A Arpe – Associação dos Recicladores de Presidente Epitácio realizou, no último fim de semana, no pátio da Escola Estadual Professor Antônio de Carvalho Leitão o Encontro do Comitê Regional dos Catadores de Material Reciclável do Oeste Paulista.
O objetivo principal do encontro foi discutir políticas públicas para a categoria de trabalho dos catadores, projeto do Governo Federal (Cataforte III) de fortalecimento de cooperativas, associações e Redes de catadores de materiais recicláveis, que foi lançado no dia 31 de julho, com a perspectiva de avançar o nível de formação das cooperativas de catadores. O Programa Cataforte teve início em 2007 visando o fortalecimento das organizações sociais e produtivas, das suas formas de autogestão e dos empreendimentos econômicos solidários.
Projeto Cataforte buscou dar seguimento às ações traduzidas por investimentos na estruturação logística das redes de comercialização, com ênfase na aquisição de veículos para a realização de coleta, transporte e comercialização de materiais recicláveis, além de capacitações em logística para lideranças e para catadores das cooperativas integrantes das redes e assistência técnica para a elaboração de planos de logística executáveis para essas redes. Essa etapa do programa pretende dar um salto no que diz respeito à tecnologia das redes solidárias para inserção desses no mercado da reciclagem de modo sustentável e promovendo a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O Programa é fruto de reivindicações e negociações diretas do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Governo Federal e congrega diversas parcerias de órgãos de trabalhavam separadamente o mesmo tema em uma única iniciativa reunindo a Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Trabalho e Emprego, Fundação Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, Banco de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil e a Petrobrás.
Segundo a presidente da Arpe – Erica Heloisa Petrucio, Presidente Epitácio é a pioneira em 100% de coleta seletiva e 80% de adesão da população que colabora separando os materiais recicláveis. “Visitamos todos os domicílios do município, inclusive o distrito do Campinal, disse.
Um dos objetivos do encontro foi fortalecer as cooperativas e associações como a Arpe que deverá sofrer uma reestruturação total e com apoio do MPF – Ministério Público Federal e Caixa Econômica Federal. “A Arpe já existe há 10 anos e deverá aumentar o barracão e outras melhorias”.
Resultados – segundo Erica – foi formalizado a Coopercop 2º Grau do Comitê Oeste Paulista em Assis (presidente Matilde Ramos) para comercialização de toda a rede, ou seja, todo material coletado terá nota fiscal da Coopercop e remetida diretamente à indústria. Formalizada também a Arcop em Maracaí (presidente Clotilde da Silva Cárnio) para formação, capacitação, de grupos do Comitê Oeste Paulista, além de captar recursos para essas formações.
Erica disse ainda que foram discutidos vários outros assuntos como direitos humanos e preconceito. “Sempre nos chamam para coletar material reciclável em festas e lá nos pedem para lavar banheiros, como se fosse nossa obrigação, e não é”, disse Erica. Além disso, problemas com saúde, moradias, educação e outros.
Estavam presentes as entidades: Arpe – Epitácio, Cooper – Prudente, Recicla – Ourinhos, Acripa – Ipaussu, Acipal – Palmital, Coopascam – Maracaí, MNCMR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Coopacam – Paraguaçu Paulista, Cotrares – Dracena, Recican – Candido Mota, Coocassis – Assis, Acajunq – Junqueirópolis.
Estavam na mesa principal – Secretário de Economia, Planejamento e Meio Ambiente – Antônio Domingos Dal Más, vice prefeita Alda Catarina, vereadores Alberto Barbosa – Tico do Transporte Escolar e Hevair Luiz Rodrigues da Silva, vice presidente da Arpe – Sueli dos Santos, membro do MNCR – Carlos Henrique de Arujá, membro da comissão nacional do MNCR SP – Matilde Ramos e Carlos Ladeia da Unesp de Assis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário