Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Governo vai reajustar professores em 42,2% até 2014

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, beneficiando ativos e aposentados e começa a valer em julho deste ano com 13,8%; governador anunciou também a criação de 10 mil cargos de agentes de organização escolar

O governador Geraldo Alckmin anunciou, nesta quarta-feira, uma das propostas mais importantes dos últimos anos para a valorização profissional dos professores do Estado de São Paulo: a política salarial para a educação. Começa com o aumento para 374 mil profissionais ativos e aposentados da rede já em julho deste ano, com índices de 13,8% em média sobre o salário-base e chegará em 2014 com ganhos de 42,2%.
Além disso, no mesmo projeto de lei complementar, enviado à Assembléia Legislativa, serão criados 10 mil cargos para a área de organização escolar. A meta do governador com a criação dos cargos é liberar os diretores para as questões pedagógicas. Serão criadas 5.260 novas funções de gerente escolar (um para cada escola do Estado). Assim que o projeto for aprovado na Assembleia Legislativa, será aberto concurso público.
O deputado Mauro Bragato, um ferrenho defensor do professorado no Estado, também elogiou outra iniciativa do Governo ao lançar este pacote: a incorporação das gratificações. Os percentuais de reajuste incluem a incorporação da Gratificação Geral (GG) e da Gratificação por Atividade de Magistério (GAM), ação que sempre foi defendida pelo parlamentar.
O objetivo principal do Governo é assegurar condições não só para a permanência em salas de aula dos profissionais da rede estadual, mas também para tornar o Magistério uma carreira capaz de atrair os jovens que tenham vocação para o ensino.
“Estamos fazendo o primeiro movimento de valorização e qualidade da escola pública do Estado de São Paulo. Começamos pelo professor. Mantemos o bônus por desempenho e a valorização pelo mérito”, afirmou o governador Alckmin. A proposta foi elaborada pelas equipes técnicas das secretarias da Educação e da Gestão Pública.
Aumentos anuais
Veja abaixo, tabela com os índices de reajuste para os próximos anos:
Professor de Educação Básica
(Jornada de 40 horas semanais) 


Salário-base (R$) * Aumento
atual 1.665,05 –
julho/2011 1.894,12 13,8%
julho/2012 2.088,27 10,2%
julho/2013 2.213,56 6,0%
julho/2014 2.368,51 7,0%
42,2% (acumulado)
*Não inclui adicionais (vale também para aposentados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário