Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Bataguassu participa de evento na FETEMS



A secretária de Educação e Cultura, Maria Pereira, participou de audiência pública que debateu o Plano Nacional de Educação. O evento, realizado na Assembleia Legislativa, reuniu cerca de 400 pessoas. O projeto está em tramitação no Congresso Nacional.
A audiência pública foi proposta pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados, em parceria com a FETEMS e Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Maria também representou, no mesmo dia, o presidente do SIMTED, professor Paulo Antonio, impossibilitado de participar do evento que reuniu a nova diretoria da FETEMS que toma posse em julho.
Em discursos os palestrantes frisaram que o Plano serviria como instrumento de superação das desigualdades brasileiras, possibilitando qualidade para todos/as, em todas as etapas do aprendizado e em todo o país. Qualidade que esteja direcionada a formação plena do indivíduo.
A FETEMS defende que o Plano Nacional de Educação garanta um percentual de no mínimo 7% do PIB como investimento na educação pública.
Durante o encontro foi debatido a universalização do atendimento escolar da população entre quatro e cinco anos, a duplicação das matrículas da educação profissional técnica de nível médio, a formação de 50% dos professores da educação básica em nível de pós-graduação lato e stricto sensu e a elevação do acesso e qualidade da educação superior.
De acordo com o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT), membro da comissão, em todo país estão sendo realizadas audiências públicas para discutir o PNE, que já conta com mais de três mil sugestões de emendas.
O projeto de lei 8035/2010, que trata do Plano Nacional de Educação, tem 20 metas a serem alcançadas, dentre elas, alfabetização de todas as crianças até, no máximo, os 8 anos de idade, a duplicação das matrículas da educação profissional técnica de nível médio, e, em especial, a ampliação progressivamente do investimento público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
As sugestões coletadas durante a audiência pública farão parte de um relatório e serão encaminhadas à Comissão Especial do Plano Nacional de Educação da Câmara dos Deputados.
FETEMS em ação
No dia 11 de maio a FETEMS participou de uma Audiência Pública realizada na Câmara Federal em Brasília (DF). Na ocasião a Federação foi representada pela secretaria adjunta, professora Maria Ildonei de Lima Pedra e pela vice-presidente professora Deumeires Batista Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário