Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

SEMPAS de Bataguassu realiza conferência municipal

A Prefeitura de Bataguassu, através da SEMPAS (Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social), realizou na noite de terça-feira (12) a abertura da sétima edição da ‘Conferência Municipal de Assistência Social’. O evento terminou nesta quarta-feira (13). O tema debatido foi: “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e Valorizar seus Trabalhadores”, conforme definição do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).

Reunidos no auditório do Sindicato Rural, lideranças políticas, entidades assistenciais, secretários municipais, professores e convidados, debateram propostas e estratégias de organização para aperfeiçoamento da política pública. “O prefeito João Carlos é solidário e atento a mudanças que visam melhor à política pública que atende a comunidade de Bataguassu. Essa conferência vai reunir informações que vão, ainda mais, nortear a ações da administração dando ênfase a ajuda humanitária e solidária”, disse Alexandra Cândida Fonseca, secretária municipal de Promoção Social, durante abertura da conferência que teve na mesa principal a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Luciana Naves Rodrigues; Maria Pereira da Silva – Secretária Municipal de Educação e Cultura (representou o prefeito João Carlos); Valdemar Barbosa da Silva – Secretário Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos; Maria Elisa Kotai (Preta Kotai) – Vereadora; e a especialista em violência domestica, Silvia Regina Nakamatsu, Técnica da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social a qual proferiu a palestra ‘Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores’.

Ainda conforme Alexandra, a conferência teve como principal objetivo avaliar a política pública de assistência social a qualidade da oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social sob a lógica do trabalho articulado em rede (entidades sócio-assistenciais e unidades estatais), do protagonismo e participação dos usuários e da valorização dos trabalhadores.

ATENÇÃO ESPECIAL
Desde o aspecto o Prefeito João Carlos, em sua administração vem desde 2004, vêm proporcionando diversos avanços, primeiramente desmembrando a assistência social da pasta da saúde dando assim uma independência de trabalho, qualificando e melhor dimensionando o numero de servidores, ampliando a oferta de serviços. Deixando de ser uma política clientelista e passando a ser uma política de direitos sociais. Implantando os Centros de Referências de Assistência Social- CRAS nos bairros em situação de vulnerabilidade, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, que trabalha diretamente na defesa de pessoas com direitos violados. E fundamentalmente a criação da Lei municipal do Sistema Único de Assistência Social, uma iniciativa do Prefeito João Carlos Aquino Lemes com o apoio essencial do Legislativo Municipal.

Durante a conferência um momento impar chamou a atenção do público. Integrantes do Projovem fizeram apresentação musical chamada “Jeito de mato” e em seguinda os alunos encenaram peça teatral “Ladrão dos Sonhos”, sob a coordenação do professor João, de artes cênicas.

O evento teve como ápice a palestra ministrada por Thais Helena Toreli de Barros – Psicologa, Técnica da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento de Presidente Prudente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário