Em reunião realizada na Secretaria de Turismo de Presidente Epitácio com a presença das principais autoridades policiais (notada a ausência da Policia Civil) ficou definido vários pontos importantes para que a população local e turistas tenha mais segurança. O secretário Lourival Mendes Magalhães e o presidente da CO – Comissão Organizadora Adenir Marcos de Melo agradeceram a presença de todos e foi dito sobre a importância do evento em nível estadual. “O carnaval de Epitácio já é referencia estadual”, disse Magalhães.
Ele explicou que são varias vertentes de autoridades policiais e de segurança e se cada um fizer (bem feito) sua parte o carnaval terá toda a segurança. Um dos detalhes novos do carnaval é a cobertura de todos os camarotes e do palco, num total de 125 metros lineares ou 5 mil metros quadrados. “Com isso, vamos possibilitar a realização do carnaval e tentar salvar parte do evento. A cobertura é inédita em Epitácio”, disse Lourival.
Outro fator importante é que o setor hoteleiro e consequentemente tudo que atrai turistas ganham com o carnaval. “São oito mil leitos que ficam lotas neste período”.
A representante da Policia Militar – tenente Simone de Cristo foi incisiva ao afirmar que a Policia Militar (infantaria) deverá realizar vistorias técnicas com vista a segurança de todos os envolvidos e participantes. Ela explicou que o Batalhão (42º BPM/I) conta com dois oficiais preparados para a vistoria e solicitou que na vistoria tudo esteja da mesma forma que no dia do evento, com todos os itens de segurança dentro da lei, como brigadistas, extintores, seguranças e apoios que não tenham passagens pela policia, placas de saídas de emergência, tudo em conformidade com o projeto enviado para o alvará, enfim todos os detalhes de segurança do evento. A tenente Simone disse ainda que os seguranças devem ser qualificados e que é importante a quantidade e a qualidade desta segurança, além de informar que haverá policiamento em todos os locais de carnaval (sambódromo, prainha e Figueiral), e em toda a cidade.
Da mesma forma o Corpo de Bombeiros (sargento Vieira) solicitou que a vistoria seja feita com certa antecedência para que haja todo o tramite legal para a realização do evento com total segurança. Para 2011 teremos duas vistorias técnicas, uma da PM e outra dos Bombeiros.
O diretor municipal de transito Aparecido Bizarro falou que deverá sinalizar vários pontos críticos da cidade com pinturas de solo, principalmente para facilitar o transito. “Haverá também interdição em vários pontos nos locais do carnaval”.
Outros detalhes foram ainda discutidos e deverão ser definidos em outras reuniões.
Estiveram presentes ainda o comandante da Marinha – delegado fluvial capitão de corveta Helbe Luiz Damiani, o secretário de saúde Otávio Marinho Ribeiro, tenente Fantini e sargento Tavares da Policia Rodoviária e assessores municipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário