Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Polícia Ambiental resgata sucuri de 4 metros em Epitácio


Duas patrulhas da Polícia Militar Ambiental, sendo uma da Base Operacional de Presidente Epitácio e outra da Base Operacional de Panorama, comandadas pelo sargento Sorge, durante Patrulhamento Aquático no Lago da UHE Sergio Motta (Rio Paraná), município de Presidente Epitácio, próximo a antiga foz do Rio do Peixe, encontraram um pedaço de rede de pesca abandonado próximo a margem do referido manancial, onde estava enroscada nas malhas, uma cobra popularmente conhecida como Sucuri, nome científico: “eunectes murinus”, adulta, com aproximadamente quatro metros de comprimento, sendo realizada a condução para local seguro, retirando-a das malhas da rede, e logo após libertando-a próxima do local, haja vista não ter sido verificado nenhum ferimento aparente.
A sucuri não é venenosa, mas ataca quando se sente incomodada. Esse tipo de cobra mata as suas vítimas por sufocamento.
A Polícia Militar Ambiental pede à população para que, em casos como esse, acionem o serviço especializado. Ainda alerta que não se deve matar ou manter presos esses animais, pertencentes à fauna brasileira; mantê-los em cárcere ou executá-los constitui crime.
A sucuri-verde ou sucuri-preta (Eunectes murinus) é a maior e mais conhecida das espécies existentes de sucuri. Também conhecida como anaconda, é encontrada na América do Sul, nas regiões alagadas onde há presas - jacarés e capivaras - em abundância. No Brasil, as sucuris são encontradas em todas as regiões, de norte a sul.
Ela pode chegar a oito metros de comprimento e normalmente chega a pesar 150 quilos. Geralmente evitam contato com humanos. E, quando se sentem incomodadas, podem reagir com mordidas. São mais ágeis na água, onde passam a maior parte do tempo. Sucuri não é espécie de cobra peçonhenta; mata suas presas por constrição, sufocando-as até que morram por falta de ar. Depois engolem a vítima inteira.
Apesar de existir muitas lendas sobre elas, as anacondas são animais lentos na terra. Usa a agressividade como proteção, por não terem muito refúgio. As principais defesas da sucuri são dar botes para manter o agressor longe, proteger a própria cabeça enrolando o corpo em volta, protegendo assim a sua parte mais sensível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário