Nelson Roberto
A Secretaria de Saúde de Presidente Epitácio está, em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, realizando a Campanha de Ampliação do Diagnostico do HIV. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde epitaciana Claudia Melo o objetivo é diagnosticar precocemente os portadores de HIV. “Estamos realizando coletas de sangue em todos os postos de saúde (PSFs) e no Centro de Saúde, das 7 às 16 horas”, disse.
Claudia explicou que no Centro de Saúde o exame é mais rápido e sai o resultado no mesmo dia e nos PSFs se faz os testes convencionais.
Em 2008 nesta mesma campanha foram realizados 1.489 coletas de sangue, ou seja, 54,64% de toda a regional de Presidente Venceslau e dos 133 municípios do Estado que recebem incentivos – Epitácio ficou em 12º na coleta de sangue. “A meta para 2009 é de 1000 coletas convencionais e 300 rápidas, lembrando que todas as pessoas acima de 12 anos podem fazer o exame”, lembrou.
Todos os casos positivos são encaminhados para o Programa DST/AIDS para novos procedimentos e novos exames clínicos e consequentemente o acompanhamento médico e se necessário medicamentoso. “Durante todo o ano de 2008 foram 14 notificações e é importante que as pessoas portadoras do HIV adiram ao programa, hoje são 72 pessoas que recebem acompanhamento e algumas bem antigas, temos paciente desde 1993”.
Claudia explicou ainda que a maioria dos casos são de casais com união estável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário