Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Unesp volta ao sítio arqueológico de Presidente Epitácio

Uma equipe de pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), liderada pela professora do curso de Geografia e Turismo da Unesp de Presidente Prudente Rosangela Custódio Cortes Tomás descobriu em Presidente Epitácio, materiais arqueológicos líticos lascados que apontam para ocupações há milhares de anos na região.
Rosangela explicou que este sitio arqueológico, situado próximo ao rancho Zero Grau às margens do rio Paraná, vem sendo explorado desde 1998. “Estamos pela terceira vez fazendo a campanha de escavação onde foram encontrados materiais arqueológicos, sendo esta escavação decorrente do impacto ambiental que o lago da Usina Sergio Motta ocasionou", informa.
A professora explica que o retorno da equipe foi por conta do solopamento do barranco que acabou por expor evidências de mais materiais arqueológicos. “Por este motivo nós retornamos aqui para verificar e agora estamos fazendo algumas trincheiras e sondagens, onde encontramos três urnas com crânio e ossada humana”, explica. A professora disse ainda que em outros pontos de sondagem também foram encontrados ossadas humanas.
Rosangela lembra que ela e sua equipe perceberam que a área que está sendo explorada, provavelmente é o local onde os índios utilizavam para enterrar os mortos.
“Pelo material cerâmico, pela decoração e principalmente pela decoração escovada, que é uma característica do contato jesuítico, presumimos que esta ocupação mais recente tem aproximadamente 500 anos. Entretanto, já encontramos a 1,30 cm e 1,90 cm duas camadas de materiais arqueológicos líticos lascados que apontam para duas ocupações muito mais antigas, de provavelmente milhares de anos”, conclui.
De acordo com a pesquisadora, o tempo de estada da equipe que começou a trabalhar na última segunda-feira (19) e que está previsto para terminar no próximo domingo pode ser aumentado caso aconteçam novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário