Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Epitácio realiza VII Conferência de Assistência Social

Foi realizada na sexta-feira (22) no anfiteatro da Fape (Faculdade de Presidente Epitácio) a VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve como tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e Valorizar seus Trabalhadores” e contou com a palestrante, Patrícia Adriana Mendes, Assistente Social em São Paulo.
A abertura do evento foi feita pela presidente do Conselho Municipal de
Assistência Social, Fatima Costa Duque. Em seguida falaram o presidente da
Câmara Municipal, José Carlos Botelho Tedesco e o Prefeito de Presidente Epitácio, José Antônio Furlan.
Furlan afirmou que esta conferência é importante, pois a exemplo da saúde, o sistema único de assistência social deve funcionar bem. Citou o exemplo dos “oportunistas” que em época de eleições usam a assistência social para fazer críticas aos funcionários e administradores, mas desconhecem os projetos e ações desenvolvidas pela pasta, que promovem a inclusão social. Disse ainda que faltam recursos para um trabalho mais amplo, pois muita gente acha que assistência social é só dar cesta básica, mas na verdade é preciso desenvolver programas de inclusão social, programas que ajudem a suplementar a renda familiar, gerar empregos e preparar principalmente o jovem para auxiliar na renda familiar.
No início do evento, houve apresentação de danças e capoeira do Grupo de
Danças Rap do Bem, coordenado por Maria do Rap e que é auxiliado com verbas de projetos assistenciais.
A palestrante, Fátima Adriana Mendes, abordou o tema principal falando sobre os recursos federais, estaduais e municipais que são destinados à assistência social, esclareceu rapidamente sobre a criação de leis, dos conselhos de assistência social, da LBAS, LOAS, CADÚNICO, CNAS, mostrando as normas operacionais de cada programa, instituição de programas assistências como equipamentos públicos e políticos, e mostrou como deve ser incluída a sociedade nos conselhos de assistência social, além da valorização das pessoas que trabalham na área.
Após a palestra foram criados quatro grupos para discussão de eixos temáticos e em seguida foi feita a eleição dos delegados e Suplentes para participarem da Conferência Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário