Nelson Roberto
O município de Presidente Epitácio terá um CCZ - Centro de Controle de Zoonoses. A informação partiu do médico veterinário da Visa - Vigilância Sanitária Municipal, Luis Eduardo Lima Lisboa e o coordenador da Visa, Sussumu Hondo. Segundo Luis Eduardo o centro de zoonoses terá como objetivo principal o controle populacional dos animais epitacianos. “Além de controlar todas as doenças e vacinar as que possuem vacinas, como, raiva, leptospirose, leishmaniose e outras”, disse Lisboa.
Os animais serão capturados nas ruas da cidade e levados ao centro para serem examinados, cadastrados e castrados (controlar a população) e depois devolvidos aos locais de onde foram retirados, desde que alguém se responsabilize para tratar dos animais. “No primeiro momento não haverá sacrifício, os animais terão todo o apoio necessário para a boa saúde e serão tatuados para saber quem e quantos foram atendidos no CCZ”, pontuou o medico veterinário.
Luis Eduardo disse ainda que o CCZ está em fase de projeto e implantação e deverá ser no novo local do aterro sanitário de Presidente Epitácio. “Já passamos à Secretaria de Planejamento todas as normas do Centro de Zoonoses e o mínimo necessário para sua implantação e agora guardamos a data para inicio do trabalho.
O coordenador da Visa, Sussumu explicou que os grandes animais, cavalos, bois, cabritos que foram encontrados nas ruas da cidade serão capturados e levados para o curram do centro de zoonose e terão a principio sete dias para o proprietário retirar depois de pagar uma taxa, na reincidência, além da taxa o proprietário deverá pagar uma multa aos cofres públicos.
“O novo CCZ será ainda um local para que alunos de todas as escolas epitacianas possam aprender mais sobre animais, pois teremos palestras e aulas sobre o centro”, disse Sussumu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário