Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sábado tem mutirão contra dengue


Nelson Roberto
Uma importante reunião entre autoridades de vários setores do município de Presidente Epitácio foi realizada, na noite de terça-feira, dia 12, na sede do Projeto Onda. A pauta principal foi o mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti que transmiti a dengue e a febre amarela. Estavam presentes o prefeito - Sidnei Caio da Silva Junqueira – Picucha, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social – Alda Catarina Garcia, a secretária de Educação e Esportes – Liana Aparecida do Prado, a secretária de Saúde – Fabiana Guimaro, o secretário de administração - Francisco dos Santos Neto, o secretário de Obras, Habitação e Infraestrutura – Izael da Cruz Castro, o secretário de Turismo e Cultura – Frank Zocante Durante, o secretário de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias – Marcelo Martelli Matos, o diretor de Gabinete – Valmir Montanhei, os vereadores Abimael Interaminense – Mael, Rubens Cestari de Campos – Rubinho, Hevair Luiz Rodrigues da Silva, José Carlos Botelho Tedesco – Alemão Tedesco, Marlan de Melo, representantes do Rotary Clube, Guarda- Mirim, Igreja Sagrada Família, o coordenador do Covepe – Controle de Vetores de Presidente Epitácio – Reinaldo Ferreira da Silva e imprensa.
O prefeito Picucha falou que a implantação do mutirão, neste próximo sábado, será de suma importância para a cidade, principalmente para conscientizar os moradores de que o problema é de todos e se cada um fizer sua parte, todos seremos beneficiados. Pediu apoio à todas as entidades para que mandem voluntários para ajudar no mutirão e que deverá contratar emergencialmente agentes de controle de vetores para esse importante combate ao mosquito.
A secretária de saúde Fabiana também conclamou à sociedade para que mandem voluntários para estarem, às 7:00 horas, neste sábado, na Secretaria de Saúde para dali saírem e recolherem todo o material inservível aos moradores, principalmente aqueles que possam acumular agua. “Faremos um mutirão com planejamento de arrastão, onde toda a população deverá colaborar para acabarmos com o mosquito aedes que estão em todos os bairros da cidade”, disse Fabiana.
O diretor de gabinete disse que ele e o vereador Mael visitaram alguns comerciantes que colocaram caminhões a disposição do mutirão. “Deveremos ter cerca de 30 caminhões para o serviço, só faltam as pessoas”, disse Valmir Montanhei.
O coordenador do Covepe explicou que já vem desenvolvendo um trabalho intenso em Epitácio e junto com todos os agentes comunitários de saúde de todos os ESFs e o agentes de vetores visitaram todos os domicílios de Epitácio onde foram encontrados focos em todos os setores. “Mesmo acabando com os focos e passando inseticida em toda a cidade, quando voltamos em algumas residências encontramos novamente os focos do mosquito, são pessoas que não colaboram com a saúde pública”, disse Reinaldo.
A partir de sexta-feira, dia 15, os moradores deverão começar a colocar materiais inservíveis nas calçadas para que o mutirão retire no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário