Nelson Roberto
A Secretaria de Saúde de Presidente Epitácio, por meio da Visa – Vigilância Sanitária vacinou 6.067 animais, entre cães e gatos, no ultimo sábado, na Campanha de Vacinação contra a Raiva. Segundo o coordenador da Visa Sussumu Hondo a meta era de atingir 8 mil animais. “Ainda estamos vacinando aqueles que não puderam levar seus animais no sábado aqui na sede as Visa, no Complexo Administrativo da Prefeitura, ou o proprietário poderá retirar as vacinas ou ainda iremos até o local dos animais para vaciná-los”, pontuou Hondo.
O coordenador afirmou que ainda estão sendo vacinados os animais da zona rural, pois haviam residências fechadas quando da visita dos técnicos da Visa.
A Raiva, também conhecida como hidrofobia é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. O agente causador da raiva pode infectar qualquer animal de sangue quente, porém só irá desencadear a doença em mamíferos, como por exemplo cachorros, gatos, ruminantes e primatas (como o homem).
O vírus da Raiva é um Rhabdovirus com genoma de RNA simples de sentido negativo (a sua cópia é que é lida como mRNA na síntese protéica). O vírus tem envelope bilípidico, cerca de 100 nanômetros e forma de bala.
O vírus da raiva tem um método de transmissão especialmente interessante, pois a a infecção de novos hóspedes por mordida depende da sua capacidade de provocar agressividade no doente. Ele o faz através de infecção dos centros nervosos do cérebro que controlam os comportamentos agressivos. Sua disseminação inicial dentro dos axónios dos neurónios permite-lhe evadir o sistema imunitário. Ele se transmite através da mordida de animais como cachorro, morcego e muitos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário