Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Em Bataguassu a Saúde é levada a sério


A Secretaria de Saúde de Bataguassu conta com 22 especialidades médicas, além de nove médicos clínicos gerais. As especialidades são: ginecologia, pediatria, neurologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia, pneumologia, cirurgia vascular, endocrinologia, oftalmologia e gastroenterologia.
Segundo o secretário José Sebastião de Andrade Junior – Doutor Jr. nos primeiros 120 dias desta administração do prefeito João Carlos de Aquino Lemes (PT) secretaria realizou um amplo planejamento voltado aos próximos quatro anos da administração municipal (saúde) e aumentou o numero de ESFs – Estratégia de Saúde da Família para seis. “Com isso, conseguimos hoje atender 100% da população do município e o principal objetivo é dar atendimento de base com qualidade, fazendo com que diminuam as doenças”, disse Doutor Jr.
Ele explicou que em Bataguassu, o Agente Comunitário de Saúde – ACS é o melhor remunerado em todo o Estado e o mesmo agente cuida da prevenção de doenças, realiza visitas domiciliares, e ainda verifica todos os quintais e terrenos com vista ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e febre amarela. “É necessário que a população conheça bem o trabalho dos agentes, pois o índice de Breteau caiu para menos de 1% no município, além de diminuir as doenças e serem controladas todas gestantes e crianças recém nascidas”, afirmou Jr.
Outro detalhe importante é o atendimento à noite que é realizado em três postos de saúde com horário estendido até as 20:30 horas.
“Contamos também com mais três ambulâncias e a volta de toda a cesta básica de remédios com 160 itens que já se encontram em todos os postos de saúde”, disse.
Está sendo implantado em toda a rede de saúde de Bataguassu um sistema de informatização completa, por meio da Intranet e será criado o cartão municipal de saúde, além do uso do cartão SUS. “Com isso teremos todo o controle de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e todas as outras doenças que devem ser tratadas com atenção pelas autoridades municipais”.
A próxima meta do secretário de saúde é a implantação de um Centro de Saúde da Mulher, um Centro de Saúde da Criança e do Adolescente e um Centro de Saúde do Trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário