado a rua Paraná, nº 2-62. Mais informações pelo telefone (18) 3281-1710 com a Adriana ou Mirian.

Conselho de Consumidores da Caiuá tem novo presidente




O novo presidente é Fernando Carballal que assume no lugar de Jorge Akaki, que agora ocupa a vice-presidência do conselho. Dorival Pavesi assume como Representante da Classe Comercial no lugar de Ricardo Anderson Ribeiro, que deixa o conselho. A Classe Rural também tem nova representação, João Altino Cremonezzi no lugar de Décio Garcia.
Desde a implementação da Resolução 451/2011 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regulamenta o Conselho de Consumidores das concessionárias, não existe mais representante das demais classes consumidoras.
“Carlos Garrido é representante das demais classes consumidoras, mas seu mandato também se encerra agora, portanto com extinção desta representatividade, conforme orientação da Aneel, deixa o cargo”, ressaltou o Presidente Fernando Carballal.
O presidente destacou ainda que, uma das propostas da nova formação do conselho é promover encontros itinerantes nas cidades de concessão da Caiuá. "É uma oportunidade de democratizarmos o acesso dos consumidores da Caiuá ao Conselho de Consumidores. A ideia é que possamos implementar as reuniões ordinárias itinerantes já em 2013, com a participação da sociedade, líderes das unidades da Caiuá nestas localidades, e que todos possam contribuir com o trabalho do conselho", destacou o presidente.

Carla Zíper é primeira travesti na Câmara de Presidente Venceslau



A professora, locutora e estudante de História, Carla Zíper, 50 anos, será a primeira travesti a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Presidente Venceslau. Com 343 votos, a representante do PDT diz ter se surpreendido com a eleição pela qual trabalha desde 2004, quando obteve 119 votos e ficou fora do Legislativo. Zíper não atribui à sua opção sexual o fato de ser uma das 13 escolhidas para representar o povo, mas, emocionada, relata o quanto lutou e serviu à comunidade, mesmo fora das paredes do plenário.
A vereadora eleita tem como objetivo principal ajudar no desenvolvimento do município no que tange à geração de emprego e renda. Conta que tem projetos a desenvolver com os jovens e na área social, mas salienta que trabalhará também no combate ao preconceito. “Prometi para minhas companheiras LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis] que de imediato tocaria nesta questão. Na primeira sessão da Câmara já trarei este assunto à tona”.

Bill Duque fala sobre turismo até o fim do ano

O novo secretário de Turismo e Cultura de Presidente Epitácio – Nilton Duque dos Santos – Bill Duque explicou ao repórter Nelson Roberto que sua pasta deverá manter todos os eventos já assumidos anteriormente e que o Fest Tur já havia sido cancelado por contenção de despesas. “Estaremos ajudando todas as festas de fim de ano que nos procuraram e que tenhamos condições de ajudar e manter o Epifolia com o dia 31 de dezembro sendo da Prefeitura para realizar o melhor réveillon de toda a região”, disse.

A Prefeitura faz entrega de equipamentos a policia militar

A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo entregou um ar condicionado de 12000 BTUS SPLIT MSS12CR 220V, e um computador , na ultima Quarta-feira (17), ao 2º BPM (Batalhão de Polícia Militar), contendo equipamento de multimídia compostos por um computador completo (CPU, teclado, mouse, caixas de som), todo com monitor de Led 17polegadas com o Windows 7 instalado.
“A parceria entre a administração municipal e a Polícia Militar garante mais segurança e tranquilidade os munícipes. A nossa preocupação é sempre oferecer bem-estar e qualidade de vida ao cidadão”, enfatiza a Prefeita Eledir Barcelos de Souza.
A entrega foi oficializada com a assinatura do Termo de Cessão de uso, para o sargento Jeferson Santos, que ressaltou a importância da aquisição, pois as ocorrências policiais são registradas no sistema REDS via internet, possibilitando um atendimento com maior rapidez e qualidade.
“A cada equipamento novo que é entregue a Policia Militar estamos certos que nosso trabalho esta sendo realizado de maneira correta para garantira a segurança da população santa-ritense.




PROCURADOS PELA JUSTIÇA SÃO PRESOS PELA POLÍCIA MILITAR EM PRESIDENTE VENCESLAU

No dia 17 de outubro (quarta feira), quatro pessoas procuradas pela Justiça foram capturadas em Presidente Venceslau/SP.
Os Policiais Militares da 1ª Companhia do 42º BPM/I estavam cientes de que havia mandados de prisão expedidos pela Justiça em desfavor de uma mulher e um indivíduo. Durante o patrulhamento obtiveram êxito em localizar e prendê-los, sendo as duas prisões realizadas em momentos distintos.
As outras prisões foram realizadas no atendimento de duas ocorrências policiais, onde após consultas para verificar a situação criminal dos envolvidos foi constatado que tratavam-se de indivíduos procurados pela Justiça.
Todos os condenados capturados foram recolhidos ao Sistema Prisional, permanecendo à disposição da Justiça.
No primeiro semestre deste ano 72 (setenta e duas) pessoas procuradas pela Justiça foram capturadas na área do 42º BPM/I, uma média de uma pessoa a cada dois dias e meio.
Nos meses de agosto, setembro e outubro foram presas na área do 42º BPM/I 39 (trinta e nove) pessoas procuradas pela justiça.

Presidente Venceslau, 18 de outubro de 2012.

ELABORADO PELO SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 42º BPM/I

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Concurso de enfermeiro – as enfermeiras de Presidente Epitácio estão indignadas com o baixo salário que será pago pela Prefeitura após concurso público para ESFs – Estratégias de Saúde da Família. Hoje as profissionais recebem mais de R$ 2.7 mil e passarão a receber cerca de R$ 1.4 mil. Segundo informações nas cidades vizinhas o salário de enfermeira é de aproximadamente R$ 2 mil/mês.

Composição da Câmara – há rumores correndo pela cidade de que alguns vereadores eleitos na oposição já estariam passando para a situação, com isso, o prefeito Picucha teria a maioria na Câmara, mas segundo o vereador eleito Acir Murad (PMDB) os sete oposicionistas ainda estão firmes para legislar a favor da cidade, mas em situação de oposição.

Aliança Cred - Oferece as menores taxas de juros para empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS, Federal, Siape, Marinha, Exercito e Aeronáutica em ate 58 vezes. Compras de dividas de todos os bancos, inclusive BV. E algumas compras de cartões. Cobre qualquer oferta da concorrência. Financiamentos de veículos leves e pesados; Seguros de vida, veículos; Revisões Previdenciárias. Av. Presidente Vargas 12-17 Centro, Presidente Epitácio, fone: 18-3251 1125.

Lojas 10 – A avenida Presidente Vargas, 12-19 conta com a Loja 10 que oferece confecções, presentes, bijuterias e acessórios, sempre com novidades e preços sensacionais. A loja está em reforma para ampliação, mas mesmo assim continuará atendendo seus clientes e amigos – Loja 10. “Qualidade – Preço Baixo e a Nossa Diferença”.

Condomínio Studio – Muito em breve Epitácio vai conhecer o mais novo e moderno conceito em condomínio. Serão 22 apartamentos (sobrados) com vista para o grande lago. Rua Paraná quadra 24 – defronte a Associação de Funcionários Públicos de Epitácio. Vale a pena esperar para investir ou morar.

Bib’s Pizzaria – uma das melhores pizzas de toda a região com entrega a domicilio (delivery). Pizzas deliciosas com preços a partir de R$ 12,00. Ligue 18 – 3281 5124. Bruno e toda sua equipe para te atender bem e com pizzas deliciosas.

CART devolve três animais silvestres ao habitat - A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares devolveu, nesta quarta-feira, dia 17 de outubro de 2012, três animais silvestres, um cachorro-do-mato, um papagaio e um gambá, ao seu habitat na região de Santa Cruz do Rio Pardo. Os animais, após receberem cuidados da Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis para sua reabilitação, estão saudáveis e mantêm-se selvagens, condições para sobreviverem na natureza.

Constec – Assistência técnica em computadores, instalação de redes domesticas e empresariais, assistência técnica de celulares e smartfhones, desbloqueio de aparelhos importados tudo com atendimento domiciliar – fale com Enrique, Felipe e Douglas. Av. Presidente Vargas, 8-40 – Galeria Farol – telefones – 18 – 3281 3167 – 9734 1247 e 8157 5249.

Jiuvan Despachante - Documentos de veículos é com o Jiuvan Despachante – rua Maceió, 5,61 – telefone 18 3281 5700 e 9749 9530 – jiuvankleber@hotmail.com .

Epitaciana - Neste sábado, dia 20, com início às 22:30, mais um SENSACIONAL BAILE PARA TODAS AS IDADES, com animação de "ÍNDIO DO TECLADO e LUCIANA. de Presidente Prudente"! - Promoção: Grupo "Boa Convivência", 3.ª Idade de Presidente Epitácio - Local: Clube da Epitaciana, Rua Porto Alegre n.º 04-79, Centro, Presidente Epitácio - Ingressos: R$10,00

La Femme - Uma local para a mulher se tornar ainda mais bonita, o Centro de Estética La Femme. Rua Antonio Marinho de Carvalho Filho, 1-49 telefone 18 – 3281 3208 e oferece – cabeleireira Adriana com experiência comprovada e deixa seus cabelos maravilhosos, além de esteticista e fisioterapeuta Thaise - e a depiladora e podóloga Inês. E manicure e pedicure. As mulheres transformam o mundo. O centro de Estética La Femme, presidente Epitácio transforma seus tratamentos em uma grande oportunidade... Congelamento de gordura localizada com preço especial ....
no cheque ou no cartão de credito .... ligue e obtenha mais informações no cel. 18-91260366 ou 18-81170124

Bar do Cavalcanti - O Bar do Cavalcanti, rua Antonio Venâncio Lopes, 11-71, pertinho da Santa Casa, com conforto e comodidade, em todos os dias você pode degustar um delicioso mocotó e caldo de piranha, além de tomar uma deliciosa cerveja geladinha e ainda jogar sinuca em duas mesas, som ambiente – vá conferir o novo endereço do Cavalcanti, vale a pena conferir. Ah e está sempre lotado com gente bonita – vamos lá...


TC aprova contas da Administração Furlan referente ao ano de 2010



O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo publicou no diário oficial de 20 de setembro de 2012 parecer aprovando por unanimidade as contas da administração Furlan em 2010.
O parecer conforme os Conselheiros Robson Marinho, Presidente e Relator, e Edgard Camargo Rodrigues, e do Auditor Substituto de Conselheiro Josué Romero, a e. 2ª Câmara, em sessão de 04 de setembro de 2012, decidiu emitir parecer favorável à aprovação das contas prestadas pelo Prefeito do Município da Estância Turística de Presidente Epitácio, exercício de 2010, não alcançando esta decisão os atos porventura pendentes de apreciação por este Tribunal. Presente a Procuradora - Letícia Formoso Delsin.
Na ocasião reconheceram-se definitivos os seguintes resultados contábeis: aplicação no ensino: 25,09%, aplicação na valorização do magistério: 61,05%, utilização em 2010 dos recursos do FUNDEB: 100%, aplicação na saúde: 22,15%, despesas com pessoal e reflexos: 46,90% e déficit orçamentário: 1,82%. Publique-se. São Paulo, 20 de setembro de 2012. EDGARD CAMARGO RODRIGUES - Presidente em exercício ALEXANDRE MANIR FIGUEIREDO SARQUIS - Redator .

Prefeitura abre concurso público e processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio abriu as inscrições para concurso público na área de saúde e processo seletivo na área de educação. As inscrições podem ser feitas via internet pelo site www.consesp.com.br até o dia 21 de outubro de 2012. Para o processo seletivo de provas e títulos estão abertas inscrições para os seguintes cargos: professor de creche (PEB I), professor de Educação Básica I (PEB I), PEB II, ] Ciências Físicas e Biológicas (PEB II), Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Inglês, Matemática e Física, todos PEB II. Na área de música estão abertas inscrições para professores de bateria, percussão, cordas erudito, cordas popular, piano e teclado, sopro, madeira, metais (trompete). Na área de saúde será feito concurso público para as vagas de auxiliar de dentista, Técnico de Enfermagem e Enfermeira. Todas as inscrições poderão ser feitas pela internet através do site www.consesp.com.br e quem não tiver acesso, poderá utilizar o Programa Acessa São Paulo instalado na Biblioteca Municipal na rua Porto Alegre 6-83. As provas serão realizadas no dia 18 de novembro de 2012 em locais a serem divulgados brevemente através de editais que serão afixados na Prefeitura e pela imprensa local. O edital completo, inclusive com o conteúdo programático, está afixado em local de costume no Paço Municipal na Praça Almirante Tamandaré ou pode ser visto pelo site www.consesp.com.br.

Novo radar na SP-270 inicia operação em 10 dias

Está previsto para daqui a 10 dias, o início do funcionamento do novo radar de fiscalização eletrônica de velocidade, que foi implantado pela Concessionária Auto Raposo Tavares (Cart) no km 566 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no sentido capital/interior, na área urbana de Presidente Prudente. A Assessoria de Imprensa da empresa explica que o local, homologado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), foi escolhido porque precede uma curva que conta com registros de vários acidentes, conforme constatado junto à Polícia Militar Rodoviária. No trecho entre Rancharia e Presidente Epitácio são sete equipamentos em funcionamento. A Cart pontua que o novo radar implantado em Prudente substitui um que existia no km 489 da SP-270, no município de Paraguaçu Paulista. “Em cumprimento ao edital de concessão, a empresa tem obrigação de instalar e operar radares nas rodovias do Corredor Raposo Tavares. Porém, a gestão dos dados é centralizada pelo DER”.

Locais de prova do Enem 2012 já podem ser consultados pela internet

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibilizou na internet a consulta aos locais de prova para os estudantes que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para acessar o cartão, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site do Inep. Este ano, cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer a prova, marcada para os dias 3 e 4 de novembro. Na última quarta-feira (10), os alunos inscritos no processo de seleção começaram a receber, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição, que também trazem os locais de prova. O candidato que não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento pelo site pode obter a informação por meio do telefone 0800 616161. A ligação só pode ser feita de telefone fixo ou público. Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.

Crônica de Fernando olmo é publicada em livro

O escritor epitaciano Fernando Olmo teve a crônica “Casal Perfeito” publicada no livro da VI CLIPP – Concurso Literário de Presidente Prudente. O referido concurso literário, já tradicional e muito bem divulgado, teve inscritos 1015 composições de 319 autores de todo o Brasil. Olmo é licenciado em Letras e especialista em Literatura pela antiga Fafipreve - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau. Escreve há oito anos para vários periódicos da região e é membro da Agape – Academia Geral de Artes de Presidente Epitácio. O lançamento acontecerá no dia 27/10, às 19 horas, no IBC, durante o 3º Salão do Livro de Presidente Prudente.

Covepe desenvolve trabalho para diminuir casos de dengue no município

O Controle de Vetores de Presidente Epitácio-Covepe iniciou um trabalho com o objetivo de diminuir casos de dengue no município. Segundo Reinaldo Ferreira da Silva, coordenador do Covepe, até dia 15 de outubro de 2012, foram confirmados 38 casos de pacientes que contraíram Dengue, sendo que destes, 08 casos de pacientes que contraíram dengue em outros municípios e 30 são autóctones. Foram feitas 58.000 visitas domiciliares (para orientação e combate a dengue e Leishmaniose). Também foram feitas 3.300 visitas de nebulização (inseticida), para combate casos confirmados de Dengue. O Covepe está realizando levantamento de índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti em 1.200 imóveis nas duas áreas do município. Sendo avaliados um índice de maior infestação nos seguintes bairros; Vila Tibiriçá, Vila Bordon, Jardim das Paineiras, Estrada Helvécio, jardim Tropical, Jardim Primavera, Vila Maria, Vila Monte Castelo , Vila São José , Vila Cruzeiro do Sul , Vila Pres. Vargas, Vila Esperança, jardim Campo Grande, Jardim das Palmeiras, Vila Palmira, Vila Martins, Centro, Vila Santa Rosa, Pátio da Fepasa, Boa Vista.

Circuito Cultural Paulista traz espetáculo musical para Epitácio

O Circuito Cultural Paulista que promove espetáculos de qualidade em todo o Estado de São Paulo, traz para Presidente Epitácio no próximo dia 19 de outubro (sexta feira) o espetáculo musical “Chocolate Canta Partido Alto, com Chocolate e Banda”. O evento que terá inicio às 20h30 horas será realizado no anfiteatro João Brilhante Júnior com entrada gratuita. Também no dia 11 de novembro, com inicio às 20 horas, no anfiteatro João Brilhante Júnior será apresentado o espetáculo de dança “O Canto da Sereia- Grupo Excaravelhas de São Paulo”. Os ingressos poderão ser retirados na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no Complexo administrativo da Prefeitura na rua São Paulo 5-45.

Instituto INVEPAR abre seleção para projetos socioambientais

O Instituto INVEPAR e empresas do Grupo Invepar (Linha Amarela S/A - LAMSA (RJ), Concessionária Litoral Norte - CLN (BA), MetrôRio (RJ), a Concessionária Bahia Norte - CBN (BA) e CART – Concessionária Auto Raposo Tavares lançam seu primeiro edital para seleção de projetos socioambientais para serem implantados em 2013. Podem concorrer projetos novos e/ou em andamento com foco na Educação (segurança e preservação da vida, formação empreendedora, gestão comunitária e de empreendimentos comunitários e associativismo e formação para economia solidária); Meio Ambiente (educação ambiental, coleta seletiva, reciclagem e reflorestamento); Cultura (atividade sociocultural) e Esporte (atividade socioesportiva). Tendo o empreendedorismo e apoio à gestão pública como temas transversais. O edital que estabelece as diretrizes para a seleção dos projetos socioambientais e os formulários para inscrição estão disponíveis no site da INVEPAR (www.invepar.com.br/edital). Os interessados em participar do processo seletivo deverão se inscrever até às 17h (horário de Brasília) do dia 12 de novembro de 2012. Podem participar pessoas jurídicas que sejam organizações sem fins lucrativos e que estejam regularmente constituídas e legalizadas há pelo menos um ano a contar da data de sua inscrição. No caso dos projetos incentivados de Cultura serão aceitas inscrições de pessoas jurídicas com fins lucrativos. Objetivo - O objetivo do Instituto INVEPAR e das empresas do Grupo é contribuir para a promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico. Por isso os projetos visam identificar e apoiar ações socioambientais que valorizem a cultura local, reconhecer e apoiar ações que desenvolvam a criatividade e as potencialidades dos indivíduos para o empreendedorismo. Também estimular o empreendedorismo para o desenvolvimento comunitário e instigar a economia solidária e aumentar as condições de empregabilidade de jovens e adultos. Serviço - As inscrições para processo seletivo de projetos socioambientais do Instituto INVEPAR 2013 podem ser feitas até as 17h (horário de Brasília) do dia 12 de novembro no site www.invepar.com.br/edital

Sucesso a Festa do Peixe no Distrito do Campinal

A Festa do peixe realizada no domingo (14) no Distrito do Campinal, organizada pela comunidade católica campinalense com apoio da Prefeitura Municipal, foi um grande sucesso. O evento que transcorreu das 12 às 21 horas reuniu cerca de 4 mil pessoas de Caiuá, Presidente Venceslau, Agrovilas e Presidente Epitácio.

Sociedade Espirita Filhos da Fé e Caridade comemora dia das crianças

Membros da Sociedade Espirita Filhos da Fé e Caridade comemoraram, no domingo passado, dia 14, na sede da Associação dos Funcionários Públicos Municipais, o dia das crianças com o Projeto Criança Com Amor – Criança Feliz. Segundo o líder espiritual Ednilson Soares da Silva, a sociedade eleborou um projeto para que no dia das crianças (12 de outubro) muitas crianças tenham um brinquedo de boa qualidade e para isso houve uma ação social “Criança Com Amor – Criança Feliz. Os brinquedos foram distribuídos entre os moradores da Favela do Casquinha e Vila Esperança que foram cadastradas no projeto. A Sociedade Espirita Filhos da Fé e Caridade tem como presidente a senhora Marlene Moreira de Souza e as reuniões são, aos domingos, às 20:00 horas, na rua Alvaro Coelho, 18-37;

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. Participe!

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, Campus Presidente Epitácio, entre os dias 16 e 19 de outubro. O tema principal da SNCT 2012 será: “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Ele foi escolhido em função de serem estes os assuntos principais da Conferência Rio + 20, evento de enorme importância e organizado pela ONU, que ocorreu no Brasil em 2012, com a participação de quase todos os países do mundo. Na SNCT 2012 serão promovidas e estimuladas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com este tema. Serão debatidas também as estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como a C&T pode contribuir para isto e para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações. A programação completa encontra-se no site www.pep.ifsp.edu.br.

Secretário de Administração fala de decreto de contenção de despesas

O secretário de administração recém reempossado Marlan de Melo falou ao repórter Nelson Roberto do Jornal Orinho.Com sobre sua volta a secretaria e sobre o decreto do prefeito José Antonio Furlan que deve conter despesas municipais. Marlan explicou que o decreto e feito em todos os finais de ano para que haja economia quando da chegada do novo ano. “Agora mais ainda que deveremos ter uma novo governo municipal e o prefeito Furlan vai deixar a Prefeitura enxuta para o prefeito eleito Sidnei Caio da Silva Junqueira – Picucha.”, disse. A principal intenção do decreto é a de diminuir gastos com tarifas – água, energia elétrica, telefone e despesas extras como hora extras de servidores que a partir de agora deverão usar suas horas extras em folgas determinadas em acordos com os encarregados dos setores. Marlan explicou ainda que o TC – Tribunal de Contas está mais exigente em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas que deverá manter todas as obras iniciadas em andamento e mantidos todos os contratos vigentes. Sobre a transição entre o atual governo e o que assume dia 1º de janeiro den 2013, Marlan disse que será uma transição tranquila e que já foi protocolado o pedido e o prefeito Furlan já se reuniu com o prefeito eleito Picucha para dar andamento a transição.

Rotary Clube de Epitácio completa 50 anos

O Rotary Clube de Presidente Epitácio completou, no dia 10 de outubro, 50 anos de existência e na semana passada sob a batuta do presidente Antonio Ferreira da Silva realizou a reunião festiva de cinquentenário. Na festiva forram homenageados os rotarianos pioneiros e contada a história do clube, além de ter uma placa colocada em uma das rotatórias de entrada da cidade.

OAB terá eleição para nova diretoria

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – 120ª subsecção de Presidente Epitácio realiza, no dia 29 de novembro, das 10 às 18 horas, a eleição para nova diretoria. Segundo o atual presidente Carlos Roberto Rossato, estão abertas as inscrições para chapas interessadas e devem ser feitas na seccional de São Paulo da OAB. “Para concorrer é necessário ter cinco anos de exercício como advogado e estar em dia com as obrigações com a entidade”, disse Rossato. Até o momento três advogados mostraram interesse em concorrer ao cargo de presidente – Otávio Marinho Ribeiro, Maristela Gomes Talavera Teodoro e Douglas Almeida.

Cejusc fará mutirão com mutirantes do CDHU

No dia 24 de outubro, das 09 ás 17 horas, será realizado em Presidente Epitácio no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o 1º Mutirão de Mutuários Inadimplentes de Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo. De acordo com a Companhia existem em Epitácio 95 contratos com pagamentos em atrasos. O mutirão terá como objetivo a tentativa de conciliação entre a CDHU e os mutuários inadimplentes através dos conciliadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O CEJUSC está na rua Venceslau Bráz, 3-08. Atende no telefone (18) 3281-6569.

Horário de verão começa à meia-noite de sábado

A partir do próximo domingo (21), brasileiros que vivem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão que adiantar seus relógios em uma hora. A data está marcada para o início do horário de verão, que vai até 17 de fevereiro de 2013. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, durante a vigência do horário diferenciado está prevista uma redução média de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h. O horário de verão é adotado em função do aumento da demanda por energia nesta época do ano, resultante do calor e do crescimento da produção da indústria com a aproximação do Natal. O Norte e Nordeste não aderem à mudança, porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avaliou que a economia nesses mercados é pouco expressiva, e não justifica a participação. A vigência do horário de verão começa à meia-noite de sábado (20). Desde 2008, a aplicação do horário diferenciado é regulamentada pelo Decreto n° 6.558, que fixou datas para o início e término. O começo é sempre no terceiro domingo de outubro, e o fim, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de carnaval, o encerramento é transferido para o domingo seguinte.

Furlan faz modificações no secretariado

O prefeito José Antônio Furlan fez modificações no secretariado municipal por força de alguns afastamentos administrativos a exemplo do Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Lourival mendes Magalhães que tirou férias, assumindo temporariamente em seu lugar Newton Duque (Bill) que já vinha respondendo pela diretoria de Cultura. Na Secretaria de Administração está reassumindo o cargo o agora vereador eleito Marlan de Mello, sendo que Otávio Ribeiro Marinho que vinha respondendo por esta secretaria se afasta para concorrer ao cargo de presidente da OAB-Subsecção de Presidente Epitácio. Como Secretário Municipal de Saúde está assumindo no lugar de Otávio o vereador eleito Marcírio da Saúde.

Dia das crianças foi comemorado na Vila Esperança

Por iniciativa dos funcionários públicos municipais José Carlos – B Ó e Pepe Legal foi realizada na Vila Esperança uma comemoração em alusão ao dia das crianças. Eles receberam apoio do comercio que doou brindes para serem distribuídos no local, além de cama redonda e muitas brincadeira animadas pelo cantor Pepe Legal.

Comitiva da ZPE de Bataguassu visita a Coreia

Representantes da ZPE de Bataguassu viajaram ontem (17) à Coreia do Sul para conhecer as experiências do país asiático nesse filão do comércio exterior que ainda engatinha no Brasil. Estão no roteiro visitas à Posco (sócia da Companhia Siderúrgica do Pecém, CSP), à gigante automobilística Hyundai e ao Korea Development Institute (KDI), órgão de pesquisa econômica e desenvolvimento do governo sul-coreano. Parceria - O Korea Development Institute possui um programa de conhecimento compartilhado, assinado em junho, com o governo brasileiro no intuito de apoiar o desenvolvimento das ZPEs nacionais. Em julho, consultores e técnicos oriundos da nação asiática visitaram o Pecém e a Adece (Agência de Desenvolvimento do Econômico do Ceará) e conheceram o modelo da área de comércio exterior cearense. Fonte: Diário do Nordeste / Victor Ximenes

Sindserpe organiza festa do dia do funcionário público

No próximo dia 28 é comemorado o dia dos funcionários públicos de todas as áreas – municipais, estaduais e federais e para festejar o dia o Sindserpe – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais está preparando uma grande festa que será realizada no salão de festas da Associação dos Funcionários Públicos de Presidente Epitácio. Segundo o presidente do Sindserpe - Claudio Pereira dos Santos haverá um almoço (churrasco) e farta distribuição de brindes aos servidores municipais. “Estaremos ainda distribuindo os cartões fidelidade da Mucate Gás para todos os associados que terão desconto de R$ 3,00 na compra de botijões de gás”, disse Claudio. Claudio está convocando todos os associados do sindicato para retirarem oas convites para a confraternização, na sede do sindicato, com ele ou Erika. Haverá show com Adriana Villar.

COMENTÁRIO DO DIA

Concurso de enfermeiro – as enfermeiras de Presidente Epitácio estão indignadas com o baixo salário que será pago pela Prefeitura após concurso público para ESFs – Estratégias de Saúde da Família. Hoje as profissionais recebem mais de R$ 2.7 mil e passarão a receber cerca de R$ 1.4 mil. Segundo informações nas cidades vizinhas o salário de enfermeira é de aproximadamente R$ 2 mil/mês. Composição da Câmara – há rumores correndo pela cidade de que alguns vereadores eleitos na oposição já estariam passando para a situação, com isso, o prefeito Picucha teria a maioria na Câmara, mas segundo o vereador eleito Acir Murad (PMDB) os sete oposicionistas ainda estão firmes para legislar a favor da cidade, mas em situação de oposição. Aliança Cred - Oferece as menores taxas de juros para empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS, Federal, Siape, Marinha, Exercito e Aeronáutica em ate 58 vezes. Compras de dividas de todos os bancos, inclusive BV. E algumas compras de cartões. Cobre qualquer oferta da concorrência. Financiamentos de veículos leves e pesados; Seguros de vida, veículos; Revisões Previdenciárias. Av. Presidente Vargas 12-17 Centro, Presidente Epitácio, fone: 18-3251 1125. Lojas 10 – A avenida Presidente Vargas, 12-19 conta com a Loja 10 que oferece confecções, presentes, bijuterias e acessórios, sempre com novidades e preços sensacionais. A loja está em reforma para ampliação, mas mesmo assim continuará atendendo seus clientes e amigos – Loja 10. “Qualidade – Preço Baixo e a Nossa Diferença”. Condomínio Studio – Muito em breve Epitácio vai conhecer o mais novo e moderno conceito em condomínio. Serão 22 apartamentos (sobrados) com vista para o grande lago. Rua Paraná quadra 24 – defronte a Associação de Funcionários Públicos de Epitácio. Vale a pena esperar para investir ou morar. Bib’s Pizzaria – uma das melhores pizzas de toda a região com entrega a domicilio (delivery). Pizzas deliciosas com preços a partir de R$ 12,00. Ligue 18 – 3281 5124. Bruno e toda sua equipe para te atender bem e com pizzas deliciosas. CART devolve três animais silvestres ao habitat - A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares devolveu, nesta quarta-feira, dia 17 de outubro de 2012, três animais silvestres, um cachorro-do-mato, um papagaio e um gambá, ao seu habitat na região de Santa Cruz do Rio Pardo. Os animais, após receberem cuidados da Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis para sua reabilitação, estão saudáveis e mantêm-se selvagens, condições para sobreviverem na natureza. Constec – Assistência técnica em computadores, instalação de redes domesticas e empresariais, assistência técnica de celulares e smartfhones, desbloqueio de aparelhos importados tudo com atendimento domiciliar – fale com Enrique, Felipe e Douglas. Av. Presidente Vargas, 8-40 – Galeria Farol – telefones – 18 – 3281 3167 – 9734 1247 e 8157 5249. Jiuvan Despachante - Documentos de veículos é com o Jiuvan Despachante – rua Maceió, 5,61 – telefone 18 3281 5700 e 9749 9530 – jiuvankleber@hotmail.com . Epitaciana - Neste sábado, dia 20, com início às 22:30, mais um SENSACIONAL BAILE PARA TODAS AS IDADES, com animação de "ÍNDIO DO TECLADO e LUCIANA. de Presidente Prudente"! - Promoção: Grupo "Boa Convivência", 3.ª Idade de Presidente Epitácio - Local: Clube da Epitaciana, Rua Porto Alegre n.º 04-79, Centro, Presidente Epitácio - Ingressos: R$10,00 La Femme - Uma local para a mulher se tornar ainda mais bonita, o Centro de Estética La Femme. Rua Antonio Marinho de Carvalho Filho, 1-49 telefone 18 – 3281 3208 e oferece – cabeleireira Adriana com experiência comprovada e deixa seus cabelos maravilhosos, além de esteticista e fisioterapeuta Thaise - e a depiladora e podóloga Inês. E manicure e pedicure. As mulheres transformam o mundo. O centro de Estética La Femme, presidente Epitácio transforma seus tratamentos em uma grande oportunidade... Congelamento de gordura localizada com preço especial .... no cheque ou no cartão de credito .... ligue e obtenha mais informações no cel. 18-91260366 ou 18-81170124 Bar do Cavalcanti - O Bar do Cavalcanti, rua Antonio Venâncio Lopes, 11-71, pertinho da Santa Casa, com conforto e comodidade, em todos os dias você pode degustar um delicioso mocotó e caldo de piranha, além de tomar uma deliciosa cerveja geladinha e ainda jogar sinuca em duas mesas, som ambiente – vá conferir o novo endereço do Cavalcanti, vale a pena conferir. Ah e está sempre lotado com gente bonita – vamos lá...

Caiuá estima economia de 0,5% com horário de verão

A partir da zero hora deste domingo, 21 de outubro, os relógios de quem mora nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado da Bahia, deverão ser adiantados em uma hora. Nesta data, entra em vigor no país, o horário de verão, que se estenderá até 17 de fevereiro do ano que vem. Horário de verão - Esta é a 42ª edição do horário de verão que, desde 2008 inicia no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Essa medida é adotada em cerca 84 países do mundo, sendo que os países do hemisfério norte adotam a medida entre março e outubro, enquanto no hemisfério sul o horário de verão é adotado entre outubro e março. Na área de concessão da Caiuá, a expectativa é de que haja uma redução no consumo de 0,4%. “Uma economia de energia que possibilitaria abastecer durante um mês, uma cidade como Martinópolis, na região de Presidente Prudente”, disse o Gerente Regional da Caiuá, José Carlos do Nascimento. Mas de acordo com o gerente ainda, "a economia de energia não é foco principal do horário de verão, o mais importante é a redução da demanda de energia no horário de pico, que deve ficar em torno de 5,9%. O que deixa o sistema de abastecimento mais seguro". Dicas para economizar energia e reduzir termostatos: seja no chuveiro, aquecedor, condicionador de ar, geladeira ou freezer, reduzir um grau centígrado na temperatura do termostato pode representar uma economia de até 5% da sua conta; Desligar quando não estiver em uso: equipamentos elétricos e eletrônicos produzidos no Brasil antes de 2001 tendem a consumir bastante energia, mesmo quando em stand-by. Os aparelhos mais modernos também consomem alguma energia durante todo o tempo em que estão ligados na tomada, podendo aumentar o consumo em até 35%. Conectar carregadores, sintonizadores de TV a cabo, computador, aparelho de TV ou de DVD em uma régua ou estabilizador que disponha de chave liga/desliga pode ser uma forma prática de interromper este circuito sem tirá-lo fisicamente da tomada; Iluminação: evite acender lâmpadas durante o dia, aproveitando ao máximo a iluminação natural. Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas, pois elas duram mais e gastam menos energia. Pinte paredes e tetos com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial; Geladeira: evite abrir a geladeira frequentemente. Quando for usar o eletrodoméstico, retire de uma só vez os alimentos de que precisa. Para saber se a borracha de vedação está em bom estado, faça o seguinte teste: coloque uma folha de papel entre a porta e a geladeira, feche a porta e tente retirar a folha, se ela sair com facilidade, está na hora de trocar a borracha. Repita o teste em vários pontos da porta da geladeira. Não utilize a grade traseira para secar roupas ou calçados; Tomadas e fios: tomadas quentes são sinônimo de desperdício. Por isso, evite o uso de benjamins. Emendas mal feitas ou com fios de bitolas diferentes causam perda de energia; Celulares e câmeras: nunca deixe seu aparelho “dormir” carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmeras digitais aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual; Computadores: quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia. Um computador ligado durante uma hora por dia consome em média 5 kWh por mês. No decorrer de um ano, a economia decorrente do desligamento do computador durante uma hora a menos será de 60 kWh. Não deixe os acessórios do computador, como impressora e estabilizador ligados sem necessidade.
Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar o relógio em uma hora a partir da 0h de domingo (21), com o início do horário de verão. O relojoeiro João Batista acerta os ponteiros para entrada no horário de verão

Confirmado Epifolia no fim do ano

A tradição da micareta Epifolia será mantida esse ano em Presidente Epitácio. Tido com um dos melhores eventos de toda a região o Epifolia trás esse ano atrações como a Banda Matraka no dia 29 de dezembro, Jana Lima e Banda no dia 30 e Ballu Bacana no dia 31.
Os convites para pista simples (duas noites), camarotes vips – individual e camarote para 12 pessoas (três noites) serão vendidos a partir do dia 1º de novembro, na avenida Presidente Vargas quadra 3 – defronte a Banca da Praça (Sandro). Apoio da Prefeitura de Epitácio e Cerveja Cristal.

Diversas atividades culturais celebram ‘Dia do Livro’ em Venceslau

A partir da próxima segunda-feira, 15, até o final do mês, a Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Presidente Venceslau, através da Biblioteca Pública Municipal, promove uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro. Conversas com escritores locais, palestras, apresentações teatrais, banca de troca de livros, oficina de fotografia e minicurso de reparos em livros são algumas das atrações que acontecerão no Anfiteatro Municipal “Nelson Reis Oberlaender” e Biblioteca (ambos situados no Centro Cultural “Salvador Lopes”), Praça Nicolino Rondó e Anfiteatro da Uniesp. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, contando com o apoio da Uniesp e do Lions Clube. No mesmo período ocorre o módulo “Bate Papo com o Escritor: Literatura para Todos” do Programa Viagem Literária, uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo em parceria com a Prefeitura venceslauense. Estará presente no dia 18, às 19h, o escritor, crítico literário, roteirista e professor de literatura da Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Flávio Carneiro. Sua produção literária inclui um livro de contos, cinco novelas para crianças e jovens e quatro romances – entre eles o premiado “A distância das coisas” (Editora SM, 2008), terceiro lugar no Prêmio Jabuti e Selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. “A ideia deste conjunto de atividades é fazer com que a população possa interagir ainda mais com os serviços oferecidos pela biblioteca, bem como prestigiar os talentos literários e artísticos de nossa cidade. São várias opções que certamente agradarão a todos os tipos de público”, informou nesta quinta-feira a chefe do Setor de Cultura da Prefeitura, Elizabeth Oberlaender. O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil no ano de 1810. Seu acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc., ficava acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro. PROGRAMAÇÃO 15/10 (segunda-feira), no Anfiteatro Municipal 9h - Conversa com o escritor Ari Florentino 13h - Conversa com o escritor Klaison Simeoni 18/10 (quinta-feira), na Biblioteca Pública Municipal 19h - Programa Viagem Literária, com o escritor Flávio Carneiro 19/10 (sexta-feira), no Anfiteatro Municipal 8h - Conversa com a escritora Hélia Jorge Assad e teatro de sombra “Moby Dick: A caminho do mar” 14h - Conversa com o escritor Ari Florentino e apresentação da peça teatral “A Bibliotecária no Divã”, com alunos da UNIESP 22/10 (segunda-feira), no Anfiteatro Municipal 19h30 - Palestra temática “O papel dos blogs na comunicação social”, com o convidado Antônio Carlos Moré 20h30 - Apresentação da peça teatral “A Bibliotecária no Divã”, com alunos da UNIESP 23/10 (terça-feira), no Anfiteatro Municipal 19h - Conversa sobre leitura, livros e drogas, com as convidadas Arlinda Garcia Marques e Nicolly Bueno 24/10 (quarta-feira), no Anfiteatro da UNIESP 19h - Conversa com a Profª Dra. em Letras, Maria Antônia Soares, Diretora Geral da FAPREV/UNIESP 20h - Apresentação da peça teatral “A Bibliotecária no Divã”, com alunos do curso de Letras da UNIESP 26/10 (sexta-feira), no Anfiteatro Municipal 19h - Minicurso “Câmera Digital: Luz e Efeitos”, com Gilson Lorenti e Ed Wesley Tolardo (20 vagas / Inscrições pelo e-mail: bibliotecapmpv@hotmail.com ou pessoalmente na Biblioteca Municipal / Exigência mínima: possuir câmera digital) 27/10 (sábado), na Praça Nicolino Rondó 9h às 13h – “Banca da Troca”: Oportunidade de troca de livros entre a comunidade onde cada livro pode ser trocado por outro e “Dia do Perdão”, para leitores da biblioteca que estão com livros em atraso podem devolvê-los para regularizar a situação e assim voltar a ter acesso ao serviço de empréstimo. Para leitores que perderam o livro ou danificaram o mesmo, um novo exemplar precisará ser doado para repor a obra perdida, em caso de livros didáticos pode ser entregue outro livro sobre o assunto desde que o ano de edição não seja anterior a 2009. 9h30 - Contação de Histórias na Praça 15h30 às 19h30 – “Banca da Troca” na Praça e “Dia do Perdão” 29/10 (segunda-feira), no Anfiteatro Municipal 8h - Conversa com o escritor Paulo Francis Jr. e teatro de sombra “Moby Dick: A caminho do mar” 14h - Conversa com a escritora Ada Roque 19h - Apresentação da peça teatral “A Bibliotecária no Divã”, com alunos da UNIESP 19h30min - Palestra “A importância da Leitura”, com a escritora Ada Roque 30/10 (terça-feira), no Anfiteatro Municipal 9h - Conversa com o escritor Aparecido de Melo 19h30 - Palestra “Limite e Autoestima”, com Ada Roque 31/10 (quarta-feira), no Anfiteatro Municipal 8h - Conversa com o escritor Paulo Francis Jr. 14h - Conversa com o escritor Ari Florentino e apresentação da peça teatral “A Bibliotecária no Divã”, com alunos do curso de Letras da UNIESP Minicurso: Pequenos Reparos em Livros - Inscrições de 15 a 31 de outubro (primeiros inscritos). São oferecidas seis vagas e as aulas serão realizadas nos dias 06 e 09 de novembro, das 18h às 20h. (Inscrições pelo e-mail: bibliotecapmpv@hotmail.com ou pessoalmente na Biblioteca Municipal. Idade mínima exigida: 13 anos).

Crime Contra Organização do Trabalho será denunciado pelo Sincomerciários venceslauense

No Brasil a história do trabalho é marcada pela constante luta de reconhecimento dos direitos trabalhistas que são precários nas classes trabalhistas bem como o descumprimento dos direitos já reconhecidos. Quem observa é Nadir da Silva Almeida (foto), presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Presidente Venceslau e Região. ”As diversas formas de crimes inerentes à organização do trabalho, que apesar de ser um direito constitucional e previsto em determinadas leis trabalhistas, não só os empregadores como também muitos trabalhadores ainda são vulneráveis a essas práticas delituosas, onde de certa forma as conseqüências dessas infrações terminam por atingir também a coletividade”, disse. A conduta de frustrar, iludir, lograr, ludibriar, privar e outras ações similares através fraude, que pode ser executada mediante meio ardil, engodo ou qualquer forma de artifício que leva o enganado à aparência falsa da realidade ou mediante violência física, todos estes atos visando impedir a fruição de direito assegurado pela CLT e demais leis trabalhistas complementares, é considerado crime contra a organização do trabalho. ”A fraude tanto pode ser empregada pelo patrão contra o operário e vice-versa, quando por ambos conluiados, para iludir ou burlar a lei”, alerta. O titular do direito assegurado por Lei trabalhista não pode renunciá-lo quando correspondente a um dever imperativamente determinado pela mesma Lei que é de ordem pública. “Assim, a falta de pagamento de salário que se entende devido pelo exercício da função e recebendo o empregado valor inferior só se configura quando o agente, sendo ele empregador ou empregado, ou ambos, frustra o direito mediante fraude ou violência”, destaca. Os Crimes Contra a Organização do Trabalho, que se encontram tipificados no Código Penal Brasileiro nos artigos 197 ao 207, já previa punição mesmo antes da criação da Lei 5.452 de 1º de Maio de 1943, que instituiu a Consolidação das Leis do Trabalho. ”Já existia uma previsão legal para os crimes que eram cometidos contra os trabalhadores ou até mesmo o Estado”, explica Nadir Almeida. Agora o alerta do Sincomerciários é para empregadores em relação à fiscalização deste crime na região do pontal do Paranapanema, já que é preciso enfrentar o problema trabalhando na conscientização de ambas as partes. “A pessoa precisando de trabalho muitas vezes acaba aceitando e concordando com o comportamento ou proposta do empregador de trabalhar por um salário e receber abaixo desse valor, e assim, em conluio, ou seja, em comum acordo, ambos estão cometendo crime contra a organização do trabalho”, frisa. “Tivemos já dois casos denunciados na região, agimos dentro da Lei e o empregador foi levado ao Ministério Público do Trabalho. Agora estamos analisando a região e se constatado algum crime dessa natureza e provado pelo funcionário, o empregador será levado a se explicar diante da Lei”, conclui.

CART divulga balanço da Operação Nossa Senhora da Aparecida

Nos quatro dias de operação, mais de mil serviços foram prestados nas rodovias administradas pela CART Nos 444 quilômetros do trecho de concessão, de Bauru a Presidente Epitácio, a CART - Concessionária Auto Raposo Tavares realizou 1.002 serviços e 455 atendimentos aos usuários no Corredor Raposo Tavares nos quatro dias de operação especial de trânsito. A operação Nossa Senhora da Aparecida começou ao meio-dia de quinta-feira, dia 11 de outubro, e foi encerrada à meia-noite de domingo, dia 14 de outubro. Para dar maior fluidez ao trânsito, a Concessionária suspendeu intervenções de engenharia ou conservação sobre as pistas de rolamento e reforçou praças de pedágio. Nos quatro dias do feriado prolongado, os funcionários de inspeção de tráfego realizaram 69 reparos em veículos, sendo o dia de maior procedência na quinta-feira. Os guinchos removeram 169 veículos de passeio e 26 caminhões e veículos pesados. A CART também realizou 389 sinalizações de emergência e transportou 198 usuários das rodovias durante o feriado prolongado. No período, foram registrados 12 acidentes, num total de sete acidentes com vítimas sem ferimentos, três acidentes com vítimas feridas e duas fatais. As UTIs da Concessionária foram acionadas oito vezes e as Ambulâncias Resgate foram chamadas seis vezes durante a operação Nossa Senhora da Aparecida. A estrutura de socorro médico da CART fez, ainda, 24 atendimentos extraordinários a pessoas que se sentiram mal durante a viagem. A CART administra as rodovias SP-225 João Baptista Cabral Rennó, de Bauru a Santa Cruz do Rio Pardo, SP-327 Orlando Quagliato, de Santa Cruz a Ourinhos, e a SP-270 Raposo Tavares, de Ourinhos a Presidente Epitácio, na divisa com Mato Grosso do Sul. ATENDIMENTOS/ACIDENTES NAS RODOVIAS - TOTAL Atendimentos: 455 Serviços: 1.002 Sinalização de emergência: 389 Reparo de veículo no local: 69 Remoção com guincho leve: 169 Remoção com guinchos pesados: 26 Transporte de usuário: 198 Atendimento UTI Móvel: 6 Atendimento Resgate: 13 Atendimento médico extraordinário: 24 Acidentes com vítimas sem ferimentos: 7 Acidentes com vítimas feridas: 3 Acidentes com vítimas fatais: 2 SP 225 - Rodovia João Baptista Cabral Rennó Serviços: 208 Atendimentos: 94 Sinalização de emergência: 80 Reparos de veículo no local: 9 Remoção com guincho leve: 41 Remoção com guinchos pesados: 4 Transporte de usuário: 46 Atendimento UTI Móvel: 0 Atendimento Resgate: 2 Atendimento médico extraordinário: 10 Acidentes com vítimas sem ferimentos: 2 Acidentes com vítimas feridas: 0 Acidentes com vítimas fatais: 0 SP 327 – Rodovia Orlando Quagliato Serviços: 64 Atendimentos: 31 Sinalização de emergência: 26 Reparo de veículo no local: 6 Remoção com guincho leve: 10 Remoção guinchos pesados: 5 Transporte de usuário: 14 Atendimento UTI Móvel: 1 Atendimento Resgate: 2 Atendimento médico extraordinário: 0 Acidentes com vítimas sem ferimentos: 1 Acidentes com vítimas feridas: 0 Acidentes com vítimas fatais: 0 SP 270 – Rodovia Raposo Tavares Serviços: 697 Atendimentos: 315 Sinalização de emergência: 271 Reparo de veículo no local: 51 Remoção com guincho leve: 114 Remoção com guinchos pesados: 16 Transporte de usuário: 132 Atendimento UTI Móvel: 5 Atendimento Resgate: 9 Atendimento médico extraordinário: 14 Acidentes com vítimas sem ferimentos: 3 Acidentes com vítimas feridas: 3 Acidente com vítimas fatais: 2

CART devolve três animais silvestres ao habitat

A CART – Concessionária Auto Raposo Tavares devolveu, nesta quarta-feira, dia 17 de outubro de 2012, três animais silvestres, um cachorro-do-mato, um papagaio e um gambá, ao seu habitat na região de Santa Cruz do Rio Pardo. Os animais, após receberem cuidados da Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis para sua reabilitação, estão saudáveis e mantêm-se selvagens, condições para sobreviverem na natureza.

Circuito Cultural Paulista traz espetáculo musical para Epitácio

O Circuito Cultural Paulista que promove espetáculos de qualidade em todo o Estado de São Paulo, traz para Presidente Epitácio no próximo dia 19 de outubro (sexta feira) o espetáculo musical “Chocolate Canta Partido Alto, com Chocolate e Banda”. O evento que terá inicio às 20h30 horas será realizado no anfiteatro João Brilhante Júnior com entrada gratuita. Também no dia 11 de novembro, com inicio às 20 horas, no anfiteatro João Brilhante Júnior será apresentado o espetáculo de dança “O Canto da Sereia- Grupo Excaravelhas de São Paulo”. Os ingressos poderão ser retirados na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, no Complexo administrativo da Prefeitura na rua São Paulo 5-45.

oab convida

A Diretoria da OAB de Presidente Epitácio comunica aos interessados: Curso Prática Forense Trabalhista Período - 19/10/2012 á 15/12/2012. Horário das aulas - Das 18h30 às 22h30 horas nas sextas-feiras e/ou das 8h30 às 12h40 aos sábados. Carga Horária - 32 horas / 8 aulas. Público Alvo - Advogados e Estagiários inscritos na OAB, Bacharéis e Estudantes em Direito e Profissionais graduados em outras áreas. Investimento - R$ 300,00 ou 04 Parcelas de R$ 75,00 Professores: Prof. Ms. José Roberto Dantas Oliva, Prof. Ms. Samuel Hugo Lima, Prof. Esp. Rogério José Perrud, Prof. Ms. José Antônio Pancotti. Inscrições - 120ª Subseção de Presidente Epitácio presidente.epitacio@oabsp.org.br (18) 3281-3480 / (18) 3281-2162.