Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pessin pede melhor orientação sobre coleta de lixo

Por meio da indicação n° 099/2009, o vereador Francisco Alberto Pessin indicou ao prefeito de Presidente Epitácio, José Antonio Furlan que determine ao setor competente do município que proceda a estudos técnicos, da viabilidade da edição de uma cartilha ou outro meio de comunicação, com a finalidade de orientar e educar a população epitaciana sobre a coleta de lixo doméstico.
Em sua justificativa o vereador Pessin explicou que o lixo é um conjunto heterogêneo de elementos desprezados durante um dado processo e, pela forma como é tratado, assume um caráter depreciativo, sendo associado à sujeira, repugnância, pobreza, falta de educação e outras conotações negativas, bem como inviabilizando o processo de reciclagem, hoje um dos maiores parceiros do meio ambiente. “Logo, cabe o Poder Público orientar a população sobre a coleta selecionada, bem como as vantagens dessa atitude sobre o meio ambiente. Assim, à titulo de exemplo, vale lembrar, que os Materiais Cortantes e Pontiagudos, como garrafas, copos, lâmpadas queimadas, vidros, espelhos, lâminas de barbear, seringas, agulhas e outros materiais quebrados ou que possam quebrar, devem ser embrulhados em jornais ou depositados em recipientes rígidos, que não se rompam facilmente. Esses recipientes devem ser colocados ao lado do lixo domiciliar, em sacos plásticos”.
“Outros materiais como as baterias de telefones celulares não devem ir para o lixo comum, pois quando depositadas em lixões, suas substâncias tóxicas contaminam os lençóis d’água subterrâneos, devendo as mesmas encaminhadas para as assistências técnicas de operadoras de celular ou lojas que vendem celulares, pois, as baterias de chumbo ácido, usadas em automóveis, também devem ser recolhidas pelo comércio e encaminhadas aos fabricantes ou importadores para destinação adequada, bem como as pilhas de uso comum, como as vendidas em supermercados – alcalinas comuns e as do tipo botão usadas em relógio e calculadora – devem ser descartadas no lixo comum para coleta pública”.
Por ultimo, os plásticos, a maioria das pessoas não reconhece como plástico as resinas mais maleáveis, como as das sacolas de supermercado. Por isso elas acabam no lixo comum. Assim, o instrumento concreto de incentivo a educação, orientação, reutilização e a separação do material, seria feita através de uma cartilha ou outro meio de comunicação que atenda os objetivos desta indicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário