Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Porque faltam vagas nas creches

A reportagem do Jornal Orinho.Com (Nelson Roberto) foi até a Secretaria Municipal de Educação para pesquisar os motivos da falta de vagas em creches. Em entrevista o secretário Osvaldo Garcia foi enfático em afirmar que uma das prioridades do governo municipal é o de aumentar o número de vagas para ensino infantil, principalmente berçário e maternal – (crianças de seis meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias). “Hoje oferecemos 350 vagas em cinco creches sendo 100 no Jardim Real, 70 na Vila Esperança, 70 na Vila Geronimo, 70 na Vila Palmira e 40 no Campinal”, disse.
Garcia explicou também que ainda nesse semestre entra em operação a Creche e Escola de Educação Infantil do Jardim das Paineiras, mas ainda não tem os números, pois estão sendo definidas quantas salas para creche e quantas para a educação infantil.
O secretário falou sobre as metas para a educação e a primeira meta é justamente atender, até 2010, 50% das crianças até 3 anos. “O que existe de fato é a falta de recursos de todas as esferas governamentais, para a manutenção de creches, para atender 10 crianças são necessários 3 funcionários, além de moveis, espaço físico, alimentação, lazer, entretenimento e tudo o mais adequadamente às normas vigentes”.
“Meta 1: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar da população de 4 e 5 anos, e ampliar, até 2020, a oferta de educação infantil de forma a atender a 50% da população de até 3 anos. Meta 2: Criar mecanismos para o acompanhamento individual de cada estudante do ensino fundamental. Meta 3: Universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%, nesta faixa etária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário