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quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Sebrae-SP lança guia de empreendedorismo para futuros prefeitos e vereadores
ABC do Candidato Empreendedor fornece dicas para a inclusão de propostas em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios nas plataformas políticas dos candidatos
Para apresentar aos candidatos a prefeitos e vereadores as principais dicas e orientações para fomentar o empreendedorismo na gestão pública, o Sebrae-SP lança o guia ABC do Candidato Empreendedor. A publicação é destinada aos candidatos a prefeito dos 645 municípios do estado e mais de seis mil vereadores que deverão ser eleitos no próximo pleito, em outubro. O objetivo do Sebrae-SP é que este guia sirva de apoio para novas proposições, subsidie a criação de leis de incentivo aos pequenos negócios e seja instrumento para ajudar a fiscalizar os atos do Executivo em prol das MPEs. “Reunimos neste guia as principais práticas de incentivo aos pequenos negócios, assim como orientações para o candidato que deseja contemplar, em seus planos de governo, políticas de apoio aos empreendedores, um dos mais vitais agentes de desenvolvimento de qualquer sociedade”, destaca Alencar Burti,presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.
O guia traz exemplos de cidades que se desenvolveram num ambiente onde a gestão pública priorizou ações que facilitassem o dia a dia dos empresários e candidatos a abertura de pequenos negócios. Além disso, a publicação reúne orientações, com exemplos práticos, de como o gestor público e legisladores pode melhorar o ambiente legal do município para fortalecer as micro e pequenas empresas (MPEs), são elas: como facilitar a abertura e o funcionamento de MPEs; oferecer tratamento tributário favorecido e diferenciado às MPEs; planejar e estruturar o município para o desenvolvimento; promover o desenvolvimento de mercados e o uso do poder de compras do município; incentivar programas de sustentabilidade ambiental; ampliar o acesso à tecnologia; fortalecer o associativismo; facilitar o acesso ao crédito e aos serviços financeiros; desenvolver a educação empreendedora e a capacitação profissional.
“Não temos dúvida de que não dá mais para pensar em desenvolvimento econômico, sem considerar a força da micro e pequena empresa que representam 99% das empresas abertas no país, 48% dos empregos com carteira assinada e 67% dos postos de trabalho. Por isso, os gestores públicos e candidatos devem considerar políticas de apoio aos pequenos negócios em seus planos de governo, pois este é, sem dúvida, o caminho mais rápido para alcançar desenvolvimento, geração de emprego e renda, não pela política assistencialista, mas pelo espírito empreendedor”, acrescenta Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.
A publicação traz ainda dicas do que o vereador e prefeito podem e não pode fazer, e um passo a passo para ajudar o gestor público a estruturar o município para apoiar os pequenos negócios, dando orientações de como formar uma equipe de planejamento, fazer um diagnóstico das vocações do município, elaborar programas e projetos e criar espaços para a participação de representantes de pequenos negócios.
O ABC do Candidato Empreendedor será distribuído nas câmaras municipais e prefeituras. Ele também estará disponível para download no endereço www.sebraesp.com.br/abcdocandidato.
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