nelson roberto
A Marinha do Brasil comemorou ontem (23) o aniversário de 22 anos da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, além dos 63 anos de presença no Oeste Paulista. Segundo o comandante – delegado fluvial capitão de corveta Helbe Luiz Damiani, em 1946 a Marinha resolve instalar a Capatazia dos Portos do Rio Paraná, já em 1948 a Capatazia é transformada em Agencia da Capitania dos Portos do Rio Paraná, ficando subordinado diretamente a Santos, em 23 de fevereiro de 1989, por meio de portaria ministerial nº 130, a então Agencia foi elevada a categoria de Delegacia da Capitania dos Portos de São Paulo em Presidente Epitácio, em 1994 passou a receber a designação de Delegacia Fluvial da Hidrovia Tiete Paraná ficando subordinada a Capitania dos Portos da Hidrovia Tiete Paraná e finalmente em 23 de março de 1997 recebeu a denominação de Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio.
Damiani explicou ainda que a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio é chamada carinhosamente de ‘A Sentinela’ e tem sob sua jurisdição 134 municípios, sendo 105 no Estado de São Paulo, 25 no Paraná e quatro no Mato Grosso do Sul. “Com o propósito de contribuir para a orientação, coordenação e o controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas no que se refere à defesa nacional, à salvaguarda da vida humana, à segurança da navegação nas hidrovias interiores e à prevenção da poluição hídrica por parte das embarcações, plataformas e suas instalações de apoio.
Durante as comemorações foi lida a mensagem do capitão-de-fragata – capitão dos portos Luis Fernando Baptistela parabenizando os 22 anos da Delegacia Fluvial.
O presidente da Câmara de Vereadores José Carlos Botelho Tedesco discursou parabenizando a Delegacia, pela sua perseverança, e sua história que se confunde com a história da cidade e ainda anunciou que em médio prazo a Delegacia poderá se transformar em Capitania dos Portos.
O prefeito José Antonio Furlan (PR) também discursou cumprimentando o capitão comandante e toda a tripulação. “É uma grande honra poder sediar uma Delegacia Fluvial que atua em 134 municípios e controla todas as atividades náuticas, um orgulho para todos os oficiais e marinheiros”, disse Furlan que ainda completou que a Marinha tem participação ativa no município com ações sócio educativas e conta com uma delegacia moderna com novas viaturas e novos equipamentos, além da moderna Vila Naval.
A comemoração contou ainda com a ‘Operação Cisne Branco’ que busca despertar na comunidade escolar o interesse pelos assuntos relacionados à Marinha e às coisas do mar. São palestras nas escolas e um concurso de redação em que os autores dos três melhores trabalhos, por escola, do nível fundamental e médio recebem medalhas e diplomas. Foram agraciados os alunos da Escola Estadual Professor Braz Sinigaglia, Bataguassu – MS: 1º lugar – Mara Poliana Lima e 2 lugar – Caroline Argemira Martins.
Outra condecoração foi a do militar padrão do semestre que, de acordo com a Ordem Interna nº 02-08 foi escolhido o marinheiro Weslei Gonçalves Dias.
As comemorações continuam da seguinte forma: dia 25, às 10h, entrega simbólica da recuperação da pintura do muro da Escola Estadual Joaquim Rodrigues Filho, na Vila Esperança, executada por militares da Marinha, por meio de Ação Cívico Social (ACISO); reunião nas instalações da Delegacia Fluvial, no dia 24, às 10h, com representantes de hotéis, pousadas e Secretarias de Turismo da região, para delinear diretrizes visando à Salvaguarda da vida humana, Segurança da navegação e Prevenção da poluição hídrica no período carnavalesco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário