Total de visualizações de página
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil
Dia 12 de outubro, sexta-feira, é feriado em todo território nacional. Pouca gente sabe, mas nesse dia são comemoradas no Brasil, três datas diferentes: o Dia das Crianças, o Descobrimento da América e o Dia da Padroeira Oficial do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a quem é dedicado o feriado nacional, que foi decretado em 1980, mesmo que a devoção date de meados do século XVII.
**A história de Nossa Senhora Aparecida**
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, por volta do ano de 1717.
Segundo conta a história que é difundida a cerca de 300 anos, em uma das pescarias rotineiras, os amigos pescadores, Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede o corpo do que parecia ser uma imagem esculpida e, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da mesma imagem, que aí então descobriram se tratar da imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Depois de tal fato ocorrido, a quantidade de peixes tornou-se abundante no Rio Paraíba e eles não mais faltaram para os pescadores. Receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o milagre que haviam presenciado.
Durante os próximos 15 anos, a imagem permaneceu com a família de Felipe
Pedroso, um dos pescadores, e passou a ser alvo das orações de toda a comunidade. A devoção cresceu à medida que a fama dos milagres realizados pela santa se espalhava. A família construiu um oratório, que, logo constatou-se, era pequeno para abrigar os fiéis que chegavam em número cada vez maior.
Em meados de 1734, o vigário de Guaratinguetá mandou construir uma capela no alto do Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem da santa e receber seus fiéis. A imagem passou a ser chamada de Aparecida e deu origem à cidade de mesmo nome.
**Autoridades a reconhecem como a padroeira do Brasil**
Em 1834 iniciou-se a construção da igreja que hoje é conhecida como Basílica Velha. Em 06 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e deixou para a santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com o manto azul. Em 8 de setembro de 1904 foi realizada a solene coroação da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e, em 1930, o papa Pio XI decreta-a padroeira do Brasil, declaração esta reafirmada, em 1931, pelo presidente Getúlio Vargas.
**Alguns milagres históricos atribuídos à Nossa Senhora Aparecida**
Além da farta pescaria, muitos outros milagres são atribuídos à Nossa Senhora Aparecida. Veja alguns abaixo:
**A libertação do escravo Zacarias**
O escravo Zacarias havia fugido de uma fazenda no Paraná e acabou sendo
capturado no Vale do Paraíba. Foi caçado e capturado por um famoso capitão
do mato e, ao ser levado de volta, preso por correntes nos pulsos e nos pés,
e como passassem perto da capela da Santa, pediu permissão para rezar diante
da imagem. Rezou com tanta devoção que as correntes milagrosamente se
romperam, deixando-o livre. Diante do ocorrido, seu senhor acabou por
libertá-lo.
**O cavaleiro ateu**
Um cavaleiro que passava por Aparecida, vendo a fé dos romeiros, zombou
deles e tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa. Na
tentativa, as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da igreja. Até
hoje pode-se ver a marca de uma das ferraduras em uma pedra, na sala dos
milagres da Basílica Nova.
**A cura da menina cega**
Uma menina cega, ao aproximar-se, com a mãe, da Basílica, olhou em direção a
ela e, de repente, exclamou “Mãe, como aquela igreja é bonita.” Estava
enxergando, perfeitamente curada.
**Comunidade católica de Amambai organiza carreata em homenagem à santa**
A comunidade católica Nossa Senhora Auxiliadora de Amambai organiza, no dia 12 de outubro, feriado nacional, a carreata em honra à Nossa Senhora Aparecida, padroeita do Brasil.
A carreata iniciará às 8h da manhã na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e se direcionará até a capela Santa Luzia, na Vila Limeira. De lá, os fieis seguem em procissão até a Vila Nossa Senhora Aparecida, onde será realizada celebração da Santa Missa.
O almoço que estava programado pela comunidade para esse domingo (14) foi cancelado por motivos de força maior e será realizado no dia 9 de dezembro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário