Total de visualizações de página
quinta-feira, 14 de março de 2013
Pescadores epitacianos podem ter cooperativa própria
Nelson Roberto
Cerca de 20 pescadores ligados ou não a Associação dos Pescadores da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná estiveram reunidos, na manhã de terça-feira, dia 12, na sala de reuniões da Secretaria de Turismo e Cultura de Presidente Epitácio com representantes do Codeagro - Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Eles acompanharam atentamente as explicações do consultor João Bonato que expôs tudo sobre a criação de uma cooperativa.
João disse que o primeiro passo é a escolha de um bom presidente e que esse presidente tenha conhecimento para gerir uma administração de uma empresa, ou mesmo contratar um bom contador e um bom advogado para juntos administrarem a cooperativa. “É importante salientar que a responsabilidade da cooperativa não é só do presidente e sim de todos os cooperados”, afirmou Bonato.
Explicou também que as colônias de pescadores tinham vários benefícios que foram tirados de uma só vez pela presidente Dilma e que a cooperativa é bem diferente de associação onde eles estão acostumados. “É necessário analisar todos os custos desde a hora que sai de casa até o momento de entregar o produto – é o que chamamos de Economia de Escala”, falou.
Depois de muitas explicações ficou definido que haverá novas reuniões para as definições de formação da cooperativa e até de uma federação de todo o Pontal do Paranapanema.
VISÃO - Ser um instituto de referência em economia da cooperação para o desenvolvimento do agronegócio paulista.
MISSÃO - Apoiar e fomentar a organização social de produtores rurais através de cooperativas e associações como instrumento do desenvolvimento econômico e social.
VALORES - Fortalecer a identidade do Instituto através da gestão do conhecimento integrado. Respeitar o desenvolvimento de processos participativos, empreendedores, solidários e sustentáveis. Defender os princípios cooperativistas. Valorizar o ser humano por meio do trabalho coletivo. Pautar as ações na viabilidade econômica, na justiça social e na defesa do meio ambiente em busca do bem-estar social permanente.
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS - Gerar trabalho e renda. Fortalecer e aprimorar entidades representativas da sociedade civil no setor agropecuário. Desenvolver a Economia da Cooperação e Fortalecer e aprimorar o Instituto de Cooperativismo e Associativismo. (NR)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário