Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Onça-parda capturada na área central do município é sinal de desequilíbrio



Foi um susto, logo às 7 da manhã. A princípio, o armador de ferragens Carlos Alberto da Costa e Silva pensou que era um cachorro que havia invadido o quintal da casa, na Vila Santa Rosa, próximo ao centro da cidade. Depois de alertado por um vizinho que se tratava de uma onça-parda, Carlos Alberto voltou para dentro para proteger a esposa e duas netinhas e chamou a polícia.
Mas o animal não reagiu. Parecia machucado e cansado e ficou ali até que foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental e encaminhado para o Parque Estadual do Morro do Diabo. Mamífero da família Felidae, a onça-parda, cujo nome científico é Puma concolor, é encontrada em qualquer região e tipo de habitat do Novo Mundo. felino grande e solitário, a onça-parda é hábil predador de espera e emboscada, tem a maior área de distribuição entre todos os grandes mamíferos terrestres do hemisfério ocidental. A suçuarana caça uma variedade de presas. As fontes primárias de alimento incluem ungulados como cervos e bem como gado doméstico, cavalos e ovelhas. Também pode caçar espécies pequenas como insetos e roedores. É espécie adaptável e generalista e prefere habitats com vegetação rasteira densa e áreas rochosas adequadas às emboscadas, mas também pode viver em áreas abertas.
Já tivemos o registro de macaco, veado, sucuri, gambá e outros animais, além de tucanos e araras, ‘invadindo’ Presidente Epitácio. Recentemente uma seriema foi capturada numa loja na Avenida Presidente Vargas, bem no centro. Mas uma onça é supostamente a primeira vez que aparece na área urbana do município. Crescimento da cidade? Monocultura da cana de açúcar? Queimadas? Redução das áreas naturais fragmentadas? O que está ocasionando a fuga dos nossos animais silvestres para as cidades? (Djalma Weffort)

Nenhum comentário:

Postar um comentário