Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

Epitácio recebe nova viatura de resgate e Furlan é homenageado





Aconteceu na quarta-feira (9), a solenidade de comemoração do 131º aniversário de criação do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu na Praça da Sé, em frente ao Tribunal de Justiça, e contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin e da vice prefeita Alda Marco Antônio, que fizeram a entrega de 189 novas viaturas e equipamentos para a corporação. "Hoje são auto-bombas, auto-tanques, lanchas, motocicletas, viaturas de resgate, cavalos mecânicos, grandes caminhões, viaturas de transporte, enfim. Toda retaguarda, todo equipamento para nós mantermos e avançarmos ainda mais com o Corpo de Bombeiros do Estado", disse o governador.
Os veículos foram distribuídos por todo o Estado, dentre as cidade que receberam novas viaturas esta Presidente Epitácio que na data recebeu uma nova viatura de resgate.
Durante a festa de aniversário dos bombeiros, Alckmin assinou decreto que dá nova regulamentação às ações de prevenção e combate a incêndio. Após quase dez anos, a antiga legislação do Corpo de Bombeiros (Decreto Estadual nº 46.076/2001) necessitava de atualização, acompanhando a evolução das novas técnicas prevencionistas no cenário nacional e internacional.
O novo decreto traz aperfeiçoamentos dos sistemas de prevenção contra incêndio, como o sistema de controle de fumaça; controle de materiais de acabamento; sistema de chuveiros automáticos em grandes depósitos; inspeção visual em instalações elétricas de baixa tensão; segurança contra incêndio em estádios; e proteção em comércio de fogos de artifício, dentre outros.
O objetivo dessa legislação é proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco; em caso de incêndio, dificultar a propagação do fogo, reduzindo danos ao ambiente e ao patrimônio; proporcionar meios de controle e extinção do incêndio, dar condições de acesso aos bombeiros em operação, além de proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações - uma inovação em relação ao decreto anterior, de 31 de agosto de 2001.
O governador Geraldo Alckmin, que possui uma medalha honrosa do Corpo de Bombeiros, entrega a Medalha do Centenário da corporação àqueles que contribuíram ou prestaram relevantes serviços aos bombeiros. Ao todo, 60 pessoas serão homenageadas, entre eles o prefeito José Antônio Furlan.
A data de fundação do Corpo de Bombeiros foi em 10/3/1880, como decorrência do fatídico incêndio ocorrido em 15 de fevereiro daquele ano, e que destruiu a biblioteca e o arquivo da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. A história dos bombeiros é marcada pelo espírito de sacrifício e de coragem, e pelos exemplos de dedicação e profissionalismo que coroam a história dessa centenária organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário