Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nossa Senhora das Graças terá 66 famílias

Nelson Roberto
A Fazenda Nossa Senhora das Graças no município de Caiuá foi adquirida pelo Governo de Estado de São Paulo, por meio do Itesp – Instituto de Terras de São Paulo e terá 66 famílias assentadas. Segundo o responsável técnico de campo Gilberto Ferrari, do Itesp, a fazenda foi arrecadada após vários conflitos agrários, com boletins de ocorrência, armas e até tiros. “Agora estamos em processo de seleção das 66 famílias, foram feitas reuniões com a Comissão de Seleção que foi formada de acordo com a Lei 4957 e a Comissão definiu alguns critérios de seleção: foram escolhidas 160 pessoas que tiveram uma pré classificação, pois quando se inscreveram fizeram apenas um cadastro declaratório e agora deverão passar por uma entrevista mais apurada sobre atividade rural”, disse.
A lista, segundo Ferrari, foi divulgada no Diário Oficial, Prefeituras de Venceslau, Epitácio e Caiuá e nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais. “A entrevista está sendo feita nesta semana, sendo 40 entrevistados por dia desde segunda-feira até hoje no Itesp de Presidente Venceslau”, afirmou.
Houve um prazo para recursos daqueles que não constam na lista e cerca de 130 pessoas entraram com o recurso que já foi previamente analisado e mais 63 pessoas deverão passar pela entrevista. O restante será analisado pela Comissão de Seleção para futura providencias.
Outra providencia foi a consulta às Prefeituras para ver se não são funcionários públicos, e ao INSS para ver se não são afastados, aposentados ou mesmo registrados em empresas. Houve ainda denuncias e estamos averiguando em cartórios de imóveis se algumas das pessoas pré classificadas não possuem imóveis em seus nomes. “Depois tudo isso será submetido ao crivo da Comissão de Seleção para analise final”, pontuou Gilberto.
A Comissão é formada por representantes do Itesp – Presidência da Comissão, representante da Procuradoria do Estado, Secretaria da Agricultura (CATI), Prefeitura de Caiuá, Câmara de Caiuá, Fetaesp, e dois representantes de entidades civis.
Os lotes terão cerca de 17 hectares, além da reserva legal prevista em Lei.
Gilberto Ferrari concluiu dizendo que haverá um novo prezo para novos recursos e tudo será publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário