A Piscigranja da Aspiper – Associação dos Piscicultores de Presidente Epitácio – SP – e Região conta hoje com 27 tanques redes e já estão previstos mais 30 para os próximos dias. Segundo o presidente da entidade Joaquim Pires, a Aspiper deverá estar com 500 tanques redes em no máximo três anos, de acordo com o projeto original que foi amplamente autorizado pelos órgãos ambientais estaduais e federais. “Já fizemos a despesca em 19 tanques o que gerou 42 toneladas e ainda estamos com oito tanques cheios para a despesca que será nos próximos dias”, disse Pires.
Ele explicou ainda que já estão sendo preparados mais de 72 mil alevinos de tilápia de Palmital que repovoarão os tanques redes da associação. “Já estamos fazendo investimentos em novo povoamento de peixes para a despesca no inicio do ano de 2012”.
Uma matéria do Jornal Orinho.com sobre a despesca dos tanque redes provocou a visita de uma equipe da assessoria de imprensa da Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo composta pelos jornalistas Graça Dauria e Rodrigo Di Carlo que vieram acompanhados do diretor do Escritório Regional de Defesa Agropecuária Clovis Antonio Alencar e o responsável pela Casa da Agricultura de Presidente Epitácio Marlan Narezzi.
Para o diretor regional Clovis Alencar, as piscigranjas são importantes para a região pois pode acabar com a pesca predatória e criar peixes ecologicamente e sustentável, protegendo os mananciais e o meio ambiente. “Principalmente porque, depois do enchimento do lago muitos pescadores natos ficaram desempregados e os parques aquícolas é uma das melhores soluções para as piscigranjas com essa da Aspiper”, disse Alencar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário