Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

CART promove ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

Conscientização é o caminho para um trânsito mais seguro. Por isso, na Semana Nacional do Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro, a Concessionária Auto Raposo Tavares (CART) promoverá uma série de ações destinadas a motoristas, pedestres (adultos e crianças), ciclistas e motociclistas ao longo do Corredor Raposo Tavares. O objetivo é que cada um reflita como age no trânsito e passe a adotar posturas mais defensivas.
A Concessionária está engajada no Pacto Nacional para Redução dos Acidentes de Trânsito e na Década de Ações para Segurança Viária. Entre as ações, que começam já no dia 11, está a distribuição de folhetos informativos, caminhadas, instalação de antenas corta-cerol, orientações a pedestres, palestras sobre segurança no trânsito, bloqueios educativos para os motoristas, passeios ciclísticos e Ação Saúde & Cidadania.
A CART confeccionou 120 mil folhetos da Semana Nacional do Trânsito, que trazem orientações a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas (de carro, de ônibus e de caminhão) e que serão distribuídos ao longo do Corredor Raposo Tavares. “Como o motorista, o pedestre, o ciclista e o motociclista podem prevenir acidentes e mortes? O folheto contém dicas de como cada um pode contribuir”, explica Cassiana Caglioni, analista de desenvolvimento social da CART.
Os folhetos serão entregues nas praças de pedágio, nas bases de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) e aos colaboradores da concessionária e de empresas terceirizadas.
Década de Ação pela Segurança - A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança Viária. Os países membros têm de executar ações para reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. No Brasil, os ministérios das Cidades e da Saúde lançaram, em maio, o Pacto Nacional para Redução dos Acidentes de Trânsito com o objetivo de mobilizar a sociedade e reunir ações para reduzir pela metade o número de vítimas de acidentes de trânsito no País até 2020.
Como contribuir com um trânsito mais seguro
Pedestre - Atravesse sempre a via na faixa de pedestres. Se não houver, escolha lugar onde tenha boa visão dos veículos e possa ser visto pelos motoristas. Respeite a vez do motorista. Nunca atravesse a Rua se o sinal estiver aberto para os carros, nem cruze a via em curvas ou túneis.
Ciclista - Evite trafegar junto a ônibus e caminhões, disputar espaço com veículos e pedalar onde não possa ser visto. Sempre sinalize as manobras com suas mãos para informar aos motoristas o que pretende fazer.
Motociclista - Em trânsito lento, tome espaço como se fosse um carro e evite transitar entre as filas de veículos fazendo ultrapassagens perigosas e proibidas. Nunca pare atrás de veículo de grande porte, pois o condutor pode não ver a moto ao realizar manobras.
Motorista de carro - Antes de sair ajuste a posição dos retrovisores e banco para sentir-se mais seguro e confortável. Use cinto de segurança e orienta os passageiros a usá-los, inclusive os do banco traseiro.
Motorista de ônibus - Respeite a sinalização, o limite de velocidade da via e mantenha-se na faixa reservada a ônibus. Redobre a atenção com pedestres e demais veículos quando for parar ou iniciar deslocamento do veículo.
Motorista de caminhão - Antes de fazer uma curva ou mudar de pista, dê a seta com bastante antecedência para que os demais motoristas tenham tempo de reduzir a velocidade. Respeite e cuide dos veículos menores e não faça manobras bruscas.
Lembre-se - Respeita a sinalização, o limite de velocidade das vias e redobre a atenção nos cruzamentos. Se beber ou estiver com sono não dirija e jamais use o jamais use o celular enquanto estiver dirigindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário