Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Parceria garante benefícios ao meio ambiente de Bataguassu




Uma parceria entre a Prefeitura de Bataguassu e empresas privadas está garantindo mudanças culturais, principalmente quando o alvo é a educação para o meio ambiente. Quatro lixeiras de coleta seletiva artesanal foram instaladas em pontos estratégicos da cidade: Santa Casa, Centro de Especialidades, Prefeitura Municipal e Academia ao Ar Livre (Praça Manoel Cecílio de Lima).
Flávio Alves dos Santos, responsável pelo núcleo de Vigilância em Saúde e Saúde do Trabalhador e um dos idealizadores da parceria, frisou que a idéia é retirar do meio ambiente materiais que demoram anos para sua decomposição, além de educar a população para a reciclagem e explicou: “Para se proceder à Coleta Seletiva, é essencial que o material seja separado e acondicionado. Os vasilhames (vidro, lata e plástico) devem ser enxaguados após o uso. Assim, evita-se o surgimento de cheiro e o aparecimento de animais, aumentando o valor de revenda. Os papéis deverão estar secos e de preferência não amassados, pois ocupam menos espaço e têm mais valor. As latas, além de limpas, deverão ter as tampas pressionadas para dentro e os materiais cortantes, como vidro quebrado e outros, devem ser embalados em papéis grossos (jornais, por exemplo) para evitar acidentes”.
A PARCERIA
Todo o material usado para a montagem para as lixeiras foram doações recebidas pelas empresas, Tonel Tambores e Madeireira Instância. Semana passada a empresa Refricon participou da instalação de lixeiras. A empresa cedeu homens e maquinários para a instalação das lixeiras.
Flavio informou ainda que a Refricon irá dar treinamento para o coletores de lixo que trabalhão no ‘lixão’.

Para se proceder à Coleta Seletiva, é essencial que o material seja separado e acondicionado. Os vasilhames (vidro, lata e plástico) devem ser enxaguados após o uso. Assim, evita-se o surgimento de cheiro e o aparecimento de animais, aumentando o valor de revenda. Os papéis deverão estar secos e de preferência não amassados, pois ocupam menos espaço e têm mais valor. As latas, além de limpas, deverão ter as tampas pressionadas para dentro e os materiais cortantes, como vidro quebrado e outros, devem ser embalados em papéis grossos (jornais, por exemplo) para evitar acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário