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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ALL retoma atividades entre Epitácio e Prudente


A ALL (América Latina Logística) retomou as atividades no trecho do transporte ferroviário entre Presidente Epitácio e Presidente Prudente. Entretanto, o trem ainda não foi carregado. Somente testes foram realizados e a expectativa é de que os trilhos só voltem a ser utilizados na próxima semana. "Acredito que essa semana todo o maquinário vai chegar e somente na semana que vem o trem vai, efetivamente, realizar o transporte e seguir rumo ao Paraná", declara Adenir Marcos de Melo, interlocutor portuário da Ateppe (Administração do Terminal Portuário de Presidente Epitácio). Ele diz que todo o maquinário já chegou, porém, os gerentes da Centro Sul Serviços Marítimos, responsável por carregar os vagões, ainda não tinham conhecimento dessa informação. Ainda segundo Melo, o carregamento não será feito no Terminal Portuário de Presidente Epitácio e sim na própria empresa. O representante da Centro Sul Serviços Marítimos, Eliodório Rodrigues, afirmou que apenas testes estavam sendo feitos com os equipamentos. "Ainda são feitos somente testes e ajustes de rotina para que a carga possa ser transportada", destaca. "A carga será retirada do caminhão e já colocada no vagão", afirma.
Para Melo, o trecho demorou para voltar a ser utilizado e essa retomada nas atividades é uma grande conquista para a região. "Foram oito anos de reuniões e discussões. Com esse transporte todo mundo ganha, o estado, o município e até o consumidor final, porque por se tratar de um transporte mais barato isso reflete no valor final do produto", menciona. Ele destaca que agora deve se ter ‘muito cuidado deve ser tomado’ para que o trecho não seja esquecido novamente. "Espero que, agora, outros empresários percebam a importância desse transporte e também comecem a usá-lo", declara. Melo afirma que o transporte ferroviário pode ser até 30% mais barato que o rodoviário. O trecho era considerado de baixa densidade, pois não havia demanda para escoamento de cargas na região, segundo a ALL. A previsão da empresa é de transportar até o final do ano, 30 mil toneladas de grãos.
Para o gestor em Logística e diretor portuário Ademir Marcos de Melo, da Ateppe (Administração do Terminal Portuário de Presidente Epitácio), as expectativas quanto à retomada do transporte ferroviário na região ainda é grande. "Afinal, são oito anos de luta, de discussões, de reuniões, enfim, ainda quero acreditar nisto vendo a locomotiva ser carregada e o trem saindo daqui com a carga", declara. Na opinião de Melo, a retomada do transporte sobre trilhos na região trará benefícios não apenas em nível regional. "O transporte ferroviário é bom para a cidade, para a região e para o País. Todos nós ganhamos com isso. Vários segmentos têm discutido a logística do transporte voltada para as ferrovias. Nossa realização será ainda maior quando houver expectativa de novas buscas e contratos ativados para o trecho. A situação ainda não é tão positiva como eles [ALL] têm anunciado", completa. A malha ferroviária de Presidente Epitácio já chegou a transportar diariamente, segundo Melo, até 50 toneladas de carga e a movimentar mais de 300 mil toneladas de grãos, em atendimento ao Porto e a Cargil. A última movimentação foi em 2008, quando 9.000 toneladas de trigo vindas do Paraguai (PY) através de barcaças ficaram armazenadas nos silos (Armazens) próximo ao Terminal (porto) de Presidente Epitácio e que, posteriormente, foram transportados por caminhões aos moinhos da região. Ainda segundo o diretor portuário, estudos já constataram que há demanda pelo transporte intermodal (rodo, hidro e ferroviário) na região. "Presidente Epitácio sempre esteve na rota comercial de transporte; estamos dividido por vários estados responsáveis por mais de 30% do PIB. Estamos no meio de um corredor de exportação onde no sistema rodoviário passa por dia mais de 900 caminhões carregados aos demais portos marítimos", concluiu, em recente entrevista.

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