Embora as notícias recentes tenham dado conta de que, em Presidente Epitácio, não há casos constatados da gripe suína, correm notícias oficiosamente, em cima da hora, de que há pelos menos um caso confirmado na Fazenda Lagoinha e mais um caso, no mínimo suspeito, aqui mesmo na cidade. Bem...
Escolas das redes municipais e estaduais de São Paulo decidiram adiar a volta às aulas para o dia 17 de agosto em mais uma medida de combate à disseminação da gripe suína. Cerca de 6,7 milhões de alunos ficarão mais duas semanas em casa para diminuir o risco de contágio.
A USP, Unesp e Unicamp decidem adiar início as aulas por causa da gripe.
E tem mais: O governo gaúcho decidiu nesta quarta-feira (29) adiar o reinício das aulas da rede estadual de ensino por duas semanas. O calendário escolar, que previa o retorno na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, foi adiado para o dia 17. A rede estadual gaúcha abriga cerca de 2,5 milhões de estudantes, dos quais 1,6 milhão estão na faixa dos 6 aos 14 anos de idade.
Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro determinou que as aulas na rede estadual fossem adiadas por uma semana e tenham início somente no dia 10 de agosto.
O que nos está causando surpresa é que por aqui as escolas ameaçam voltar às aulas, na próxima segunda feira, dia 3 de agosto, sob alegação de que não há risco iminente de contágio e de disseminação da H1N1 pela cidade.
Bem. Acreditamos que, se o governo já decretou que as aulas só vão voltar no dia 17 de agosto, não há como correr o risco por parte do município.
Suponhamos que as aulas comecem no dia 3 de agosto e, de repente, um surto invada as escolas. Neste caso que iria assumir a responsabilidade?
Consideramos que seria melhor dar um tempo, pois existe aquela máxima que diz: “prevenir é mais sensato do que remediar”.
E em se tratando de ameaça de uma epidemia, todo cuidado é pouco!
Também ficamos perplexos ao assistir na televisão que um responsável pela Educação do Estado de São Paulo, teria dito: “adiar as aulas por que, se não somos da Saúde? Somos da Educação”!
Nenhum comentário:
Postar um comentário