O Sebrae e a Acipe realizaram, na segunda-feira, dia 11, uma palestra ministrada pelo consultor do Sebrae - João Carlos Loureiro Gomes com o tema ‘inadimplência’. Segundo o Sebrae a palestra visa esclarecer o que é inadimplência, como ela atinge as pequenas e micro empresas e quais medidas devam ser tomadas para evitar ou superar o problema. A palestra foi dirigida a trinta comerciantes e comerciários participantes.
Levantamento da Serasa Experian apontou o maior crescimento do nível de inadimplência em operações de crédito ao consumidor desde 2002, considerando o período semestral. Entre janeiro e junho deste ano, o indicador de atraso nos pagamentos teve aumento de 22,3%. Segundo a área de análise da Serasa, o aumento dos juros, a alta do IOF (imposto sobre operações financeiras) e o encarecimento geral do crédito levaram à maior frequência de atrasos.
Somente em junho, o nível de inadimplência aumentou 7,9%, na comparação com maio e 29,8% em relação ao sexto mês do ano passado. Trata-se da maior variação desde maio de 2002.
No encerramento do semestre, os atrasos nos pagamentos de dívidas bancárias puxaram o índice mensal, com um aumentou de 8,1%, seguido pelas dívidas não bancárias (cartões de crédito, dívidas com financeiras, e contas de serviços públicos) e cheques sem fundo.
E é baseados nestas informações que a Acipe realizou a palestra com o Sebrae.
Nenhum comentário:
Postar um comentário