Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CRAS de Bataguassu conclui curso de planejamento de cardápio

A Prefeitura de Bataguassu e Secretaria de Promoção e Assistência Social – SEMPAS e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I, em parceria com o SENAR/AR e Sindicato Rural Patronal, concluem curso de Planejamento de Cardápio com Aproveitamento de Alimentos.
O curso foi realizado no prédio do CRAS em período integral e foram gratuitos. O material utilizado vem da parceria entre a Prefeitura de Bataguassu e o SENAR/AR MS e Sindicato Rural Patronal. Após o término do curso os concluintes receberam certificado.
O curso ocorreu nos dia 28 e 29 de junho, com carga horária de 16 horas, onde foram capacitadas 15 moradoras da área urbana e rural do município de Bataguassu, sob orientação da instrutora do SENAR/AR MS e Sindicato Rural Patronal Isaura Duarte Rodrigues.
“O objetivo do curso é despertar o interesse na elaboração de cardápios mais nutritivos, usando integralmente os alimentos, o que proporciona uma mesa mais farta e melhora a qualidade nutricional da alimentação diária”, comentou Alexandra Cândida Pereira.
O conteúdo programático do curso contou com a Diferença entre alimentos e nutrientes; Grupos de alimentos (energéticos construtores e reguladores); Planejamento de cardápio; Como evitar perdas de nutrientes no preparo dos alimentos; Aproveitamento integral dos alimentos; Cuidado na preparação e conservação dos alimentos; Contaminação alimentar (Biológica Física e Química); Noções de conservação, congelamento e descongelamento; Branqueamento; Higienização correta de verduras, frutas e legumes; Quivalentes de pesos e medidas caseiras.
“Os aprendizes de culinária prepararam receitas doces e salgadas usando alimentos que são produzidos na região e que foram degustadas por eles durante o curso... Alimentar-se está relacionado a tradições culturais, valores sociais, afetivos e sensoriais. É um momento de confraternização entre as famílias”, finalizou a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I – Hérica Okidoi (assistente social) e Fernanda Yoschitaki (psicóloga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário